ÍNDICE
DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB:
POLÍTICA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DEVELOPMENT
INDEX OF BASIC EDUCATION - IDEB: PUBLIC POLICY OF EVALUATION OF BASIC EDUCATION
José Ribamar Tôrres Rodrigues
José Ribamar Tôrres
Rodrigues
Doutor em Educação
pela USP
Mestre em Educação
pela PUC/SP
Estágio em Formação
de Professores no IUFM de DOUAI/ França
Estágio em formação
de Professores em CUBA
Ex-Membro do
Conselho Estadual de Educação/PI
Coordenador do
Fórum Estadual de Educação
Membro do Banco de
Avaliadores do MEC/INEP
Tel: (86)
99415-9958
Blog:
ribamartorres.blogspot.com
José Ribamar Rodrigues Tôrres
PhD in Education from USP
Master in Education from PUC / SP
Internship in Teacher Training in the IUFM of DOUAI
/ France
Stage for Teacher training in Cuba
Former member of the State Board of Education / PI
Coordinator of the State Education Forum
Member of Appraisers Bank MEC / INEP
RESUMO
Trata-se de uma análise preliminar de caso sobre resultados do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB que se constitui uma importante Política Pública de Avaliação Nacional do aprendizado das escolas Brasileiras.
ABSTRACT
This is a preliminary case
analysis on the results of the Basic Education Development Index (IDEB), which
constitutes an important Public Policy for National Assessment of the learning
of Brazilian schools.
RESUMÈ
Il s'agit d'une analyse de cas préliminaire des résultats de l'indice de développement de l'éducation
de base (IDEB), qui constitue une politique publique importante pour l'évaluation nationale de
l'apprentissage des écoles brésiliennes.
Zusammenfassung
Dies ist eine vorläufige Fallanalyse der Ergebnisse des Index für die Grundschulentwicklung (IDEB),
der eine wichtige öffentliche Politik für die nationale Bewertung des Lernens brasilianischer Schulen
darstellt.
РЕЗЮМЕ
Это
предварительный анализ конкретных случаев по индексу развития базового образования
(IDEB), который представляет собой важную государственную политику для
национальной оценки обучения бразильских школ.
Eto predvaritel'nyy analiz konkretnykh sluchayev po indeksu razvitiya bazovogo obrazovaniya (IDEB),
kotoryy predstavlyayet soboy vazhnuyu gosudarstvennuyu politiku dlya natsional'noy otsenki
obucheniya brazil'skikh shkol.
O IDEB (Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica) é uma das primeiras iniciativas
brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer
metas para a melhoria do ensino. O Ideb foi criado em 2007 pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O
resultado do IDEB é a média dos resultados de todas as escolas cujos alunos
fizeram as provas. A taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado
anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da antiga Prova Brasil
(que agora se chama Saeb) para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação
da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois
anos.
Diz o texto do Ministério da Educação:
Como o IDEB é resultado do
produto entre o desempenho e o rendimento escolar (ou o inverso do tempo médio
de conclusão de uma série) então ele pode ser interpretado da seguinte maneira:
para uma escola A cuja média padronizada da Prova Brasil, 4ª série, é 5,0 e o tempo
médio de conclusão de cada série é de 2 anos, a rede/ escola terá o Ideb igual
a 5,0 multiplicado por 1/2, ou seja, IDEB = 2,5. Já uma escola B com média
padronizada da Prova Brasil, 4ª série, igual a 5,0 e tempo médio para conclusão
igual a 1 ano, terá IDEB = 5,0.
A forma geral do Ideb é dada por:
IDEBji = Nji Pji;
em que,
i = ano do exame (Saeb e Prova Brasil) e do Censo Escolar;
N ji = média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática,
padronizada para um indicador entre 0 e 10, dos alunos da unidade j, obtida em
determinada edição do exame realizado ao final da etapa de ensino;
P ji = indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de
ensino dos alunos da unidade j;
Muito
se comentou do IDEB da prefeitura de Teresina, mas só divulgaram os dados que
interessavam. É a primeira entre as capitais, mas não divulgaram que a Educação
de Teresina é, apenas, a 29º em fluxo (aprovação) no Piauí, 2º lugar no IDEB em
relação aos municípios do Piauí (nos anos finais do fundamental) e a 5ª no IDEB
nos (anos iniciais), a 5ª em nível de aprendizagem no Piauí. Das 304 escolas
municipais de Teresina, (pode já ter um pouco mais) o IDEB registrou 13% das
escolas foram classificadas sem situação de ALERTA; 20% em nível de ATENÇÃO;
39% precisam MELHORAR e, apenas, 28% em nível de MANTER; Isto significa que 72%
das escolas do município de Teresina estão com rendimento não satisfatório!
O
IDEB deve ser tomado como um indicador para replanejar a educação e fazer
evoluírem as escolas que não foram bem nos resultados. Vemos uma grande contradição entre o fluxo
dos alunos que é a aprovação dos alunos nas séries do ensino fundamental e o
índice alcançado no IDEB e a nota do nível de aprendizagem. Como as escolas sabem que o nível de aprovação
define o IDEB, elas são orientadas a não reprovarem. Assim o nível do IDEB sobe
embora o aluno não aprenda e isso tá claro nos resultados do IDEB. O fluxo
(aprovação) quase 100% e o IDEB abaixo da meta da maioria das escolas. Isso
quer dizer que o aluno não aprendeu. E se não aprendeu porque tá aprovado?
Dados
do INEP indicam que a rede municipal de Teresina teve 78% de participação de
alunos nas provas de avaliação da educação ou de 7.296 alunos, 5.717 realizaram
a Prova Brasil (Português e Matemática) em 2017 e destes 26% dos alunos estão
classificados ou como aprendizado insuficiente ou como que precisam melhorar,
isto é, não atingiram o nível esperado. Se se considerar o total de alunos que
realizaram as provas, 2.904 alunos não aprenderam o suficiente, já que a
referência exigida de aprendizagem é de 70%. Isso reforça nossa tese de que há
uma contradição entre fluxo (aprovação) X nível de aprendizagem X IDEB
alcançado. Se quase três mil alunos não aprenderam o suficiente, segundo a
Prova Brasil, então por que foram
aprovados?
Significa
que a média do IDEB alcançada não pode ser generalizada para todas as escolas
ou para se afirmar que a Educação de tal lugar é de qualidade. Significa,
também, que só o IDEB não pode ser usado como a única medida de qualidade de aprendizagem
escolar e que jamais poderia servir para estabelecer um ranking para se
classificar escolas como boas ou ruins.
O
sistema de avaliação é importante na educação, mas precisa ser ajustado para
não mascarar resultados que confrontam um sistema padrão único para diferentes
realidades e micro realidades que ensejam vieses de interpretações e de tomadas
de decisão.
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