terça-feira, 1 de março de 2016

PESQUISA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA


EDUCATIONAL RESEARCH : AN APPROACH EXPERIENCE ETNOGRÁFICA

José Ribamar Tôrres Rodrigues
Doutor em Educação pela USP
Mestre em Educação pela PUC/SP
Estágio em Formação de Professores no IUFM de DOUAI/ França
Estágio em formação de Professores em CUBA
Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação/PI
Ex-Coordenador do Fórum Estadual de Educação
Membro do Banco de Avaliadores do MEC/INEP.


José Ribamar Tôrres Rodrigues
PhD in Education from USP
Master in Education from PUC / SP
Internship in Teacher Training in IUFM of DOUAI / France
Internship in Teacher Training in Cuba
Former member of the State Board of Education / PI
Former Coordinator of the State Education Forum
Member of Appraisers Bank MEC / INEP .

E-Mail: jrib.torres@gmail com
Tel (86) 99415-9958



Este texto trata de uma experiência de pesquisa etnográfica realizada para tese de doutorado sobre o tema A Construção de Saberes Pedagógicos na Prática docente, defendida na Universidade de São Paulo – Brasil. O campo de pesquisa foi constituído pela área geográfica da Grande Teresina, capita do Estado do Piauí, área onde se concentram 14 municípios, a mais populosa e de maior nível econômico. O Piauí situa-se na Região Nordeste do Brasil, caracterizada por ser uma das mais pobres do país onde se destacam os baixos níveis de educação escolar e as condições de vida e de trabalho são precárias com grande parte do território dominado pela vegetação de caatinga, de chapadas, de sertão e litoral nem sempre próprios para a agricultura, dependente do ciclo irregular de chuvas que comprometem o desenvolvimento humano e econômico com grandes períodos de seca. O acesso à educação pública e de qualidade, especialmente rural e nas periferias urbanas, ainda é um desafio para ser superado, apesar do discurso político que garante séculos de manutenção no poder e de dominação econômica e social de grupos de interesse familiar. Em contradição, o Estado do Piauí é onde se concentram os maiores índices de analfabetismo brasileiro.



This text is an ethnographic research experiment conducted for a doctoral thesis on the topic Construction of Knowledge Pedagogic in teaching practice, defended at the University of São Paulo - Brazil. The research field was constituted by the geographical area of ​​Greater Teresina, head of Piaui state, area where focus 14 municipalities, the most populous and most economic level. Piauí is located in the Northeast of Brazil, characterized by being one of the poorest in the country which highlights the low levels of education and living conditions and working conditions are precarious with much of the territory dominated by vegetation of caatinga, of plateaus, the hinterland and the coast not always suitable for agriculture, dependent on the irregular cycle of rains that compromise human and economic development with long periods of drought. Access to public education and quality, especially rural and urban peripheries, it is still a challenge to be overcome, despite the political discourse that ensures maintenance centuries in power and economic and social domination of family interest groups. In contradiction, the state of Piaui is where they concentrate the largest Brazilian illiteracy rates.

Ce texte est une expérience de recherche ethnographique menée pour une thèse de doctorat sur le thème Construction des connaissances dans la pratique pédagogique de l'enseignement, a défendu à l'Université de São Paulo - Brésil. Le champ de recherche a été constitué par la zone géographique du Grand Teresina, chef de l'Etat de Piaui, zone où se concentrent 14 municipalités, le niveau le plus peuplé et le plus économique. Piauí est situé dans le nord-est du Brésil, caractérisé en étant l'un des plus pauvres du pays qui met en évidence les faibles niveaux d'éducation et les conditions de vie et les conditions de travail sont précaires avec une grande partie du territoire dominé par la végétation de caatinga, des plateaux, l'arrière-pays et la côte ne conviennent pas toujours à l'agriculture, en fonction du cycle irrégulier des pluies qui compromettent le développement humain et économique avec de longues périodes de sécheresse. Accès à l'éducation publique et la qualité, en particulier les périphéries rurales et urbaines, il est encore un défi à surmonter, malgré le discours politique qui assure des siècles d'entretien au pouvoir et la domination économique et sociale des groupes d'intérêt de la famille. En contradiction, l'état de Piaui est l'endroit où ils se concentrent les plus forts taux d'analphabétisme du Brésil.


