terça-feira, 10 de novembro de 2015

FONTES E CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR LEIGO (Não Qualificado).

SOURCES AND CHARACTERISTICS OF KNOWLEDGE IN TEACHING BUILDING LAY TEACHER PRACTICE ( not qualified )


José Ribamar Tôrres Rodrigues
Doutor em Educação pela USP
Mestre em Educação pela PUC/SP
Estágio em Formação de Professores no IUFM de DOUAI/ França
Estágio em formação de Professores em CUBA
Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação/PI
Coordenador do Fórum Estadual de Educação
Membro do Banco de Avaliadores do MEC/INEP.

José Ribamar Rodrigues Tôrres
PhD in Education from USP
Master in Education from PUC / SP
Internship in Teacher Training in the IUFM of DOUAI / France
Stage for Teacher training in Cuba
Former member of the State Board of Education / PI
Coordinator of the State Education Forum
Member of Appraisers Bank MEC / INEP.



Este trabalho discute as fontes e características de saberes pedagógicos que se vinculam, diretamente, à prática docente, também chamada de cultura docente que, por sua vez, emergem de processos interativos e representativos da atividade de sala de aula. Acredita-se que as fontes e as características de saberes pedagógicos não estão a priori determinadas. Elas variam conforme as condições sócio – econômico - materiais em que se dão. No caso do professor leigo, as fontes e as características de saberes pedagógicos que ele mobiliza em sua atividade de sala de aula, se tornam, cada vez mais, híbridas em relação à sua experiência primeira de construção deste saber como estudante, absorvidos de seu antigo professor também leigo. Estes vão incorporando novos elementos de outras fontes socialmente legitimadas, quais sejam os meios de comunicação (rádio, TV, vídeo, revistas, livros) e dos treinamentos, troca de experiências, elaboração e debate conjunto do planejamento, da avaliação ou de materiais didático-pedagógicos. Quanto maior a velocidade com que a sociedade absorve e domina novos saberes, mais se coloca em questão a eficiência da escola.

This paper discusses the sources and pedagogical knowledge of characteristics that are linked, directly, to the teaching practice, also called the teaching culture that, in turn, emerge from interactive processes and representative of classroom activity. It is believed that the sources and pedagogical knowledge characteristics are not determined a priori. They vary according to the socio - economic - materials that occur. For the lay teacher, sources and pedagogical knowledge of features it mobilizes in their classroom activity, become, increasingly, hybrid regarding their first experience of building this knowledge as a student, absorbed its former teacher also layman. These will incorporate new elements of other legitimate social sources, namely the media (radio, TV, video, magazines, books) and training, exchange of experience, preparation and debate together the planning, evaluation or didactic materials teaching. The higher the speed with which society absorb and master new knowledge, the more it calls into question the school's efficiency.

Ce document examine les sources et les connaissances pédagogiques des caractéristiques qui sont liés, directement, à la pratique de l'enseignement, aussi appelé la culture de l'enseignement qui, à son tour, émerger de processus interactifs et représentatif de l'activité de la classe. On pense que les sources et les caractéristiques de connaissances pédagogiques ne sont pas déterminés a priori. Ils varient en fonction de la situation socio - économiques - des matériaux qui se produisent. Pour l'enseignant laïc, sources et connaissances pédagogiques des caractéristiques qu'elle mobilise dans leur activité en classe, deviennent de plus en plus hybride au sujet de leur première expérience de la construction de cette connaissance comme un étudiant, absorbé son ancien enseignant aussi profane. Ceux-ci seront incorporer de nouveaux éléments d'autres sources légitimes sociaux, à savoir les médias (radio, TV, vidéo, magazines, livres) et la formation, l'échange d'expériences, la préparation et de débattre ensemble de la planification, de l'évaluation ou de matériels didactiques enseignement. Plus la vitesse avec laquelle la société absorber et maîtriser de nouvelles connaissances, plus il remet en cause l'efficacité de l'école.

Este artículo discute las fuentes y conocimiento pedagógico de las características que están vinculados, directamente, a la práctica de la enseñanza, también llamada la cultura docente que, a su vez, surgen de los procesos interactivos y representativa de la actividad en el aula. Se cree que las fuentes y características conocimiento pedagógico no se determinan a priori. Varían de acuerdo a las socio - materiales que se producen - económicas. Para el maestro laico, las fuentes y el conocimiento pedagógico de características que moviliza en su actividad en el aula, se vuelven cada vez más híbrida con respecto a su primera experiencia en la construcción de este conocimiento como estudiante, absorbe su antigua profesor también laico. Estos incorporarán nuevos elementos de otras fuentes legítimas sociales, a saber, la de medios (radio, TV, vídeo, revistas, libros) y la formación, el intercambio de experiencia, preparación y debatir conjuntamente la planificación, evaluación o materiales didácticos la enseñanza. Cuanto mayor es la velocidad con la que la sociedad absorber y dominar nuevos conocimientos, más se pone en duda la eficacia de la escuela.

Questo articolo discute le fonti e conoscenze pedagogiche delle caratteristiche che sono collegate, direttamente, alla pratica di insegnamento, chiamato anche la cultura insegnamento che, a sua volta, emergono da processi interattivi e rappresentante di attività di classe. Si ritiene che le fonti e caratteristiche conoscenze pedagogiche non sono determinati a priori. Essi variano in base alle socio - economiche - materiali che si verificano. Per l'insegnante laico, le fonti e la conoscenza pedagogica di caratteristiche che mobilita nella loro attività di classe, diventare, sempre più, ibrido per quanto riguarda la loro prima esperienza di costruzione di questa conoscenza in qualità di studente, ha assorbito la sua ex insegnante anche laico. Questi incorporare nuovi elementi di altre fonti legittime sociali, vale a dire i mezzi di comunicazione (radio, TV, video, riviste, libri) e la formazione, lo scambio di esperienze, la preparazione e discutere insieme la pianificazione, valutazione o materiali didattici insegnamento. Maggiore è la velocità con la quale la società di assorbire e padroneggiare nuove conoscenze, più si mette in discussione l'efficienza della scuola.

Dieser Beitrag diskutiert die Quellen und pädagogischen Kenntnisse der Merkmale, die miteinander verbunden sind, direkt auf die Unterrichtspraxis, die auch als Unterrichtskultur, die wiederum ergeben sich aus interaktiven Prozessen und Vertreter der Unterrichtsaktivität. Es wird angenommen, dass die Quellen und pädagogisches Wissen Eigenschaften nicht a priori bestimmt. Sie variieren je nach den sozio - ökonomischen - Materialien, die auftreten können. Für die Laienlehrer, Quellen und pädagogischen Kenntnisse der Features, die es in ihrem Klassenzimmer Aktivitäten mobilisiert, sich zunehmend Hybrid über ihre ersten Erfahrungen des Aufbaus dieses Wissen als Student, absorbiert seine frühere Lehrer auch Laien. Diese werden neue Elemente der anderen legitimen sozialen Quellen, nämlich die Medien (Radio, TV, Video, Zeitschriften, Bücher) und Ausbildung, Austausch von Erfahrungen, die Vorbereitung zu übernehmen und zu diskutieren gemeinsam die Planung, Bewertung oder didaktische Materialien Lehre. Je höher die Geschwindigkeit, mit der die Gesellschaft zu absorbieren und zu meistern, neues Wissen, je mehr sie in Frage Effizienz der Schule.

Эта статья обсуждает источники и педагогических знаний характеристик, которые связаны непосредственно, в педагогической практике, также называемый культуры преподавания, что, в свою очередь, выйти из интерактивных процессов и представитель классе деятельности. Считается, что источники и педагогические характеристики знаний не определены априори. Они различаются в зависимости от социально - экономических - материалы, которые происходят. Для непрофессионального учителя, источники и педагогической знания особенностей мобилизует их классе деятельности, становятся, все более и более, гибридный о своем первом опыте построения этого знания, как студент, поглощается ее бывший Учитель также мирянин. Они будут включать новые элементы других законных социальных источников, а именно средства массовой информации (радио, телевидение, видео, журналы, книги) и обучение, обмен опытом, подготовка и обсудить вместе планирования, оценки или дидактические материалы Учение. Чем выше скорость, с которой общество поглощать и освоить новые знания, тем больше она ставит под сомнение эффективность школы.
Eta stat'ya obsuzhdayet istochniki i pedagogicheskikh znaniy kharakteristik, kotoryye svyazany neposredstvenno, v pedagogicheskoy praktike, takzhe nazyvayemyy kul'tury prepodavaniya, chto, v svoyu ochered', vyyti iz interaktivnykh protsessov i predstavitel' klasse deyatel'nosti. Schitayetsya, chto istochniki i pedagogicheskiye kharakteristiki znaniy ne opredeleny apriori. Oni razlichayutsya v zavisimosti ot sotsial'no - ekonomicheskikh - materialy, kotoryye proiskhodyat. Dlya neprofessional'nogo uchitelya, istochniki i pedagogicheskoy znaniya osobennostey mobilizuyet ikh klasse deyatel'nosti, stanovyatsya, vse boleye i boleye, gibridnyy o svoyem pervom opyte postroyeniya etogo znaniya, kak student, pogloshchayetsya yeye byvshiy Uchitel' takzhe miryanin. Oni budut vklyuchat' novyye elementy drugikh zakonnykh sotsial'nykh istochnikov, a imenno sredstva massovoy informatsii (radio, televideniye, video, zhurnaly, knigi) i obucheniye, obmen opytom, podgotovka i obsudit' vmeste planirovaniya, otsenki ili didakticheskiye materialy Ucheniye. Chem vyshe skorost', s kotoroy obshchestvo pogloshchat' i osvoit' novyye znaniya, tem bol'she ona stavit pod somneniye effektivnost' shkoly.


A origem de novos saberes pressupõe uma realidade,  uma interação e nesta uma atitude, através de processos de diálogo, conflito, omissões, isolamento os quais estabelecem situações de aceitação, de construção coletiva,  de negação, questionamento ou dúvida. Tais processos determinam uma recomposição conceitual e de novas representações.
 Para Tardif e Lessard (1991)

 "os saberes da experiência são um conjunto de saberes atualizados, adquiridos e exigidos no âmbito da prática profissional, formando um conjunto de representações a partir das quais os professores interpretam, compreendem e orientam seu trabalho e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões. (...) São formados de todos os saberes, mas são retraduzidos e submetidos às certezas oriundas da prática e da vivência profissional. (...)" (p.220) 

De acordo com estes autores, são representações concretas e específicas. Práticas orientadas no sentido de controlar situações, propor soluções de problemas. Trata-se de saberes pragmáticos, saberes forjados em situações concretas da ocupação docente. Nesse sentido, Bourdieu, segundo Ortiz (1983), chama esta abordagem epistemológica de conhecimento praxeológico. considerando-o como “sistema de relações objetivas e as relações dialéticas entre essas estruturas objetivas e disposições estruturadas nas quais se atualizam e que tendem a reproduzi-las” (p.8). Os saberes pedagógicos, assim construídos, resultam da variação do estilo individual, incorporando a reinterpretação e compreensão dessas propostas enquanto aplicação prática. O que significa, então, para os professores leigos as atividades que eles realizam em sala de aula?

