REGISTRO DE REPRESENTAÇÕES DO EU PROFESSOR NA ZONA RURAL DO PIAUÍ
(Brasil)
US REPRESENTATIONS
OF REGISTRATION TEACHER IN RURAL AREA OF PIAUÍ ( Brazil )
José Ribamar
Tôrres Rodrigues
Doutor em
Educação pela USP
Mestre em
Educação pela PUC/SP
Estágio em
Formação de Professores no IUFM de DOUAI/ França
Estágio em
formação de Professores em CUBA
Ex-Membro do
Conselho Estadual de Educação/PI
Ex-Coordenador
do Fórum Estadual de Educação
Membro do Banco
de Avaliadores do MEC/INEP.
José Ribamar Tôrres Rodrigues
PhD in Education from USP
Master in Education from PUC / SP
Internship in Teacher Training in IUFM of DOUAI / France
Internship in Teacher Training in Cuba
Former member of the State Board of Education / PI
Former Coordinator of the State Education Forum
Member of Appraisers Bank MEC / INEP .
Tel (86)
99415-9958
Estes
dados são parte de uma pesquisa para elaboração de tese de doutorado em
Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – Brasil.
A metodologia utilizada teve a abordagem etnográfica, de onde as vivências
foram tematizada e, a partir destas, elaborou-se um texto ampliado. Os aspectos
foram introduzidos em conversas informais, gravadas, individuais e coletivas no
período de dois anos que se esteve presente na escola de forma que os sujeitos
não se sentiam avaliados com perguntas diretas. Isto permitiu informações mais
precisas sobre o conjunto de relações que se dão dentro e fora da escola e suas
influências múltiplas na vida, no pensamento e na ação pedagógica e de cidadão
e cidadãs professores rurais do Estado do Piauí.
These data are part of a research for development of doctoral thesis in Education at the Faculty of Education,
University of São Paulo - USP - Brazil. The methodology used was the ethnographic approach , where the
experiences were thematized and , from these , drew up an expanded text. Aspects were introduced in
informal , written , individual and group conversations in the two year period that attended the school
so that the subjects did not feel evaluated with direct questions . This allowed more precise information
on the set of relationships that occur inside and outside the school and its many influences in life, in thought
and pedagogical action and citizen and citizen rural teachers of the Piauí State.
Ces données font partie d'une recherche pour le développement de la thèse de doctorat en éducation à la
Faculté d'éducation , Université de São Paulo - USP - Brésil. La méthodologie utilisée est l'approche
ethnographique , où les expériences ont été thématisées et , de ceux-ci , a élaboré un texte élargi .
Aspects ont été introduits dans informelles , écrites, conversations individuelles et collectives dans la
période de deux ans qui a fréquenté l'école afin que les sujets ne se sentaient pas évalués avec des
questions directes . Cela a permis à des informations plus précises sur l'ensemble des relations qui se
produisent à l'intérieur et à l'extérieur de l'école et de ses nombreuses influences dans la vie, dans la
pensée et de l'action pédagogique et citoyenne et citoyen enseignants en milieu rural de l'État Piauí .
Estos datos son parte de una investigación para el desarrollo de la tesis doctoral en Educación en la
Facultad de Educación , Universidad de Sao Paulo - USP - Brasil . La metodología utilizada fue el
enfoque etnográfico , donde se tematizadas las experiencias y , de estos, elaboró un texto ampliado .
Aspectos fueron introducidos en escritos , conversaciones informales , individuales y de grupo en el
período de dos años que asistió a la escuela para que los sujetos no se sienten evaluados con preguntas
directas . Esto permitió obtener información más precisa sobre el conjunto de relaciones que se producen
dentro y fuera de la escuela y sus muchas influencias en la vida , en el pensamiento y la acción pedagógica
y de los ciudadanos y los maestros rurales de los ciudadanos del Estado de Piauí.
Questi dati fanno parte di una ricerca per lo sviluppo di tesi di dottorato in Educazione presso la Facoltà
di Scienze dell'Educazione , Università di São Paulo - USP - Brasile . La metodologia utilizzata è stato
l'approccio etnografico , dove le esperienze sono stati tematizzati e , da questi, ha elaborato un testo espanso.
Aspetti sono stati introdotti in informali , scritti , conversazioni individuali e di gruppo nel periodo di due anni
che ha frequentato la scuola in modo che i soggetti non si sentono valutati con domande dirette . Questo ha
permesso informazioni più precise sul set di relazioni che si verificano dentro e fuori la scuola e le sue
numerose influenze nella vita , nel pensiero e nell'azione pedagogica e dei cittadini e dei cittadini insegnanti
rurali dello Stato Piauí .