Este texto es un experimento de investigación etnográfica realizada para una tesis doctoral sobre el tema Construcción de saber pedagógico en la práctica docente, defendida en la Universidad de San Pablo - Brasil. El campo de estudio estuvo constituida por el área geográfica de mayor Teresina, jefe del estado de Piauí, zona en la que se centran los 14 municipios, el nivel más poblada y más económica. Piauí se encuentra en el noreste de Brasil, caracterizada por ser uno de los más pobres en el país que se destacan los bajos niveles de educación y las condiciones de vida y las condiciones de trabajo son precarias con gran parte del territorio dominado por la vegetación de la caatinga, de mesetas, el interior y la costa no siempre aptas para la agricultura, dependiente del ciclo irregular de las lluvias que comprometen el desarrollo humano y económico, con largos períodos de sequía. El acceso a la educación pública y la calidad, especialmente periferias rurales y urbanos, todavía es un reto que hay que superar, a pesar del discurso político que asegura siglos de mantenimiento en el poder y la dominación económica y social de los grupos de interés de la familia. En contradicción, el estado de Piauí es donde se concentran los mayores índices de analfabetismo en Brasil.


Questo testo è un esperimento di ricerca etnografica condotta per una tesi di dottorato sul tema costruzione della conoscenza pedagogica in pratica di insegnamento, ha difeso presso l'Università di San Paolo - Brasile. Il campo di ricerca è stata costituita per l'area geografica di Greater Teresina, capo di Stato di Piaui, area in cui si concentrano 14 comuni, il livello più popoloso e più economica. Piauí è situato nel nord-est del Brasile, caratterizza per essere uno dei più poveri del paese, che mette in evidenza i bassi livelli di istruzione e condizioni di vita e le condizioni di lavoro sono precarie, con gran parte del territorio dominato dalla vegetazione della caatinga, di altopiani, l'entroterra e la costa non è sempre adatto per l'agricoltura, a seconda del ciclo irregolare delle piogge che compromettono lo sviluppo umano ed economico, con lunghi periodi di siccità. L'accesso all'istruzione pubblica e la qualità, in particolare periferie rurali e urbane, è ancora una sfida da superare, nonostante il discorso politico che garantisce secoli di manutenzione in potere e di dominio economico e sociale della famiglia gruppi di interesse. In contrasto, lo stato di Piaui è dove si concentrano i maggiori tassi di analfabetismo brasiliani.

Dieser Text ist ein ethnographisches Forschungsexperiment für eine Doktorarbeit zum Thema Konstruktion von Wissen Pedagogic in der Unterrichtspraxis durchgeführt, an der Universität von São Paulo verteidigt - Brasilien. Das Forschungsfeld wurde von dem geografischen Gebiet von Greater Tere, Leiter der Piaui Zustand, Bereich gebildet, wo 14 Gemeinden konzentrieren, die bevölkerungsreichste und wirtschaftlichste Niveau. Piauí im Nordosten Brasiliens, gekennzeichnet durch eine der ärmsten des Landes zu sein, die die niedrigen Bildungsniveau und Lebensbedingungen hervorhebt und die Arbeitsbedingungen sind prekär mit viel von dem Gebiet dominiert von Vegetation von Caatinga, von Plateaus, das Hinterland und an der Küste nicht immer geeignet für die Landwirtschaft, abhängig von der unregelmäßigen Zyklus von Regen, die mit langen Dürreperioden menschliche und wirtschaftliche Entwicklung gefährden.   
Der Zugang zu öffentlichen Bildung und Qualität, vor allem ländlichen und städtischen Peripherien, es ist immer noch eine Herausforderung zu überwinden, trotz des politischen Diskurses, der Wartung Jahrhunderte an der Macht und die wirtschaftliche und soziale Herrschaft der Familie Interessengruppen gewährleistet. Im Widerspruch, ist der Zustand der Piaui, wo sie die größten brasilianischen Analphabetenrate konzentrieren.


Этот текст является этнографическое исследование эксперимент, проведенный для докторской диссертации по теме Строительство знаний Педагогики в педагогической практике, защитил в Университете Сан-Паулу - Бразилия. Область исследования составляют географический район Большого Терезина, глава Пиауи государства, области, где фокус 14 муниципалитетов, самый густонаселенный и самый экономический уровень. Piauí расположен на северо-востоке Бразилии, характеризуется тем, что одним из самых бедных в стране, в которой подчеркивается низкий уровень образования и условий жизни и условий труда сомнительны с большей частью территории преобладает растительность каатинга, плато, внутренних районах и на побережье не всегда пригодны для сельского хозяйства, в зависимости от нерегулярном цикле дождей, что поставить под угрозу человеческое и экономическое развитие с длительными периодами засухи. Доступ к общественному образованию и качества, особенно в сельских и городских окраин, это все еще проблема, которую необходимо преодолеть, несмотря на политический дискурс, который гарантирует поддержание веков в силе и экономического и социального доминирования групп семейных интересов. В противоположность, состояние Пиауи, где они концентрируются крупнейшие бразильские уровень неграмотности.

Etot tekst yavlyayetsya etnograficheskoye issledovaniye eksperiment, provedennyy dlya doktorskoy dissertatsii po teme Stroitel'stvo znaniy Pedagogiki v pedagogicheskoy praktike, zashchitil v Universitete San-Paulu - Braziliya. Oblast' issledovaniya sostavlyayut geograficheskiy rayon Bol'shogo Terezina, glava Piaui gosudarstva, oblasti, gde fokus 14 munitsipalitetov, samyy gustonaselennyy i samyy ekonomicheskiy uroven'. Piauí raspolozhen na severo-vostoke Brazilii, kharakterizuyetsya tem, chto odnim iz samykh bednykh v strane, v kotoroy podcherkivayetsya nizkiy uroven' obrazovaniya i usloviy zhizni i usloviy truda somnitel'ny s bol'shey chast'yu territorii preobladayet rastitel'nost' kaatinga, plato, vnutrennikh rayonakh i na poberezh'ye ne vsegda prigodny dlya sel'skogo khozyaystva, v zavisimosti ot neregulyarnom tsikle dozhdey, chto postavit' pod ugrozu chelovecheskoye i ekonomicheskoye razvitiye s dlitel'nymi periodami zasukhi. Dostup k obshchestvennomu obrazovaniyu i kachestva, osobenno v sel'skikh i gorodskikh okrain, eto vse yeshche problema, kotoruyu neobkhodimo preodolet', nesmotrya na politicheskiy diskurs, kotoryy garantiruyet podderzhaniye vekov v sile i ekonomicheskogo i sotsial'nogo dominirovaniya grupp semeynykh interesov. V protivopolozhnost', sostoyaniye Piaui, gde oni kontsentriruyutsya krupneyshiye brazil'skiye uroven' negramotnosti.



Atualmente, o Estado do Piauí contém 15 microrregiões, cada uma agrupando vários municípios semelhantes sócio–economicamente num total de 221 municípios.



 





























A área pesquisada compõe-se de doze municípios que fazem parte da região metropolitana da capital, a Grande Teresina, constituindo-se numa das microrregiões do Estado do Piauí conforme critérios técnicos do IBGE .






 
























A escolha de apenas uma das 15 microrregiões do Estado do Piauí para este estudo justifica-se pelo fato de a pesquisa da dissertação de mestrado, que versou sobre as concepções e práticas do professor leigo, ter contemplado uma amostra de todas as microrregiões. Agora, pretendeu-se aprofundar o conhecimento de uma dessas regiões que também se justifica pelas seguintes razões:

a) ser o polo socioeconômico mais importante do estado, embora persista a presença da figura do professor leigo no ensino fundamental rural ;
b)ser uma área privilegiada pela concentração da atividade produtiva, da prestação de serviços e de acesso a melhores condições de vida;
c)atrair grande massa migratória tanto do Piauí quanto de estados vizinhos, constituindo-se, de certa forma, na síntese da problemática educacional do estado;
d) por 12 municípios que estão localizados na região da capital (Grande Teresina), beneficiando-se da boa infraestrutura existente, não terem desenvolvido um sistema educacional capaz de responder às demandas sociais e às demandas de mão de obra da região.

Por outro lado, um estudo do problema em todo o estado, inviabilizaria qualquer pretensão de se adotar uma pesquisa etnográfica julgada pertinente  ao problema central formulado neste trabalho. 

Para iniciar a pesquisa de campo houve a necessidade de elaboração de um instrumento de coleta de dados sobre os professores leigos e escolas da área a ser investigada.  O instrumento de coleta de dados ( vide anexo 1) contém nome dos professores, sexo, idade, endereço, estado civil, grau de instrução, curso que faz, séries em que lecionam, tipo de classe (multisseriada, unisseriada), tempo de serviço, nome e endereço da escola, dependência administrativa e localização. Estes dados foram obtidos através de encaminhamento deste instrumento para os prefeitos dos municípios da área escolhida para a pesquisa . Após recebimento dos dados, manteve-se contato, pessoalmente, com as secretarias de educação municipais, in loco,  para escolha das escolas e professores. Em seguida, juntamente com coordenadores pedagógicos, visitou-se a escola escolhida.

Os dados gerais e dos municípios da microrregião de Teresina, alvo deste estudo, encontram-se registrados, a seguir, na tabela  1.

Manteve-se contato com o professor  e obteve-se dele a aceitação para realização do trabalho em sua sala de aula, através de formulário-carta-resposta  (vide anexos 8.2, 8.3   e  8.4 ). Este procedimento foi necessário, uma vez que nem todos os setores estatísticos do estado ou  município dispunham desses dados específicos, mas apenas os quantitativos gerais.

Outro aspecto que determinou esse levantamento inicial refere-se à necessidade de elaboração do plano de trabalho de campo e definição dos critérios de seleção das escolas e dos professores. Este levantamento preliminar desenvolveu-se durante três meses: de fevereiro a abril de 1998. Além das correspondências enviadas pelo correio, manteve-se permanente contato semanal,  por telefone, com as secretárias municipais de educação e coordenadoras pedagógicas.

As  observações realizadas durante pesquisa a de campo enfatizaram os momentos do planejamento pedagógico de ensino e o trabalho em sala de aula. Acredita-se que  observar somente a sala de aula é isolar um momento do processo de ensino e aprendizagem, comprometendo a sua   compreensão,  cujo ciclo envolve o pensamento e a ação, a teoria e a realidade, a norma e prática.


TABELA - 1
PIAUÍ - MUNICÍPIOS DA ÁREA DE PESQUISA, POPULAÇÃO, DENSIDADE DEMOGRÁFICA E DISTÂNCIA PARA TERESINA 
(1999)

MUNICÍPIOS

ÁREA KM2

POPULAÇÃO

DENSIDADE
DEMOGRÁFICA
DISTÂNCIA
PARA   TERESINA

MICRORREGIÃO
TOTAL

9.176,9

807.334

87,97

de 37 a 91
KM

 ALTOS

1.311,8

38.136

29,7

37

 BENEDITINOS

   805,2

10.831

12,07

91

 COIVARAS
  
   587,2

3.332

5,6

68

CURRALINHOS

   357,3

3.068

  8,59

89

D. LOBÃO

   229,1

       13.384

 50,16

30

J. DE FREITAS

1.639,9

29.440

17,95

48

LAGOA ALEGRE

   267,9

6.337

23,65

77

LAGOA DO PIAUÍ

   456,7

2.927

6,41

38

MIGUEL LEÃO

  100,4

1.550

15,44

88

MONS. GIL

  559,4

11.571

17,99

56

TERESINA
   
    1.679,8

655.473

         389,49

0

UNIÃO

1.182,2

36.917

31,23

59

FONTES:
Piauí. Secretaria de Planejamento. Piauí: um estado diferente. 1997
IBGE. Contagem da População. 1996.

Em cada um dos doze municípios envolvidos, sorteou-se, ao acaso, uma escola e o respectivo professor, atendendo aos seguintes aspectos: tempo de serviço (1 a 5 anos; 6 a 10 anos ; 11 a 15 anos e mais de 15 anos), grau de instrução, sexo, tipo de classe (unisseriada e multisseriada ) e série, de modo que no conjunto de professores e escolas pesquisados estivessem contemplados todos os aspectos e situações caracterizados no levantamento inicial.

A presença de um professor na cidade ou na localidade foi motivo de curiosidade  de professores e comunidade. Todos se interessavam  por saber quem era e o que estava fazendo ali. A primeira reação é de curiosidade. Depois vem a desconfiança. Muitos interrogavam: “Este professor não é do Ministério da Educação que veio fiscalizar?”  Em outros momentos, as pessoas se aproximavam e procuravam fazer reclamações sobre o funcionamento da educação no município ou dar informações em tom de denúncia. Após se certificarem do trabalho de pesquisa, os professores queriam saber como  e o porque aquela escola ser  escolhida. “Por que a de fulano e não a minha?”  Dadas as explicações, todos se prontificavam a ajudar e criavam-se até vínculos de amizade com famílias, a ponto de fazerem convites para festas, aniversários, cultos religiosos, reuniões com a comunidade, reuniões de cooperativas ou sindicatos e  festividades escolares, dentre outras.

Na sala de aula, professores e alunos não se intimidaram com a presença de um estranho. Isto se atribui aos contatos anteriores realizados nos planejamentos pedagógicos mensais de ensino, a visitas preliminares à comunidade e à escola, funcionando como uma espécie de apresentação que favoreceu as relações pessoais e profissionais. Em muitas comunidades, o transporte em que o pesquisador se deslocava atendeu a várias solicitações de professores, comunidades, alunos e da própria secretaria de educação dos municípios. As solicitações iam desde “carona”, transporte de material didático e de coordenadores pedagógicos que, por falta de veículos, aproveitavam a presença deste pesquisador na escola para fazerem visitas que eles chamam de supervisão.

As observações nas escolas de cada um dos doze municípios tiveram dois momentos: no primeiro, em cada escola sorteada, fez-se observação em sala de aula de cada professor pelo período mínimo de uma semana; no segundo, após observar as salas de aula dos doze professores dos doze municípios pesquisados, escolheram-se dois professores: Conceição e Maria José respectivamente, a Escola Felipão no município de Altos e a Escola Mariano A.. de Carvalho no município de Teresina, nas quais se aprofundaram as observações durante um mês letivo.

Além de observações, fez-se entrevista com a secretária municipal de educação, coordenadora pedagógica e o professor das escolas pesquisadas. As entrevistas não tiveram um momento característico onde alguém pergunta e outro responde. Os aspectos foram introduzidos em conversas informais, gravadas, individuais e coletivas no período que se esteve presente na escola, de forma que os sujeitos não se sentiam avaliados com perguntas diretas. Isto permitiu informações mais precisas uma vez que as entrevistas se deram no contexto da pesquisa de campo. As entrevistas não estruturadas tiveram questões elaboradas a partir das lacunas deixadas pelas observações, geralmente sobre os seguintes aspectos:  razões da escolha do magistério, influência dos familiares, trajetória escolar, atividades aplicadas em sala de aula aprendidas com o professor da época de estudante, dificuldades para dar aulas, outra profissão que exerce além de professor, como e com quem soluciona as dúvidas da atividade docente, quais programas de rádio e TV assiste, tipos de leitura, participação no processo decisório da escola e da secretaria de educação, dificuldades de elaboração e execução do planejamento, sugestões para melhorar a escola rural.

Nas entrevistas, também não estruturadas, dos secretários de educação e coordenadores pedagógicos, as questões surgiram das observações do trabalho da Secretaria e de informações dos professores sobre o trabalho que eles realizavam. Dentre outras, as questões se referiam a temas como: opinião sobre o planejamento mensal de  que os professores participam, dificuldades dos professores para elaborar e aplicar o planejamento, atividades de apoio aos professores realizadas pela Secretaria de Educação, acompanhamento e avaliação  do trabalho pedagógico do professor e sugestões para os problemas apontados.

Esse conjunto de dados permitiu o cruzamento de "olhares" na busca de significados dos eventos "óbvios", mas complexos enquanto elementos de  uma rede semântica que ajudam a explicar uma história local como ingrediente importante para a compreensão da história social, especialmente as relações entre o  processo de ensino e aprendizagem e a cultura social. Como diz Bueno, (1996)

                     "(...) o 'olhar etnográfico' é mais do que um simples olhar, pois ele supõe sempre um 'diálogo'. E não apenas porque envolve diálogos e conversas com os informantes da pesquisa mas, essencialmente, porque pede um contínuo interrogar-se sobre os dados e sobre suas relações com os referenciais teóricos e destes com o referencial empírico(p.48)".

Para a mesma autora (p. 48)  a busca de sentido a partir do ponto de vista dos sujeitos não deve restringir-se ao saber local, mas superá-los no sentido de apreender por quais caminhos essas relações e significados são construídos, remetendo-os "no espaço e no tempo", enfatizando sua história como subsídio para a construção de uma nova teoria.

Clifford Geertz (1987), para explicar a tarefa da etnografia, a ilustra com um conto da Índia relatado da seguinte maneira: alguém conta que

                     "O mundo descansava sobre uma plataforma, a qual se apoiava sobre o  lombo de um elefante o qual, por sua vez, se sustentava sobre o lombo de uma tartaruga”. Alguém perguntou, diz  Geertz, (quiçá fosse um etnógrafo, pois essa é a maneira como se comportam), em que se apoia a tartaruga? Responderam-lhe que em outra tartaruga. E essa outra tartaruga? Ah! Sahib, depois dessa são todas tartarugas. (p.39/40)

Continuando, diz  Geertz:

                     "Sempre há o perigo de que a análise cultural, em busca das tartarugas   que se encontram mais profundamente situadas, perca contato com as duras  superfícies da vida, com as realidades políticas e econômicas dentro das quais os homens estão sempre inseridos e perca contato com as necessidades biológicas e físicas em que se apoiam essas duras superfícies".

Para compreender esta dinâmica torna-se necessário, pois, descrever analiticamente os micro-processos que sustentam a construção de um quadro explicativo para os eventos práticos e teóricos observados.  A descrição analítica da rede de relações do processo de construção de saberes pedagógicos em sala de aula exige a opção por uma metodologia qualitativa cuja orientação fundamenta o tema desta investigação e na qual esta se inscreve.

As observações dos planejamentos pedagógicos mensais de ensino e das salas de aula foram registradas em manuscrito. Após cada observação, elaborou-se um texto, recuperado a partir das anotações,  das conversas informais e das lembranças dos fatos presenciados. Os registros continham, na medida do possível, os fatos e as fala ocorridas, tentando evitar  quaisquer juízos de valor do pesquisador. Para Elsie Rockwell (1987),

                     "não há uma norma metodológica que indique o que se pode fazer ‘tecnicamente’. O que de fato se faz no campo depende do objeto que se constrói; depende da interação que se busca com a realidade. A interação etnográfica, no campo, por ser social, em certa medida, está fora do nosso controle. Intervém, nela, além disso, nossos próprios processos inconscientes".1  (p.7),

As entrevistas foram gravadas em fitas k-7 e transcritas.  Fizeram-se, também, registros em vídeo de aspectos de momentos observados. Durante a pesquisa, teve-se oportunidade de conviver e conversar com professores, alunos, pais, dirigentes, lideranças comunitárias e políticas locais e de participar, a convite, de vários eventos educacionais, políticos, religiosos e familiares nas comunidades pesquisadas. Isso permitiu captar aspectos subjacentes e compreender um conjunto de práticas decorrentes de relações sociais com implicações no trabalho do professor e na produtividade escolar. Após a elaboração do texto ampliado das observações, construiu-se um  Roteiro para análise descritiva da prática pedagógica de sala de aula de um (a ) professor ( a) leigo ( a) de uma escola primária rural, tal como descrito a seguir.