Os saberes pedagógicos oriundos da prática são resultante de certezas validadas e sedimentadas na atividade docente pelos resultados alcançados. Tais certezas orientam  a  ação pedagógica e a auto-formação dos professores que em momentos coletivos de troca de experiência assumem uma função formativa mútua. As certezas são socializadas no quadro das interações com outros professores, principalmente, através de planejamentos, treinamentos, discussões de dúvidas, nas ajudas mútuas, na elaboração conjunta de instrumentos pedagógicos, como a avaliação da aprendizagem, o planejamento, ou o material didático, tornando estas atividades um processo de formação solidária.

Elas se tornam costumes enquanto adotadas por parte de professores que as incorporam e as reinterpretam para a aplicação na sua prática docente, nos limites de seu estilo individual e fundamentadas em conclusões próprias. Supõe-se que estas formas próprias de agir não desaparecem, como acreditam Tardif, Lessard e Lahaye, (1991) quando o professor deixa a sala de aula. Elementos do estilo individual se conservam, embora atualizados, nas práticas dos futuros professores que os incorporam no trajeto estudantil a partir da prática de seus antigos professores e nas práticas dos colegas com os quais irão conviver profissionalmente. Na prática de professores leigos, é possível observarem-se modos de fazer que se incrustam nas práticas pedagógicas de várias gerações de docentes o que nos permite pensar em habitus pedagógicos característicos de cada época como um ciclo de práticas que representam as idéias pedagógicas de época, mas que se atualizam em ciclos de práticas de gerações de docentes de outras épocas.

Nesse caso, pode-se falar no que Bourdieu chama de habitus primário: categorias e valores que vão orientar a constituição de habitus ulteriores da ação individual ou coletiva. Entende-se que o habitus primário corresponde a crenças que, no futuro, orientarão certezas individuais do docente e ao serem institucionalizadas adquirem a categoria de saberes legitimados e que por sua vez vão constituir crenças ou habitus primários de outras situações ou interações profissionais.

Os saberes pedagógicos são incorporados à atividade individual  e coletiva em forma de habitus pedagógico e habilidades, concretizados no modo de fazer e de ser. Consideram-se crenças, habitus e costumes como níveis de saberes, vinculados a determinados níveis  da cultura profissional, escolar e social. Ao mesmo tempo que o professor leigo constrói certezas a partir de conclusões próprias, baseados em resultados do processo prático do ensaio-erro, constrói, também, idéias sobre os demais saberes que são por ele reinterpretados e retraduzidos.

A preocupação expressa por Tardif, Lessard e Lahaye (1996) quanto à distância entre produtores e formadores de saberes na divisão do trabalho intelectual procede enquanto o professor é concebido como mecanismo de execução. No entanto, é preciso superar a linearidade desta relação.  Se se concebe o professor como parte da dinâmica de estruturas interativas e de estruturas de representação, sua posição nestas redes de saberes não são permanentemente as mesmas. Na dinâmica dessa cadeia de relações, ele é, também, produtor de saberes.  Apenas que estes saberes, por não serem legitimados por grupos produtores socialmente aceitos, não adquirem poder hegemônico no campo de saberes dominantes.  No caso do professor leigo, estes saberes são legitimados no campo da prática, por certezas individuais ou coletivas.    

Esta desigualdade na relação interativa é antidemocrática porque só a parte hegemônica legitimada, no caso, (os grupos produtores de saberes socialmente legitimados em relação ao professor e este em relação ao aluno) tem a senha de controle dessa hegemonia, isto é, o monopólio dos códigos (saberes) necessários à conservação ou ortodoxia, no sentido utilizado por Bourdieu, qual seja: estratégias de luta dos que detêm o capital específico para manter o poder ou autoridade específica de um campo contra as estratégias de subversão ou heterodoxia dos que, recém chegados, possuem menos capital específico.

Estas certezas construídas pelo professor leigo como resultado da experimentação no processo ensaio-erro  constitui o que Gauthier, (1997), chama de  jurisprudência privada. Este conceito surge quando ele estabelece um paralelo entre a  ciência do direito e ciência pedagógica. A primeira, tem por base o costume, a jurisprudência e a lei. A segunda, a pedagogia tradicional, a jurisprudência privada são os(saberes da experiência) e os saberes da ação pedagógica (leis do ensino).

Segundo este mesmo autor, o saber se define por três concepções: a representação, o julgamento e a argumentação. Na representação, Gauthier (1997) com base em Descartes afirma que o saber é “um tipo particular  de certeza subjetiva produzida pelo pensamento racional”(244). Esta concepção se opõe a outros tipos de certezas subjetivas como aquelas baseadas na fé, na crença, na convicção e no pré-julgamento. A subjetividade como origem do saber, segundo ele, pode assumir duas formas: a forma de uma intuição intelectual e a forma de uma representação intelectual fruto do raciocínio. No julgamento, considera-se o saber como um julgamento verdadeiro, consequência de uma atividade intelectual. O saber vincula-se unicamente aos julgamentos de fato e exclui-se julgamentos de valor. Na argumentação, o saber é a atividade discursiva que consiste em tentar validá-lo com a ajuda de argumentos e operações discursivas (lógicas, retóricas, dialéticas e empíricas).