Diese Daten sind Teil einer Forschung für die Entwicklung der Doktorarbeit in der Ausbildung an der
Fakultät für Erziehungswissenschaft , Universität von São Paulo - USP - Brasilien. Das verwendete
Verfahren war das ethnographische Ansatz, bei dem die Erfahrungen wurden aus diesen thematisierten
und zog sich einen erweiterten Text. Aspekte wurden in informellen , geschrieben , Einzel- und
Gruppengesprächeim Zeitraum von zwei Jahren eingeführt , die die Schule besucht , so dass die Probanden
nicht mit direkten Fragen ausgewertet fühlen. Dies erlaubt eine genauere Information über den Satz von
Beziehungen, die innerhalb und außerhalb der Schule und die vielen Einflüsse im Leben, im Denken und
pädagogischen Handelns und Bürger und Bürger ländlichen Lehrer des Piauí Staates auftreten .
Эти данные являются частью исследования для разработки докторской диссертации в области
образования на факультете образования , Университет Сан-Паулу - USP - Бразилия. Методика
была использована этнографическую подход, при котором опыт были thematized и , из них , составил
расширенный текст . Аспекты были введены в неофициальных, письменных , индивидуальных и
групповых бесед в двухлетний период , который ходил в школу , так что субъекты не чувствовало
оценивали прямые вопросы . Это позволило получить более точную информацию о множестве
отношений , которые происходят внутри и за пределами школы и его многочисленных влияний в
жизни , в мысли и педагогической деятельности и гражданина и гражданина сельских учителей
штата Piauí .
Eti dannyye yavlyayutsya chast'yu issledovaniya dlya razrabotki doktorskoy dissertatsii v oblasti
obrazovaniya na fakul'tete obrazovaniya , Universitet San-Paulu - USP - Braziliya. Metodika byla
ispol'zovana etnograficheskuyu podkhod, pri kotorom opyt byli thematized i , iz nikh , sostavil rasshirennyy
tekst . Aspekty byli vvedeny v neofitsial'nykh, pis'mennykh , individual'nykh i gruppovykh besed v dvukhletniy
period , kotoryy khodil v shkolu , tak chto sub"yekty ne chuvstvovalo otsenivali pryamyye voprosy .
Eto pozvolilo poluchit' boleye tochnuyu informatsiyu o mnozhestve otnosheniy , kotoryye proiskhodyat
vnutri i za predelami shkoly i yego mnogochislennykh vliyaniy v zhizni , v mysli i pedagogicheskoy
deyatel'nosti i grazhdanina i grazhdanina sel'skikh uchiteley shtata Piauí .
As
primeiras impressões dizem respeito à escolha do magistério como profissão. Diz
um professor:
A escolha de eu ser
professor não foi bem uma escolha. Foi uma necessidade da Região, da
comunidade...que a gente fundou aqui uma escola e pelo fato do professor sair,
a escola ficou fechada. Muitas coisas só funciona aqui no interior, zona rural,
através de uma escola...até um atendimento médico, tendo uma escola funcionando
fica mais fácil de ser...devido a comunidade e nós, tínhamos uma faixa de mais
de 60 crianças que tinha de se destacar de uma distância...mais perto era a 6
Km. Então, no verão é questão do sol e no período chuvoso são as chuvas...que
tem muitas grota que nesse período de inverno, de chuva, fica muito forte as
correntezas e tem muito acidente com crianças. Aí, eu vim morar aqui nesta
localidade e cheguei, tinha essa necessidade de professor. Passei mais ou menos
um ano, pensando essa possibilidade de assumir
como professor. Aí, decidi, mesmo porque não sou qualificado, né. Ainda
tô fazendo meus estudos básicos para ser um professor mesmo. Fiz um trabalho
para a Secretaria Municipal de Demerval Lobão [nome do município]...avaliou e
fui classificado com condição de trabalhar em sala de aula. Fiz um concurso
aqui na Lagoa [nome de outro município vizinho.
Sobre
fatores que influenciaram na escolha da profissão docente:
Não tive
influências...minha família é analfabeta. Eu tenho uma dificuldade porque tenho
que algumas vezes deixar a escola para acompanhar minha mãe que já está velha e
precisa ir ao médico, mas fora estes problemas familiares, pretendo continuar,
mesmo porque já tá com seis anos que trabalho e já tá numa ida sem volta
A Trajetória estudantil:
Eu estudei em Teresina.
