O
Plano Estadual de Educação: uma construção coletiva
Prof. Ribamar Tôrres
Doutor em Educação pela USP
Estágio profissional na França e em Cuba
Coordenador do Fórum Estadual de Educação – FEE/PI
Membro do Banco de Avaliadores do Ministério da Educação (BASIS)
O
Plano Estadual de Educação do Piauí, pela primeira vez, efetivamente, foi
construído em um processo de mobilização, através de representantes de todos os
setores e seguimentos da sociedade civil. Foram mobilizados mais de vinte mil
participantes, envolvidos nas conferências municipais, intermunicipais e
Estadual, tendo nesta última a participação de mais de mil delegados que
discutiram e aprovaram metas e estratégias do Plano para o próximo decênio.
Atualmente,
o Plano Estadual de Educação encontra-se em tramitação na Assembleia
Legislativa, tendo ocorrido duas audiências públicas: uma da Comissão de
Educação e outra da Comissão de Constituição e Justiça. Nestas audiências, o
Fórum Estadual de Educação e as Entidades representadas no Fórum expressaram
suas opiniões, sugestões e reivindicações quanto às alterações processadas no
documento original aprovado pela Conferência Estadual, principalmente quanto a:
carreira docente, financiamento (30% para a educação), manutenção de prazos
para cumprimento de metas e manutenção de estratégias suprimidas, dentre outras
da eleição direta para gestores escolares e a previsão do regime de colaboração.
Vale
ressaltar que o processo de elaboração e aprovação do Plano Estadual de
Educação do Piauí foi realizado em tempo hábil de acordo com o cronograma
previsto.
Ademais,
ressalte-se, também, a importância do Plano Estadual de Educação para o Estado
do Piauí na superação do processo, tradicionalmente, verticalizado,
antidemocrático e personalíssimo do exercício do poder para uma visão de
políticas públicas definidas pela participação popular, constituindo-se, assim,
em um Plano de Estado.
Assim,
espera-se que o Plano Estadual de Educação do Piauí possa indicar referências
de decisões para responder os graves e crônicos problemas educacionais que
implicam, diretamente, no seu desenvolvimento econômico e social.
Plano Estadual de Educação é um exemplo de
como se construir um planejamento estratégico, mas ele, em si, nada produzirá
se não se garantir permanente alinhamento com a realidade educacional e social,
a participação e autonomia de técnicos docentes estruturantes que, via de regra,
são colocados na vala comum da simples execução.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial