Reflexões do cotidiano: fragmentos da alma
Os Fragmentos, a seguir são anotações de meditações quando a gente se percebe pensando no meio do caos da vida cotidiana. O cérebro pensa como num escape para limpar o lixo existencial que se acumula na alma, oriundos das relações sociais nem sempre éticas, honestas, solidárias, humanas.
Assim, me permitam socializar estas mensagens meio inconscientes e não-elaboradas pelas formalidades acadêmicas que nos tomam de assalto em meio à turbulência da vida. Como diz Machado de Assis no Livro Memórias de Brás Cubas, capítulo segundo, no texto O Emplasto: ideias se [...] "dependuram no cérebro em forma de X [...] e nos desafiam dizendo: [...] "Decifra-me ou devoro-te".
Precisamos decifrar os códigos ocultos das relações sociais, da competição profissional, dos interesses de grupos, das ameaças veladas, do assédio moral e da violência simbólica de que somos vítimas na família, no trabalho, na igreja, nas organizações ideológicas, no lazer e até nas inocentes festas de aniversários, nas mensagens de Natal, reuniões, eventos e solenidades públicas de concessão de prebendas, títulos e medalhas que alguém organiza para nos "homenagear". E assim, vivemos entre o medo e a esperança que nos levam a construir carapaças, armaduras de auto-defesa de nossas imagens sociais que vão atender a todos os momentos das exigências sociais e quando nos damos conta desaparecemos enquanto humanidade dentro de nós e sobra, por fim, o homem empalhado.
Oh tempora, Oh mores! ( Frase de Marcus Tullius Cicero (106 a.C.-
O Tempo é uma dimensão da alma. Somos parte dele e vivemos nele. E cada momento é um suspiro da vida. E nos acostumamos a contar o tempo para destruir a vida, Me assusta não a contagem do tempo, mas a contagem das horas. A contagem das honras. A contagem das mortes.
O tempo presente do qual estamos ausente. O tempo passado do qual só restam as lembranças mortas. O tempo futuro que nunca é presente, sempre será passado. Que nunca se alcança pq quando de chega virou passado. E o tempo eterno que não tem passado, presente ou futuro porque faz parte da consciência universal infinita, onipresente, onisciente e onissapiente. E vc! Pensa que é o quê? Nada além de poeira cósmica!
O Tempo previsto
"Com o tempo se aprende a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma". São muitas diferenças. O que não se percebe hoje será a desgraça do amanhã. porque depois não adianta lamentar o engano. O que parece felicidade é só aparência e o que parecia impossível se torna felicidade. Nem sempre as pessoas estão no nível de compreender o incompreensível. Sem paciência pegam qualquer coisa, mesmo o que diziam que nunca fariam, mas tem gente que quer qualquer coisa para mostrar uma significãncia sem significado. Por isso não dê satisfação aos outros, à família ou a amigos e aparecer com tanta tristeza nas fotos porque a alma não está ali, está aqui comigo.
O Tempo incerto
O tempo foi com o vento e como ele se desmanchou no horizonte. E os momentos se foram com eles sem deixar suspeitas. Um sentimento é como o tempo e o vento. Tem vida própria embora nuca os vemos, os sentiimos em toda sua intensidade. A nossa história é como o tempo e o vento existe, nuca acabará e os consumimos para viver.
O Tempo imprevisível
Quanto tempo! O vento voa ou se voa com o vento? O que se perde também se ganha. pq amanha nada será como antes. E o antes nunca será como dantes. Então pq ficar preso nas teias do tempo se eu não faço vento ou não invento um novo Planeta. Será que alguém alfineta? Com certeza a delicadeza das mentes são sementes do mal. É muito animal o sentimento aplicado nos interesses da razão. E o coração que simboliza a alma, se acalma perdido na escuridão das vidas e no porão da nossa história.
O Tempo da verdade e ilusão
A verdade de hoje é a mentira de amanhã. O silêncio é sempre uma resposta ou várias respostas. Pode ser por covardia ou por medo, mas não se justifica. porque a omissão é irmã gêmea da traição. Olha para cara de pessoas? Dá pena. Inocente ou serpente. É o misto de ignorância e acomodação. Mas a vida supera todos os defeitos e absorve todas as virtudes quando absolve o engano.
O Tempo de esperança
Cultive tua liberdade nos teus sonhos porque a realidade não sabe sonhar. Apesar disso, tu podes realizar estes sonhos se forem vividos no pensamento e na ação.


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial