A AULA
REFLEXIVA: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO IMPREVISTA
The CLASSROOM REFLECTIVE: THE KNOWLEDGE BUILDING FROM A SITUATION
unforeseen
José Ribamar Tôrres Rodrigues
Doutor em Educação pela USP
Mestre em Educação pela PUC/SP
Estágio em Formação de Professores no IUFM de
DOUAI/ França
Estágio em formação de Professores em CUBA
Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação/PI
Coordenador do Fórum Estadual de Educação
Membro do Banco de Avaliadores do MEC/INEP
Blog:
ribamartorres.blogspot.com.br.
Tel (86) 99415-9958
José Ribamar
Rodrigues Tôrres
PhD in
Education from USP
Master in
Education from PUC / SP
Internship in
Teacher Training in the IUFM of DOUAI / France
Stage for
Teacher training in Cuba
Former member
of the State Board of Education / PI
Coordinator
of the State Education Forum
Member of
Appraisers Bank MEC / INEP.
Blog:
ribamartorres.blogspot.com.br.
Tel (86) 99415-9958
Resumo
Discute-se
uma experiência de sala de aula de pós-graduação ministrada por este
autor. A partir de uma situação
imprevista onde os alunos ao invés de receberem textos impressos ou resumos de
conteúdos já elaborados para assimilarem teorias, se veem diante de uma folha
de papel em branco como fonte de reflexão para construírem conhecimentos
multidisciplinares. Diante deste desafio, devem buscar a fundamentação para
justificar sua construção em autores de diversas
áreas que fazem parte do seu repertório científico até agora adquiridos. Desse
modo, saindo da explicação única, fragmentada para uma aproximação de uma
compreensão ampliada. A tese experimental é a de que as Teorias não são ponto
único de partida para a construção do conhecimento e sim de chegada, não para
se concluir, mas para se iniciar novamente, ampliar a realidade e atualizar a
tese original, incorporando a ela novos problemas e tornando os micro-contextos
em macro-contextos, isto é dar a estes um caráter universal.
Palavras-chave:
Aula. Reflexivo. Conhecimento.
Abstract
Discusses an experience of class graduate given by the author room. From an unforeseen situation where students instead of receiving printed texts or content summaries already drawn up for assimilating theories, they find themselves faced with a blank sheet of paper as a source of reflection to build multidisciplinary knowledge. Faced with this challenge, they should seek the reasons to justify its construction in authors from different areas that are part of its scientific repertoire so far acquired. Thus, leaving the single, fragmented explanation for an approximation of an expanded understanding. The experimental thesis is that the theories are not only the starting point for the construction of knowledge but of arrival, not to finish, but to start again, enlarge the reality and upgrade the original thesis, incorporating to it new problems and making the micro-contexts in macro-contexts, this is to give these a universal character.
Keywords: Class. Reflective. Knowledge.
Resumè
Décrit une expérience de diplômé de classe donnée par l'auteur chambre. D'une situation imprévue où les étudiants au lieu de recevoir des textes imprimés ou des résumés de contenu déjà établis pour assimiler les théories, ils se trouvent confrontés à une feuille de papier vierge comme une source de réflexion pour construire des connaissances multidisciplinaires. Face à ce défi, ils devraient chercher les raisons pour justifier sa construction dans les auteurs de différents domaines qui font partie de son répertoire scientifique jusqu'à présent acquise. Ainsi, en laissant la seule explication fragmentée pour une approximation d'une compréhension élargie. La thèse expérimentale est que les théories ne sont pas seulement le point de départ pour la construction de la connaissance, mais d'arrivée, et non à la fin, mais pour recommencer, agrandir la réalité et à améliorer la thèse originale, intégrant à elle de nouveaux problèmes et de rendre les micro-contextes macro-contextes, est de donner à ces un caractère universel.
Mots-clés: classe. Réfléchissant. Connaissances.
Resumen
Se analiza una experiencia de graduado clase dada por la sala de autor. A partir de una situación imprevista donde los estudiantes en lugar de la recepción de los textos impresos o extractos de los contenidos que ya están redactados para la asimilación de las teorías, se encuentran frente a una hoja de papel en blanco como fuente de reflexión para construir el conocimiento multidisciplinar. Frente a este desafío, deben buscar las razones para justificar sus autores construcción de las diferentes áreas que forman parte de su repertorio científica hasta ahora adquirida. Por lo tanto, dejando la explicación única, fragmentada de una aproximación de una comprensión expandida. La tesis experimental es que las teorías no son sólo el punto de partida para la construcción del conocimiento, sino de llegada, no terminar, pero para empezar de nuevo, agrandan la realidad y mejorar la tesis original, incorporando a ella nuevos problemas y hacer que los micro-contextos en macrocontextos, esto es dar a éstos un carácter universal.
Palabras clave: Clase. Reflexivo. Conocimiento
Sommario
Discute una esperienza di classe di laurea in camera autore. Da una situazione imprevista in cui gli studenti, invece di ricevere testi a stampa o sintesi di contenuti già elaborati per assimilare le teorie, si trovano di fronte ad un foglio di carta come fonte di riflessione per costruire conoscenze multidisciplinari. Di fronte a questa sfida, devono cercare le ragioni per giustificare la sua costruzione nel autori provenienti da diverse aree che fanno parte del suo repertorio scientifica finora acquisite. Così, lasciando la spiegazione frammentato unico per un'approssimazione di una comprensione espansa. La tesi sperimentale è che le teorie non sono solo il punto di partenza per la costruzione di conoscenza, ma di arrivo, non finire, ma per iniziare di nuovo, allargare la realtà e aggiornare il tesi originale, incorporando ad esso nuovi problemi e rendendo le micro-contesti in macro-contesti, questo è quello di dare a questi un carattere universale.
Parole chiave: classe. Riflettente. Conoscenza.
Zusammenfassung
Erläutert ein Erlebnis der Klasse Absolvent vom Autor Raum gegeben. Von einer unvorhergesehenen Situation, in der die Schüler anstelle von gedruckten Texten oder Inhalt Zusammenfassungen Empfang bereits für assimilieren Theorien aufgestellt, finden sie sich mit einem leeren Blatt Papier als eine Quelle der Reflexion konfrontiert multidisziplinäre Wissen aufzubauen. Angesichts dieser Herausforderung, sollten sie die Gründe suchen, seine Konstruktion in Autoren aus verschiedenen Bereichen rechtfertigen, die Teil ihrer wissenschaftlichen Repertoire sind bisher erworben. So, so dass die einzelnen, fragmentierten Erklärung für eine Annäherung eines erweiterten Verständnisses. Die experimentelle Arbeit ist es, dass die Theorien nicht nur der Ausgangspunkt für die Konstruktion von Wissen sind aber nach der Ankunft, nicht zu beenden, sondern wieder zu starten, vergrößern Sie die Realität und die ursprüngliche These zu aktualisieren, um es neue Probleme Einbeziehung und die Mikro Kontexte in Makro-Kontexten zu machen, das ist diese einen universellen Charakter zu geben.
Schlüsselwörter: Klasse. Reflektierend. Wissen.
Pезюме
Обсуждает опыт класса выпускника дано автором комнате. От непредвиденной ситуации, когда студенты вместо того, чтобы получать печатные тексты или резюме контента уже оформленной для усвоения теории, они оказываются перед чистым листом бумаги в качестве источника отражения для создания междисциплинарных знаний. Столкнувшись с этой проблемой, они должны искать причины, чтобы оправдать его строительство в авторов из разных областей, которые являются частью его научного репертуара до сих пор приобрели. Таким образом, оставив одну, фрагментированный объяснение приближения расширенного понимания. Экспериментальный тезис состоит в том, что теории являются не только отправной точкой для построения знания, но прибытии, не до конца, но, чтобы начать снова, увеличить реальность и обновить первоначальный тезис, включив в него новые проблемы и делая микро-контексты, в макро-контекстах, это дать эти универсальный характер.
Ключевые слова: класс. Светоотражающие. Знание.
Rezyume
Obsuzhdayet opyt klassa vypusknika dano avtorom komnate. Ot nepredvidennoy situatsii, kogda studenty vmesto togo, chtoby poluchat' pechatnyye teksty ili rezyume kontenta uzhe oformlennoy dlya usvoyeniya teorii, oni okazyvayutsya pered chistym listom bumagi v kachestve istochnika otrazheniya dlya sozdaniya mezhdistsiplinarnykh znaniy. Stolknuvshis' s etoy problemoy, oni dolzhny iskat' prichiny, chtoby opravdat' yego stroitel'stvo v avtorov iz raznykh oblastey, kotoryye yavlyayutsya chast'yu yego nauchnogo repertuara do sikh por priobreli. Takim obrazom, ostaviv odnu, fragmentirovannyy ob"yasneniye priblizheniya rasshirennogo ponimaniya. Eksperimental'nyy tezis sostoit v tom, chto teorii yavlyayutsya ne tol'ko otpravnoy tochkoy dlya postroyeniya znaniya, no pribytii, ne do kontsa, no, chtoby nachat' snova, uvelichit' real'nost' i obnovit' pervonachal'nyy tezis, vklyuchiv v nego novyye problemy i delaya mikro-konteksty, v makro-kontekstakh, eto dat' eti universal'nyy kharakter.
Klyuchevyye slova: klass. Svetootrazhayushchiye. Znaniye.
Na sociedade pós-moderna, a informação passou a ser a
matéria prima indispensável para a socialização e produção de conhecimentos. O
acesso dos indivíduos às informações ou ao conhecimento dar-se por uma
infinidade de meios e de recursos culturais. Um destes instrumentos são os
textos escritos em suas mais diversas modalidades. O processo de leitura
representa uma das técnicas do processo de construção de conhecimentos.
Para
FREIRE, (1987) expressa que a interpretação do mundo antecede a compreensão das
palavras, indicando que existem outros códigos de leitura além da palavra e
alem das referências codificadas da sociedade letrada e que o homem constrói
conhecimentos nas suas relações com o mundo
que o aprisiona, mas que a palavra será o seu fator de libertação.
LEITURA DO MUNDO - LEITURA DA PALAVRA
- LEITURA
DO MUNDO (Paulo Freire).
A título de ilustração e aprofundamento e ampliação
sobre a dinâmica do processo leitura, vale refletir sobre a estrutura
sócio-ideológica da enunciação proposta por Bakthin. O gráfico a seguir foi
elaborado por mim com base neste autor. Não se refere à leitura em si, mas ao
processo de interação verbal e significação da língua que tem forte relação com
a leitura não só das palavras como do mundo.
ESTRUTURA
SÓCIO-IDEOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
Habermas discute o lugar do Estado no Mundo da Vida
com relação ao processo ético, estabelecendo a Relação ética e ação
comunicativa. A visão de Habermas pode subsidiar uma reflexão da leitura no
sentido que lhe dá Paulo Freire (leitura do mundo) e Bakthin (interação verbal
e significação). Pode-se 0bservar que o sentido amplo de leitura permite
aproximar Paulo Freire, Bakthin e Habermas no sentido de que a leitura do mundo
pressupõe uma situação social (relação social), produzindo significados que na
relação social incorpora a ação comunicativa balizada por uma referência ética
dos sujeitos envolvidos e do contexto histórico (situações culturais).
Habermas expressa a ação
comunicativa no plano cognitivo (conhecimento), no plano moral (objetivando
fins) e no plano expressivo (formação da subjetividade).
Tentamos figurar estas idéias
através de gráfico abaixo, elaborado por mim, contendo elementos que
estabelecem uma relação entre ética e ação comunicativa.
Pressupõe significados remetidos a contextos culturais
indefinidamente. O gráfico, abaixo representa o processo de leitura em uma
dinâmica dialética onde o contexto é sempre a tese que encerra a totalidade da
construção das ideias e de sua representação cultural.


CONTEXTO DECODIFICAÇÃO INTELECÇÃO

INTERPRETAÇÃO APLICAÇÃO CONTEXTO.
Esta introdução nos indica o quanto
nossa visão de leitura e significação estão simplificadas ao campo visual dos
símbolos e códigos escritos. A leitura do mundo incorpora também códigos
tácitos, situações que são expressas nas relações sociais.
Nesta primeira aula, tentamos
enfrentar o que chamamos de texto-desafio que consistiu em distribuir uma folha
de papel “em branco”, dizendo para os pós-graduandos que se tratava do primeiro
texto. Ao receber a folha de papel sem nada escrito graficamente, os cursistas
tiveram as mais variadas reações desde espanto até ironias, pensando que fosse
uma brincadeira.
Dissemos que teriam dez minutos para
ler o texto, fazer um breve comentário analítico e em seguida, apresentasse os
textos analíticos construídos por eles.
Após o tempo de leitura e construção
do texto analítico, alguns o apresentaram para classe para discussão coletiva.
A partir das ideias surgidas, o debate procurou relacionar o contexto da folha
de papel e a realidade das relações sociais numa perspectiva multirreferencial.
Concluídas as apresentações, foram
recolhidos todos os textos escritos e entregues ao professor para tentativa de
uma sistematização preliminar que retornará aos cursistas para que eles deem a
redação dos conhecimentos construídos individual e coletivamente.
Desse modo, sistematizamos, a partir
do que foi escrito pelos pós-graduandos sem qualquer alteração das ideias
originais o seguinte texto que depois de aprimorado pelos pós-graduandos, eles
próprios, cada um dará um título ao seu texto.O trabalho dos pós-graduando foi
continuar a sistematização e fundamentação iniciada em sala de aula pelo
professo, que deveriam enfatizar uma fundamentação teórica com base em sua área
de formação: ´fisica, química,
matemática, história, pedagogia, engenharia e outras para que na próxima aula
se possa dar uma abordagem interdisciplinar
de diferentes ciências e uma compreensão mais global, de totalidade do
fato estudado.
É importante observar que a
atividade não é de leitura em si, mas uma perspectiva muito mais ampla de
produção de conhecimentos em uma perspectiva inter e transdisciplinar, aplicada
ao campo da construção de conhecimentos e procurando compreende-las como parte
deste processo histórico.
Assim, os
pós-graduandos elaboraram várias abordagens que seguem abaixo sem a preocupação
de analisa-las dentro de um padrão engessado e positivista, mas deixando para
eles e os leitores interagirem com as ideias e continuarem ampliando e o
atualizando numa construção de sistematização dinâmica de uma vida de pensar,
sentir e agir em movimento.
Este texto em branco encerra em si
um contexto maravilhoso do mundo, pois no silêncio da nossa mente encontramos
as respostas para os questionamentos existentes na prática escolar.
E
que reação tiveram os pós-graduandos? Vejamos, abaixo:
Analisando o
procedimento exigido pelo professor, vejo que temos a necessidade de sermos
criativos e sensíveis para perceber e nele nos inserirmos. Precisamos ser
pessoas com novas perspectivas, incorporando um conjunto de fatores importantes
para o crescimento humano para além das dimensões estético-biológicas, buscando
a unidade na diversidade.
O “texto
lido” nos remete à noção de que tudo é uma possibilidade, um “vir a ser”
permanente. A ausência de sinais gráficos na folha de papel gera a vontade de
preenchê-la; ação comparada a de uma criança que não resiste à vontade de
rabiscar. Há, ainda, no texto, a lembrança da antiga teoria do educando como
uma folha em branco que deve ser preenchida, mas também a superação do engano
desta concepção, através da constatação de que o educando traz consigo
conhecimentos apreendidos de suas relações com o mundo: sociedade e cultura.
Portanto, sendo um ser capaz de criar e recriar seus conhecimentos enquanto ser
com identidade individual e social.
Recebemos
uma folha de papel em branco para fazer uma leitura, mas o que consegui lê foi
a paz que queremos no mundo, simbolizada na cor branca; foi o formato da folha
de papel como representação da determinação que devemos ter em nossas ações;
foi as diferentes dimensões da folha de papel como se mostrando a nossa
diversidade que precisamos compreendê-la para construirmos nossa identidade e
nossa visibilidade social como profissionais: gestores, professores ou
supervisores.
Na folha de
papel em branco, pude perceber a história de um passado que ainda está oculto;
de um presente tão recente que ainda está em criação e de um futuro pleno de
expectativas e de buscas. O importante para o gestor, supervisor ou o educador,
em geral, é desenvolver a capacidade de enxergar além do que está à nossa
frente, podermos projetar situações, personagens, histórias e deixar que a
mente trabalhe além dos sinais gráficos na construção de conhecimentos. O mundo
gira, gera os fatos e as coisas e nós aprendemos que necessitamos do
conhecimento.
A folha de
papel em branco é como nossa memória, fresquinha e pronta para intercambiar
experiências do nosso cotidiano profissional para crescermos como cidadãos.
Confesso que estou surpresa com a proposta que pode ser analisada sob vários
enfoques, mas o principal deles é que me sinto um pouco assim como esta folha
de papel em branco, concluído e completo em sua essência, depositária de
histórias do nosso processo de vida social e profissional, da nossa abertura
para aprender e construir nossa cidadania.
A leitura da folha de papel em branco me ensina que devemos ser tão simples e
complexa como ela; a sensação de que o profissional está sempre começando para
ser mais que uma folha em branco e chegar ao topo do conhecimento.
As
múltiplas possibilidades me confundem:
O tudo, o nada, o finito e o infinito;
O côncavo e o convexo;
A tese, a antítese e a síntese;
À direita e a esquerda;
Ir ou ficar
Freud ou Reich?
Piaget ou Vigotsky
Eu...Atônita na dúvida, parada...
Vendo o branco, breu ficar.
Com base no que os pós-graduandos
disseram acima podemos concluir é que o branco da incerteza nos motiva para o
que podemos, queremos e somos. A folha de papel em branco nos faz pensar no seu
processo de transformação a partir da madeira e mesmo branca escreve histórias
de relações sociais, transferidas para a geografia da mente para a percepção
das realidades em nossa volta e, assim, aprendermos a aprender.
O “texto em branco” nos faz
compreender que devemos sempre procurar alternativas, novas atitudes para
atingir os objetivos do planejamento coletivo. O gestor ou o supervisor diante
do imprevisto e do improviso de situações sem referências aparentes, buscam,
coletivamente, a partir delas, evidências para a construção de competências e
habilidades para vencer desafios e este é o papel do líder.
Neste sentido, é preciso
dar um salto, lembrando Machado de Assis em Memórias Póstumas de Brás Cubas,
cap. XIII quando diz: “Unamo-nos agora
os pés e demos um salto por cima da escola, a enfadonha escola onde
aprendi...”. O que dizer da
universidade? O mesmo? Sim! Mas não no sentido de negá-la enquanto espaço de
conhecimento, mas de negá-la frente ao nosso salto por ela possibilitado, mas
não definitivo porque o meu próprio salto deve ser negado para que eu possa
produzir outros saltos.
O desafio do vazio aparente pode ser comparado ao que
diz novamente Machado de Assis em
Memórias Póstumas de Brás Cubas: “as idéias penduram-se no trapézio do nosso
cérebro e passam a bracejar, a pernear” e ao contemplá-las ou refletir
sobre elas somos desafiados, subitamente, como se elas nos dissessem: “decifra-me
ou devo-te”. Diante deste duelo, alguns lutam, negociam e avançam; outros
aceitam, acomodam-se e são por elas devorados, social, intelectual e
psicologicamente.
Por fim, o sentido do vazio aparente,
uma vez que na verdade a folha não está em branco porque nos remete a outros
mundos e contextos e nos impele a um processo de construção permanente diante
do desafio de pensar, sentir e agir e assim podermos refletir no sentido da
vida, da sabedoria e do conhecimento, como diz o poema, abaixo, do escritor
inglês Eliot:
Where
is the life we have lost in living?
Que é da vida que perdemos vivendo?
Where is the wisdom we have lost in
knowledge?
Que é da sabedoria que perdemos no
conhecimento?
Where is the knowledge we have lost in
information?
Que é do conhecimento que perdemos na
informação?
(T.S. Eliot).
Referências
BAKHTIN. Mikhail. Marxismo e filosofia da
linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HABERMAS, Jürgen.
Teoria de la acción comunicativa I - Racionalidad de la acción y
racionalización social. Madri: Taurus, 1987b.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do
oprimido. 13o Ed., Rio de Janeiro, Paz e
Terra,1984.
FREIRE, Paulo. Educação como prática
da liberdade. 13o Ed., Rio de Janeiro, Paz
e Terra, 150p.,1982.
MACHADO DE ASSIS. Joaquim Maria. Memórias
Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1981.
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