   A construção do saber pedagógico na prática de sala de aula do professor leigo limita-se em duas dimensões: a horizontal (saberes curriculares, da experiência, interações e representações ) e vertical (espaço social e espaço institucional). 7

Todo saber pedagógico resulta de processos interativos e de representação, forjados nas relações da prática docente. A produção deste saber ocorre em uma dinâmica contínua de aprender a desaprender, isto é, de negação do que se sabe para construir um novo saber. Desorganizar uma estrutura para construir outra. O ato de negar supõe uma ação crítico-reflexiva que   leva  o sujeito a tomar consciência de haver descoberto determinados saberes.

 A ilustração a seguir é uma tentativa de mostrar as dimensões horizontal  e vertical em  que se dão os processos interativos e representativos da prática pedagógica docente  e do contexto mais amplo da construção de saberes. As cores amarela e vermelha representam, respectivamente,  espaços genérico e particular das relações sociais do processo  de ensino e aprendizagem.







CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO




ESPAÇO SOCIAL
ESPAÇO CULTURAL
(conceitos, regras, valores)
Gráfico
Nº 7
 







                                                                                   
Descrição: 25%Descrição: 25%                  
                                                             
                                                                                                                                                                                                                            
SABERES COMUNS

PROFESSOR----(saberes formais informais )----ALUNO
ESTRUTURAS DE INTERAÇÃO
ESTRUTURAS DE  REPRESENTAÇÃO



ESPAÇO PEDAGÓGICO
CONTEXTO INSTITUCIONAL
(condições materiais e de trabalho)

ESPAÇO CULTURAL ---------------------------ESPAÇO CULTURAL
DO PROFESSOR                                                      DO ALUNO


Rockwell,(1986), afirma que

"...a interação entre mestre e alunos tendem a marcar limites entre o conhecimento que se maneja na escola e  o conhecimento quotidiano que possuem os alunos (...) não aparece como importante validar o conhecimento que os alunos têm de seu meio, confrontá-lo com observações novas, elaborá-lo, buscar suas implicações (...) não se reconhece a existência de um conhecimento prévio por parte dos alunos" (p. 20). 

A rede de relações que ocorre em sala de aula entre professor e alunos e alunos entre si não pode ser concebida numa visão linear, cartesiana, na qual o professor transmite o saber e o aluno o absorve. O saber e os saberes pedagógicos, resultantes dos campos de interação e de representação do processo de ensino e aprendizagem, não surgem como produtos de interações individuais de professor e professor, professor e aluno ou de aluno e aluno, mas de relações coletivas, entre eles, como grupos em determinada situação social.

Rockwell(1986), referindo-se à prática pedagógica cotidiana diz que  professores e alunos constróem conhecimentos a partir de estruturas e concepções criadas por eles mesmos no processo de apropriação e organização dos saberes circulantes na escola.

Se se aceita o princípio de que o saber do professor é plural não se pode conceber que a interação no processo de ensino e aprendizagem seja singular, linear. Ao contrário, ela é plural,  se dá em rede e por isso torna-se possível falar em estruturas de interação e estruturas de representação da prática pedagógica. Nestas estruturas, saberes e significados concorrentes se cruzam na luta pela aceitação e pela legitimação. Tais estruturas incorporam características geradas não pelas relações de interação e de representação em si ou pelos significados delas decorrentes, mas da história das mesmas cujo processo de "interioridade" e "exterioridade" englobam aspectos objetivos e subjetivos de motivações, persuasão, adesão, consenso, conflito, interesses genéricos e particulares, saberes, valores e habitus do quotidiano da atividade educativa.

As estruturas de interação e representação constituem-se de elementos representados pela hierarquia, (sequência lógica de práticas a partir das normas e objetivos institucionais, da historia local, de linguagens verbais e não-verbais, das posições determinadas dos sujeitos no processo de relações e dos saberes e valores que se introduzem nestas relações), heterogeneidade (multiplicidade de saberes e valores, exteriorizados pelos sujeitos nestas relações, formal e não-formal), exterioridade (expressão dos saberes apropriados pelos sujeitos em sua trajetória familiar, estudantil e profissional) e a significação (concepções e habitus legitimados e aceitos pelo ciclo de práticas de uma época).

Tais elementos são os princípios que dirigem e orientam as ações presentes e futuras dos docentes. Nesse sentido, as estruturas de interação e de representação se estabelecem na dinâmica da relação vertical entre contexto sócio-histórico e contexto institucional e da relação horizontal professor e aluno e o produto destas relações é um processo contínuo de produção de saberes híbridos no sentido tanto da pluralização de tipos quanto de diferentes sentidos, superando os tradicionais significados e construindo uma nova identidade cultural.

Os espaços de interações e representações  e de relações de poder requerem vários campos de saberes. Entende-se que no espaço da sala de aula, como espaço de relação de força, ocorrem mais que simples interações que mobilizam diversos tipos de saberes.  Dessas estruturas interativas decorrem as estruturas de representação cujos resultados ( significados e valores) formam habitus pedagógicos que orientam as práticas atuais e futuras de professor e alunos.