Iniciei o curso primário aqui...na localidade Fazenda Nova que é 3 Km
daqui...com professor também leigo. Depois quando ela veio se formar, eu já não
estudava com ela...que na zona rural sempre existe este problema das pessoas
que são formadas saem logo...vão para Teresina...outros Estados e as pessoas
que ficam são sempre pessoas que começam como leigo e depois se formam. Eu
comecei com esta senhora. Hoje, ela é vereadora do município. Em 1981, fui para
Teresina e lá estudei até 1986...1987, aí voltei para a zona rural novamente e
parei um pouco de estudar e agora que estou voltando a estudar pra ver se
consigo me classificar.
Relação de sua prática
com a do seu antigo professor:
De certa forma eu utilizo
muita coisa, sim...porque desde quando estudei lá com ela até hoje o que tem
mudado só simplesmente a pedagogia, né. Mas conteúdo...essa coisas continuam os
mesmos...eu tenho uma base desta professora, né. Mesmo porque eu também, como
ela trabalho em classe multisseriada ou seja mais de uma série. Então fica
muito difícil se trabalhar dessa forma. Trabalhar com várias séries no mesmo
quarto [sala de aula]... é muito difícil e ela tinha a experiência de trabalhar
com essas pessoas e...então, eu uso um pouco da técnica dela. Tem uma
tecnicazinha que sempre faço, é na questão...criança pra criança, né. Por
exemplo: aluno da 4a série
ajudando criança da 3a série.
Isso, aprendi com ela...que muitas vezes ela estava atarefada, ia preencher um
formulário, uma questão qualquer que ela ia fazer, uma questão qualquer...pedia
uma criança mais desenvolvida para ajudar aquelas menos desenvolvidas. Então,
eu uso muito isso em minha sala de aula. Trabalho muito na questão grupal,
naquela época nem tanto, mas ela já tinha essa ideia. Eu tenho essa técnica que
eu aprendi com ela.
Com relação às
dificuldades para dar aulas:
Olha,
trabalhar aqui na zona rural...é uma questão muito delicada... trabalhar com
educação. É muito delicado porque aqui você tem de ser...aliás...o professor
tem sempre esse papel de ser duro, né. Então, eu tenho essa questão de ter essa
função, de trabalhar todos os aspectos. Embora que eu sou o agente de saúde,
tem hora que eu sou conselheiro e a
minha dificuldade maior é essa falta de preparação mesmo da nossa
comunidade, das pessoas... que o pai, por exemplo, o pai já não sabe ler nem
escrever...não sabe falar dentro da nossa linguagem...ele não sabe falar e fica
muito difícil. A gente tem de primeiramente tentar traduzir a linguagem e...é
uma dificuldade enorme e acompanhada dessa dificuldade da gente ter de dar
aulas não somente pra criança, mas tem de trabalhar com a própria família...ter
de ir lá na casa da pessoa pedir que ele ajude o filho dele. Outra questão
também é a disciplina. Eu tenho muito trabalho com a disciplina e aqui na sala
de aula não é permitido. Então, se a gente não falar com os pai, fala eles, não
vai se sentir uma pessoa disciplinada. Ele vai sempre querer ser aquela pessoa
solta de fazer coisas que não tem nada a ver com a sala de aula. Então, uma
dificuldade muito grande é a questão do seriado. É uma confusão...não tem
condições, principalmente, a gente
trabalhar sem material de apoio porque não temos material de apoio. A questão
do livro didático é o livro didático, tá bom, mas falta muito, principalmente
porque a gente adotou o sistema de construtivismo, né. Então, é uma aula muito
prática, tem que ter muito onde você se apegar. Aqui tem pouca coisa e coisa
que eu consegui por mim mesmo ... não foi a Secretaria que ofereceu. Eu comprei e alguns...os colegas me arranjaram.
Exercício de outra
profissão, além do magistério:
Hoje não, mas antes de
ser professor eu era pedreiro, mas quando passei a trabalhar de manhã e de
tarde eu deixei de exercer a outra profissão.
Participação em
movimentos sociais:
Eu participo da nossa
associação comunitária daqui e também sou catequista, né. Preparando pessoas
para a Crisma, 1a eucaristia e tentando manter o equilíbrio da
harmonia na comunidade.
Auxílios nas dúvidas no
trabalho pedagógico:
Todos os meses a gente se
encontra uma vez por mês, né. Então, eu costumo muito levar minhas dúvidas, não
só pra tirar com meus colegas, mas quase todos os sábados eu tô na Secretaria,
aqui na Lagoa do Piauí, tirando minhas dúvidas com a coordenadora, supervisora,
a própria secretária.
Interesse cultural:
Tanto no rádio como na TV
eu sou muito ligado à questão informativa e pela questão de eu ainda estar
estudando, sempre eu assisto os programas educativos...telecurso 2o
grau que passa na Globo. Sempre eu assisto...que tem algumas coisas lá que
ajuda no meu estudo...no rádio, além da musiquinha que eu gosto também. Gosto
muito de ouvir notícias.
Participação nas decisões
da Secretaria:
Olha, eu ainda não
fui...nem indiretamente eu ainda não fui. Inclusive a gente não sabe nem como
foi trabalhada a questão do Plano de Carreira. Eu mesmo não fui comunicado. Não opinei...e nem
sei como foi trabalhada esta questão. Não sei nem falar dele...não vi ainda nem
a cópia.
Gosto pela leitura:
Eu gosto muito de ler
história, né. Histórias do povo mesmo e histórias, fábulas, essas coisas. Gosto
muito de ler. Sempre eu estou cercado de livros...leio muito. Adoro também, de
ler ciências naturais. E para descansar um pouco eu leio histórias infantis. A
gente tem um acervo aqui até um pouco elevado com uma faixa de cinquenta
livros.
Sugestões para melhorar a
escola rural:
É...existe muita questão
que a gente inclusive nas reuniões de pais e mestres que a gente comenta com
eles pra que melhore...mas enquanto as prefeituras tiverem essas coisas de
pobreza que sempre falam, né... [significa dizer que não tem verba] fica
difícil a gente conseguir realmente concretizar as opiniões que a gente tem. O
que em primeiro lugar, a gente quer mais desenvolvimento da sociedade, do povo,
da comunidade, por exemplo, pra poder melhorar, inclusive esse ano, eu tô
sentindo dificuldade enorme pra trabalhar. Já fui à Secretaria várias
vezes...não tô me sentindo bem porque o sistema foi mudado...nós vamos
trabalhar com construtivismo e como eu já falei, é uma questão de aula prática
e nós não temos material. A gente passou um treinamento de cinco dias, mas eu
achei insuficiente, devido a prática que a gente já tinha no outro sistema.
Então, a sugestão que sempre falo é essa questão da família participar, mas que
eu tenho certeza que melhoraria mais e era muito melhor.
Dificuldade no planejamento:
O planejamento mensal
não...esse é mais simples da gente fazer...agora, o plano de aula diário é
muito difícil porque eu trabalho à tarde e à noite eu estudo. É muito difícil.
Um dia como hoje mesmo, eu estou dando aula sem o plano. O tempo não deu pra eu
fazer o plano de aula de hoje. Então, você fica naquela...você tem que
improvisar...dar uma aula...só quem já tá na linhagem bem seguida [quem tem
experiência]...a gente tem dificuldade, mas não é bom dar aulas sem plano.
Mentalmente, já sabe mais ou menos, mas fica naquela de abrir o livro. Não é
bom.
Sugestões para melhorar o
planejamento:
Primeiro, eu acho duas
horas pouco pra se planejar. A gente chega lá oito horas e nove, dez horas já
tem terminado o planejamento. É muito pouco. Eu já dei minha sugestão lá que
deveria ser um dia útil e não no Sábado. Um dia útil que fosse, no mínimo, quatro
horas de planejamento...porque o suficiente seria oito horas. Dava tempo a
gente sentar na mesa redonda...todos os professores e planejar
melhor...discutir melhor. Só que essa sugestão que a gente dá lá não é aceita.
Relações numa profissão
onde predomina o gênero feminino:
Aqui, na Lagoa do Piauí,
nós temos um número de homens até grande comparado a Demerval Lobão [município
vizinho]. Eu trabalhava lá e em todo o município tinha três professores. Não
sinto dificuldade. Elas se sentem até um pouco protegida. Acham interessante,
só que acham que é uma função muito pouco remunerada pro homem...muito
baixa...Elas acham que é uma perda (sic) eu ganhar só o salário mínimo pra
trabalhar manhã e tarde. Se eu tivesse como pedreiro...é 100 [reais] por semana,
enquanto eu passo um mês pra ganhar isso. Elas admiram em mim essa questão de
eu aceitar ganhar tão pouco quando deveria ganhar o dobro ou o triplo,
trabalhando na minha antiga profissão de pedreiro.
Preferência de gênero
pelos pais para o exercício do magistério rural:
Os
pais, se fosse por eles, todo professor seria homem, na zona rural porque eles
acham que o homem tem mais condição de desenvolver o assunto e manter a
disciplina. Eles têm essa visão. Inclusive, aqui mesmo, eu já vi vários pais
querendo transferir filhos de outra escola, distante daqui 6 Km, pra cá,
dizendo que não se dando bem com a professora porque ela não mantém a
disciplina. Mas aqui na zona rural eles
acham melhor um professor homem que uma mulher. Aqui nessa escola quando ela foi
fundada, ela fechou porque teve um problema com uma professora e ela não
suportou as fofocas. Menino briga...mãe chega, querendo bater dentro da sala de
aula...são estas questões e a mulher é mais frágil nestas questões. Na zona
rural, trabalha o professor e o zelador e muitas vezes só o professor, fica
difícil. Na escola que tem diretor, vigia, merendeira, não sei quantos
professores, ai...fica... uma situação dessas é mais fácil contornar.
Elaboração da avaliação:
O livro didático é apoio,
mas o professor também faz. Eu, por exemplo, faço uma introdução daquele
conteúdo que eu quero trabalhar, trabalho questões e depois sempre o livro
didático. Não uso só o livro didático como recurso, uso também meus
conhecimentos e os conhecimentos do próprio aluno. A gente pega o conhecimento
dele, renova onde é necessário e, finalmente, a gente vai para o livro
didático.
EXCERTOS
DE ENTREVISTAS NÃO-ESTRUTURADAS
(de professores leigos,
coordenadores pedagógicos e secretários de educação)
Acho que o deve melhorar
é colocar mais aluno na escola. Tinha mais aluno, mas todo mundo foi embora...o
povo caçando melhora...hoje as coisa tá assim, né. Todo mundo mora aqui na
fazenda...ninguém tem propriedade...mas só que o homem dá serviço...pelo menos
tô com 18 anos que moro aqui. (Profa.).
Vou ser
sincero. Tem gente que exerce uma função...uma profissão e não é aquela
profissão que você sempre quis. Eu escolhi ser professor...assim de uma
maneira...fiz concurso. Acho que labutar com criança...tem vários tipos de
comportamento na sala de aula, mas você tem de trabalhar nesse ângulo. Escolhi
esta profissão porque eu ...assim...levo
jeito, mas não é a profissão dos meus sonhos. (Prof.).
Olha, se fosse pra
fazer...montar objetivos, conteúdos...tudo isso seria impossível...o que fazem
ainda hoje é cópia. Agora quando a gente faz esta montagem é única pros
professores de cada série e aí a gente tem como fiscalizar mesmo o que foi
feito em sala de aula com o que foi pedido. A gente faz o acompanhamento pelo
bendito caderno dos aluno. A gente não faz visitas demoradas porque a
secretaria não tem carro. A gente freta um carro e enquanto se distribui a
merenda nas escolas, as supervisoras dão uma olhada nos cadernos dos alunos,
mas uma coisa muito assistemática.(Profa. Coordenadora municipal)
Eu acho
interessante esse contato entre os professores e muitas vezes, no conteúdo,
eles têm dificuldades e outro já diz como trabalhou. Então, deu fico assim
orientando, como eu vou fazer a metodologia, aí um vai passando a experiência pra
outro.(Profa. Coordenadora Municipal).
São estes professores chamados “ leigos” por não serem habilitados, que
garantiram o acesso da população à escola por muitas décadas. São estes
professores chamados “leigos” que ajudaram a formar cidadãos e cidadãs nos
rincões mais distantes e esquecidos do Brasil pelo poder público. São estes
professores, chamados “leigos” que
fizeram a política de inclusão social, política e econômicas de milhões
de crianças e jovens brasileiros quando o Governo Federal ainda não sonhava em
combater a desigualdade, assumida definitivamente pelo Governo Lula.
Desse modo, rendamos homenagens a estes verdadeiros bandeirantes da educação
que acreditaram na mudança e exerceram de maneira missionária o seu compromisso
de uma nação para todos.
Referências
Difel, 314 p.,1989.
DE VARGAS, Sônia. Le processus de formation professionelle
des enseignantes "leigas" dans
les developpment de L'école primaire rural au Brésil et plus particulierement
dans L'état de Minas Gerais. Genebra,
Université de Genève, Tese de Doutorado, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação
como prática da liberdade. 13o
Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 150p.,1982.
GEERTZ, Clifford. Descripción Densa. Hacia una teoría
interpretativa de la cultura. In La interpretación da las culturas. Mexico, 1987. P. 19-40.
________. The
interpretation of cultures. New York. Basic Books. 470p.,1973.
RODRIGUES, J. R. Torres. Magistério leigo rural do Piauí: concepções e práticas. Dissertação de Mestrado, PUC/SP, São Paulo, 268p., 1986.
RODRIGUES, J. R.
Tôrres. Educação além do asfalto.(um
estudo sobre as concepções e práticas do professor leigo
rural) Teresina, Edufpi, 203p.,1999.
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