Na perspectiva de superação do caráter reprodutivo das práticas pedagógicas, Rockwell,(1986), diz que o ambiente escolar recebe influências do contexto social, gerando práticas de resistência à norma oficial e manifestando nessas práticas escolares as lutas sociais que ocorrem fora dela.

Dentre os saberes pedagógicos que o professor mobiliza em sala de aula, destacam-se os saberes de gestão da classe (saberes do quotidiano do trabalho docente), os saberes de gestão do saber (saberes científicos e da experiência) e os saberes do saber-ser (saberes subjetivos que presidem as interações e os significados deles decorrentes).

Quanto aos saberes de gestão da classe, registram-se os saberes espacial, temporal, relacional, comunicativo, normativo-disciplinar e tácito. O saber espacial orienta professor e alunos quanto aos espaços físicos, afetivos e cognitivos) a que podem ocupar ou não e as condutas que eles devem representar. Este tipo de saber reflete um saber subjacente que é o de legitimar e conservar posições desiguais, através  da aceitação ao assumirem posições  pré – determinadas pela ordem hierárquica. Então, como professor e alunos aprendem a ocupar os espaços escolares? Observou-se que há regras tácitas gerais e específicas conforme a composição humana e social da sala de aula. Em qualquer situação, os menores sentam à frente e os maiores atrás. Nas classes multisseriadas, o professor orienta os espaços de cada série e nestes, as crianças se organizam, independente de tamanho, por regras específicas contidas nas relações informais fora da escola. Elas se agrupam por ordem de prioridade, levando em conta o parentesco, a amizade, o sexo.

A sala de aula representa mais que um lugar para estudar. É um momento de encontro que rompe o isolamento do trabalho doméstico e do campo. Neste sentido, os interesses do cotidiano dos alunos entram em concorrência com  os interesses  do professor através das pautas curriculares oficiais.

O saber temporal dirige o momento e a intensidade em que determinadas condutas podem ser representadas (entrar, sair, brincar, estudar). A distribuição do tempo escolar, especialmente o tempo de duração de aula  tem relação com a quantidade de assunto a ser dado. Um assunto de aula pode durar dias, independente do que foi planejado. O diário de classe acompanha o que está registrado no planejamento pedagógico oficial, ocultando defasagem em relação ao que acontece em sala de aula. Os depoimentos abaixo representam momentos e intensidades da prática pedagógica, reguladas pela distribuição do tempo que, também, ocorre informalmente.

          "Profa. - Já é três horas. Vambora pro recreio, depois eu passo...se vocês  quiserem beber, vão beber lá em casa. Podem sair pro recreio. Depois vocês respondem...”(Suzana, município Demerval Lobão).
                     Profa. - O que você vai fazer lá fora?
                     Aluno - Beber, professora!...
                     Profa. - Meu filho, não pode sair agora não! Estou fazendo o ditado" (Regina,  município de União ).

O saber relacional determina os tipos de vínculos (afetivos, familiares, profissionais, hierárquicos, conflituosos) que professor e alunos podem estabelecer nos diversos espaços e momentos do processo de interação e representação da  atividade educativa. Nesta ótica, registrou-se um fato de vínculo afetivo-emocional entre um aluno adolescente e a professora. O aluno apresentava mudança de conduta nas aulas através de silêncio, não execução das tarefas, isolamento. Ao conversar com o aluno, a professora obteve dele a confissão de que estaria gostando dela. Diante do fato, a professora ficou assustada sem saber como lidar com tal situação e resolveu conversar diariamente com o aluno, tentando explicá-lo que aquilo era natural da idade. Embora não tendo experiência em lidar com esta situação, ela conseguiu fazer o aluno entender. Segundo a mesma professora, ela agiu com base em situações semelhantes vividas por ela quando estudante.

O saber comunicativo estabelece os limites e os tipos de linguagens e significados que devem ser utilizados nos vários espaços, momentos e relações interativas do processo educativo. (sabem quando, onde, com quem e de que modo e sobre quais assuntos devem-se calar ou  expressar-se, através do fato lingüístico, gestual, do vestuário, códigos tácitos e dispositivos psicológicos.

                   "Profa.  -  Boa tarde!
                   Alunos - Boa tarde! (Respondem em coro). A bênção tia Zuleide...           A bênção  tia Zuleide!
Profa. - Deus te abençoe! Deus lhe dê saúde”
             (Zuleide  -  município de Beneditinos).
Profa. – Boa tarde crianças!
                  Alunos: - Boa tarde, madrinha!
                  Profa. – Vamos!... Cada um se levanta e se apresenta para o professor. Esse é que eu falei que vai passar uns dias conosco"(Conceição, município de Altos).
                   Profa. – Agora a tia vai explicar a tarefa de fazer em casa. 3a série e 2a série, o exercício vão fazer deste assunto, copiar no caderno deixando os espaços para responder e amanhã eu vejo" (Rosário, município de José de Freitas).   
     
A escola representa para a criança o primeiro contato com os códigos sociais padrão. Os elementos de leitura, escrita e cálculo são símbolos vagos ou estranhos para ela. Suas noções de espaço, tempo, tamanho, quantidade e de significados culturais são absorvidos por critérios informais. A exemplo disso, as noções de medidas embora diversificadas conforme a região, na zona rural da pesquisa são utilizadas as medidas braça (ou 2m2) em lugar do metro;  a linha (ou 800m2); o litro, Quarta, carga, (ou dois jacás que eqüivalem de 65 a 75 quilos); prato (ou dois litros) em lugar do quilograma, ou seja, a idéia de quantidade e distância são representadas por imagens e não por sinais gráficos, letras ou números. Isso significa que sua representação de mundo é pictórica, através de idéias do imaginário cultural.

A  substituição desses conceitos informais pelos conceitos científicos adotados pelos currículos das sociedades letradas, através da escola, sem qualquer relação com a realidade das crianças representa não só uma violência cultural, mas também psicológica. Isto pode explicar, em grande parte, as dificuldades de aprendizagem das crianças rurais, quase sempre atribuídas, de modo equivocado, ao seu desenvolvimento bio-psicológico e às suas condições sócio-econômicas (pobreza) como fator determinante de uma inteligência inferior.

O saber normativo-disciplinar conserva, ameaça ou estabelece novas posições nos espaços de interação e representação do processo de ensino  e aprendizagem.

                     "Profa. – Vamos parar de conversar mais? Ei, menino, onde é o teu lugar? Minha gente, cala a boca!...Se não eu não escrevo nada aqui!...Pelo amor de Deus, cale a boca!..." (profa. Joana, município de Coivaras).
                     "Profa. – Menino!...Que negócio é esse de entrar e sair? Cadê minha moral? Ninguém pede mais..." (Rosário, município de José de Freitas).
                    "Aluno  - Da. Regina, eu vou embora...
                    Profa. – Tá na hora não!...
                    Aluno – Eu ainda vou fazer muita coisa!... (quando chegar em casa)
                    Profa. – Eu também vou...ainda vou a União comprar umas coisas pra casa. A campainha não bateu!... Eu vou perguntar a tabuada aqui" (Regina, município de União).

Os saberes tácitos articulam os elos da rede de relações e representações de professor e alunos através da cumplicidade, solidariedade, aceitação, humanizando a impessoalidade  das relações formais, construindo um espaço, saberes e significados paralelos que os caracterizam como grupo, conforme exemplos a seguir:

                     "Aluno – Profa., o Erlando não vem hoje porque foi deixar a comida na roça!
                    Outro aluno – Profa., o Pereira não vem hoje...ele foi apanhar arroz.
                    Profa. – Minha filha, é assim mesmo; como é que os pai vai sustentar a família sem ajuda?" (Zuleide, município de Beneditinos).
     "Profa. – Hoje eu estou enrolada. Quando tem uma pessoa perto de mim, eu fico assim, mas só é um dia. Amanhã eu estou como sempre" (Rosário, município de José de Freitas).
                      "Prof. – Todo mundo preparado?  Colocar os livros abaixo da carteira. Coloquem na folha, prova de matemática. É bom ter uma folha para borrão" (Raimundo,  município de Lagoa Alegre).

Os saberes de gestão do saber consistem no conjunto de saberes científicos e da experiência, assumindo um caráter instrumental no processo ensino e aprendizagem, (preparação de  aulas, planejamento, elaboração de materiais pedagógicos, de avaliação e escolha de estratégias pedagógicas).  Estes saberes referem-se aos conteúdos das disciplinas e às atividades que o professor realiza no processo ensino e aprendizagem: elaboração do planejamento de ensino e do material pedagógico e da avaliação, escolha de estratégias como o canto, chamada, fila, desenho, exercícios em classe, dever de casa, ditado, cópia, recursos subjetivos de motivação dos alunos, saudação de chegada e saída da classe. Exemplos:

                     "Profa. – Vocês da 2a série abram os livros de vocês na página 111...é sobre frase e sinais de pontuação... (Joana – município de Coivaras).
                     Profa. – Abram o livro de português, página 150...vamos fazer leitura silenciosa.
                     Alunos – Madrinha, qual é a página?
                     Profa. –150...
                     Profa. – Vamos agora a leitura oral. Raimundo, cadê o caderno?
                     Aluno – Não trouxe não, professora...
                     Profa. – Quando vem pra escola tem que trazer material completo..." (Regina, município de União).  

Os saberes do saber-ser constituem-se pelos saberes e valores específicos do capital social que compõem o estilo individual e enriquece o estilo coletivo, socializado na prática e por ela aceito e legitimado ( aparência, modo de expressar-se, de fazer, de relacionar-se, de participar e de representar).

                    "Prof. – Tem uma tecnicazinha que eu sempre faço...é... na questão...por exemplo...aluno da 4a série ajudando criança da 3a série...(Marcos, município de Lagoa do Piauí).
                    Profa. – Vamos!... Todos de pé. Vamos cantar. Todos!
                   Todos – Bom dia...Bom dia... Hoje eu estou tão feliz! Bom dia...Bom dia... (Joana, município de Coivaras).
                    Aluno – Maria da Cruz e nós, o que vamos fazer?
                    Profa. – Calma! Eu sou dividida pra outras séries...só pode ser um de cada  vez  (Maria da cruz,  município de Mons. Gil).
                    Profa. – Olha, trabalhar aqui na zona rural...é uma questão muito delicada  trabalhar com educação. É muito delicada porque aqui você tem de  ser...aliás...o professor tem sempre esse papel de ser duro, né? Então eu tenho essa questão de ter essa, de trabalhar todos os aspectos. Tem hora  que sou agente de saúde, tem hora que eu sou o conselheiro e a minha dificuldade é essa falta de preparação...que o pai, por exemplo, o pai já não sabe ler nem escrever...não sabe falar dentro da nossa linguagem...a gente tem de primeiramente tentar traduzir a linguagem...é uma dificuldade enorme e acompanhada dessa dificuldade da gente ter de dar aulas não somente pra  criança, mas tem que trabalhar com a própria família” (Marcos, município de Lagoa do Piauí).

Estes saberes, inseridos na prática ou decorrentes dela, assumem diversas características interrelacionadas de caráter plural e interdisciplinar, instrumental, interativo, representativo, cotidiano, burocrático e estratégico. O espaço em sala de aula, aparentemente organizado e controlado, esconde uma variedade de campos interativos e de representações, construídos por professor e alunos. Este controle aparente revela valores e rituais que sufocam temáticas decorrentes de relações informais.

No entanto, os mesmos rituais que controlam e formalizam o trabalho do professor leigo, em sala de aula, favorecem espaços para momentos de debate: argumentação e contra-argumentação e que podem suscitar novos saberes, embora nem sempre sejam percebidos  por professor e alunos.

Os saberes mobilizados pelos professores leigos no processo de  ensino e aprendizagem são híbridos no sentido de que exigem diversos tipos de saberes articulados numa rede de significação individual e social, num contínuo movimento de fusão e de reorganização de significados para justificar novos saberes. Na prática pedagógica de sala de aula dos professores observados, captaram-se raros momentos onde o professor leigo articula conteúdos curriculares com a realidade dos alunos.

          "Profa. Eu vou mostrar um objeto e vocês vão escrever o nome do   objeto".

Esta atividade é o que o professor chama de ditado mudo. Enquanto apresenta os objetos, um a um, para os alunos, estes devem escrever o nome do objeto mostrado. Mas a professora não fica só nisso e faz perguntas sobre suas características e utilidades na vida prática. A professora mostra aos alunos  uma espiga de milho.

                   "Profa. – Pra que serve o milho?
                   Alunos – Ração, cuscuz, semente...
                   A professora mostra a figura de um ônibus.
                 
Profa. – Um ônibus. Para que serve?
                  Alunos – Pra viajar...meio de transporte..."

Em outra classe observada, o professor estabelece ralações de conteúdos com a realidade dos alunos, favorecendo a compreensão entre a dimensão universal e local de saberes.
                   "Prof. – Como nós vimos ontem, o meio ambiente é muito importante para nós, não é?
                  Alunos em coro – É!.....
                  Prof. – O que é mais importante?
                  Alunos – A água, o solo, o ar...
                  Prof. – Diga a importância do solo.
                  Aluno – Fazer casa, plantar, fazer poço pra gente  beber água...
                  Prof.- Também existe as árvores, os animais e muitas vezes a gente maltrata. Você que faz gaiolas e tem baladeira (estilingue) faz mal a natureza. Se a gente pensar um pouco tudo que a gente precisa para nossa sobrevivência  vem da  natureza. E nós fazemos parte da natureza?
                  Alunos – Faz!....
                  Prof. – um elemento mineral da natureza que usamos?
                  Alunos – Água... Sal....
                  Prof. – Como a gente pode obter o sal?
                  Aluno – Represando a água do mar.
                  Prof. – E depois...já vai pra nossa casa?
                  Aluno – Não. Vai para tratamento para ficar puro.
                  Prof. – Vai para a indústria. Vocês já viram aquelas pessoas que têm um papo?
                  Alunos – Já!
                  Prof. – Pois aquilo é falta de iodo. Ainda temos três assuntos para vocês  escolherem: “a queimada”, “o lixo” e a “piracema".

Além do caráter plural, interdisciplinar, os fragmentos acima refletem características do cotidiano, porque embora discutindo problemas vividos pelos alunos, têm uma dimensão universal; de ser interativo, porque exige de professor e alunos saberes comuns e espontâneos que se reorganizam na elaboração coletiva de um novo conceito e de ser representativo porque os conceitos elaborados passam a fazer parte da nova visão social dos alunos.

A observação da prática pedagógica do professor leigo apresenta, ao lado de alguns momentos reflexivos, uma prática, em geral, caracterizada pelo aspecto burocrático e instrumental não só pela acumulação de funções de controle e preenchimento de instrumentos administrativos, mas também porque estabelece tempo para respostas dos alunos, repete atividades independente da situação concreta de sala de aula e dos alunos,  pelo ensino dos conteúdos através de regras e não pela compreensão dos processos que geram tais regras, pela fixação de aprendizagem pela repetição onde o aluno transcreve respostas do livro  ou exige dele a memorização de respostas prontas e não as elaboradas pelo processo reflexivo. 

Por fim, o caráter burocrático e instrumental se solidifica na prática pedagógica por visarem, as atividades,  alcançar resultados previamente estabelecidos (os objetivos de ensino) e não respostas possíveis, criadas ou elaboradas a partir da análise reflexiva dos alunos como se vê no trecho abaixo.

                     "Olha,  o nosso assunto de hoje é: para a 2a série, pontos cardeais, para a 3a série, composição do ar e para a 4a série, os animais. Para a 4a série eu vou ditar o assunto. Vou dividir o quadro de giz ao meio e vou passar exercício para a)2a e 3a séries.
                     1 - Nós podemos descobrir onde estamos pelo:
                         ( )mar; ( ) relógio (  ) sol  (  ) lápis.
                     2 - Cite o nome dos pontos cardeais -----------  -----------   --------
                     3 - Ligue corretamente:
                          Braço direito             Norte
                          Braço esquerdo         Sul
                          Frente                        Leste
                          Costas                       Oeste
 3a série.
                  1 - Complete a frase:
                  O ar é ------------,------------,------------e ------------------.
                  2 - Marque, usando a palavra sim ou não.
                  O ar é formado de uma coisa só. Sim (  )    Não  (  )
                  As plantas respiram. Sim  (  )     Não  (  )
                  3 - Pela fotossíntese as plantas fabricam o ----------"

O aspecto ideológico permeia toda a prática pedagógica docente nas formas de interação, representação, conteúdos e, principalmente, nos significados sociais elaborados nestes processos.

Com referência a este aspecto, Rockwell, (1986), diz que

                    "a concepção transmitida aos alunos  em sala de aula reproduz e reforça a mesma que a escola projeta na população atendida, especialmente nas zonas rurais, cuja idéia supõe que todos integram uma comunidade unitária obrigada a apoiar o processo de escolarização: esta concepção esconde processos econômicos e as diferenças sociais e políticas próprias da sociedade" (29-39).

A mesma autora afirma que

        "os diferentes conteúdos transmitidos no dia-a-dia da escola dificultam a identificação da ideologia ali reproduzida. Para analisar a ideologia contida na experiência escolar não bastaria ‘ler’ conteúdos, práticas, estrutura de poder e a formação social contidas nesta experiência" (p. 29-39).

O caráter ideológico da prática pedagógica do professor leigo apresenta-se mais evidente não só na orientação recebida pela escola de reservar um dia para o ensino religioso, mas porque um só credo é escolhido para servir de conteúdo da disciplina. A  grande maioria das escolas optam pelo ensino nos moldes do tradicional catecismo, com perguntas e respostas e orações como o Padre Nosso, o Creio em Deus Pai. Muito poucas adotam o ensino de religião pelo estudo da Bíblia. A metodologia utilizada é a mesma das demais  matérias, à base de leitura, cópia de texto, interpretação de texto e resolução de exercícios com respostas fechadas  e, geralmente, sem nenhuma reflexão, relacionando estes conteúdos com a vida do aluno. O objetivo maior do ensino de religião é a preparação de crianças e jovens para a primeira comunhão. Esta prática é reforçada pelo fato de que, geralmente, os professores leigos são também catequistas nas paróquias de suas comunidades. O trecho, a seguir é de uma aula de religião ministrada por um professor leigo que também é catequista em sua comunidade.

                      "Prof. – Hoje é Sexta-feira. É o nosso momento religioso. É uma matéria que não tem nota como as outras, mas é importante para a nossa vida. Todos se levantem para rezar o Padre Nosso.

Após rezarem , o professor continua:
              Eu dei para vocês estudarem e aprenderem as nossas orações que são o preparo para vocês fazerem a eucaristia...temos o Creio em Deus Pai...A Salve Rainha. Levante o braço quem ainda não aprendeu!"

A maioria levanta o braço.

“Prof. - Eu vou copiar no quadro para vocês aprenderem.  Agora vocês acompanham em voz alta comigo".

Em outra escola, a professora ministra religião, fazendo o ditado de um texto bíblico para os alunos copiarem no caderno e depois copia no quadro um exercício para os alunos responderem de acordo com o texto. Transcreve-se,  a seguir, fragmentos do exercício.

                   "1- O que devemos fazer para ter uma vida eterna no céu?
                   2 – Quem é Jesus Cristo?
                   3 – Qual o mandamento que Jesus deixou para que todos o gravasse em seus corações?
                   4 – Dê exemplos que nós (nos)  mostra ser um bom samaritano".

O aspecto ideológico permeia todos os aspectos do trabalho docente e se manifesta em vários momentos de suas relações, percepção, representações e de criação e incorporação de significados. Nestes, enfatizam-se a transmissão de valores que reforçam a submissão, a acomodação, o sincretismo religioso e a crença supersticiosa da tradição religiosa local, quando, através de uma metodologia reflexiva e relacionada com a realidade sócio-política e econômica, poderia gerar valores de libertação que, certamente, influenciariam nas mudanças das relações sociais  locais. A posição ideológica, manifestada pelos professores leigos nos períodos eleitorais , gera comportamentos de rejeição deles por parte das famílias. Observou-se um caso em que por motivos ideológicos o pai transferiu o aluno para outra escola, mesmo distante. Esta prática significa para a família o enfraquecimento da liderança do professor ante a comunidade e uma ameaça de seu emprego, uma vez que outras famílias, geralmente com vínculos de amizade, fazem o mesmo em solidariedade.

É evidente que este aspecto insere-se num campo mais amplo de relações, no qual circulam movimentos vinculados às várias correntes da pedagogia moderna como o construtivismo e a tecnologização dos procedimentos pedagógicos, especialmente através da informática.

Os saberes pedagógicos assumem, assim uma característica estratégica sobre a qual  se sustenta a prática  docente em sala de aula. São estratégicos enquanto justificam práticas pedagógicas como aquela em que o aluno assume funções docentes, significando que o aluno não é só aprendiz com ralação aos conteúdos curriculares, mas também com relação à iniciação ao ofício docente; enquanto servem de  instrumental para  garantirem ao professor um espaço profissional e manter seu status frente a alunos e comunidade são também estratégicos porque legitimam o espaço do professor e lhe transfere conteúdos e valores que permitem a  construção de “esquemas de ação” e de  significados que vão orientar e legitimar suas  práticas, profissionais e  sociais.



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