ANÁLISE DESCRITIVA DA
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR LEIGO


Unidade Escolar : Eusébio Francisco de Sousa
Turno: Manhã
Turma: Multisseriada.
Séries: de 1a à 4a

Município: Demerval Lobão

Localidade: Bode
Profa. Suzana
Data: 03/06/1998.
Assuntos da aula: 1a  série: Estudos Sociais - A Casa.
                             2a  série: Estudos Sociais - Comunidade Urbana
                             3a série: Estudos Sociais -  Comunidade Rural
                             4a série: Estudos Sociais -  Os Rios

            Acesso e Contexto Escolar: a escola e a sala de aula

            Chego à escola às 7:30 depois de deixar o carro do outro lado do Rio Poty e após atravessar o Rio Poty a pé, (nesta época do ano não há mais chuvas e o rio já dá passagem no seu leito com uma lâmina d'àgua de aproximadamente um metro), e seguir por uma trilha na mata distante da escola cerca de 3 Km. No primeiro dia, tive a companhia de um guia para chegar até a escola, um prédio de alvenaria com uma sala de aula ampla, uma pequena sala onde a professora guarda todo o material pedagógico e a merenda escolar, uma pequena cantina. Não há sanitário. Em caso de necessidade, usa-se a sentina (fossa séptica - latrina) no quintal da casa da mãe da professora ao lado da escola. A escola situa-se no interior de uma fazenda onde moram os familiares da professora. A maioria dos alunos já estão em classe. Os últimos alunos encontram-se comigo um pouco antes da chegada à escola, vindos das mais diferentes direções da mata. A mãe da professora é também zeladora da escola. Ela sempre gosta de ficar debruçada em uma das janelas ou sentada em um banco no canto da sala para assistir às aulas. A irmã de Suzana, que também é professora lá na cidade, de vez em quando aparece na escola e auxilia no trabalho pedagógico. Alunos e professora trazem para a sala de aula crianças pequenas porque não tem quem cuide delas. É comum, também, os alunos trazerem consigo animais de estimação como carneiro, cachorro, etc. Após todos sentarem-se, a professora inicia a aula.

A Dinâmica das Interações entre Professor e Aluno

As relações professor-aluno embora influenciadas por regras institucionais são fortemente determinadas por fatores informais ou subjetivos quais sejam: familiares, de amizade, grau de acesso aos espaços de poder local, representado pelo grau de liderança e aceitação pela comunidade. Atrás dessa aparente interação formal onde professor e aluno projetam uma imagem legitimada por normas institucionais, ocorrem relações só reveladas através do conhecimento de regras tácitas aceitas pelo grupo, absorvidas do contexto social fora da escola. Essas regras tácitas são percebidas principalmente através do processo comunicativo, as forma de desenvolvimento das atividades pedagógicas, sejam através da metodologia da participação ou do questionamento, sejam através do silêncio de gestos que ocultam senhas de conflito, acomodação, resistência, autodefesa e constituem mecanismos do pacto de não-ameaça mútua para não comprometer o acordo tácito que permeia e sustenta essas interações.

Temáticas curriculares e Temáticas das Relações Informais entre Alunos

A temática curricular oficial representa um rompimento com a temática do cotidiano cultural da população rural do qual fazem parte professores leigos e alunos. Isso ocorre não só pelo pouco preparo intelectual e pedagógico do professor leigo para articular estes saberes, mas também porque os conteúdos curriculares oficiais apresentam pouca ou quase nenhuma influência na mudança das condições de sobrevivência social e produtiva dessa população. Na sala de aula, isso se traduz pela atividade pedagógica isolada da realidade do aluno, caracterizada geralmente pela exigência de respostas pré-determinadas, anulando as múltiplas respostas construídas pela reflexão dos alunos.

            O Trabalho Pedagógico: o processo de ensino e aprendizagem

“Profa. - Hoje, nós vamos dar continuação ao assunto de estudos sociais. Nós vimos comunidade urbana e rural...foi feito atividade. Todos Fizeram? Depois...eu fiz assim...uma tarefa sobre zona urbana e rural. Quem não fez este exercício?
Alunos - Eu fiz!... Eu fiz!...
Profa. -  A 2a série vai copiar a tarefa do livro e vocês da 1a série...é estudos sociais: “A Casa”. Vão copiar o texto no caderno.”

A professora vai ao quadro e copia no quadro de giz o assunto da 2a série porque os alunos não têm livro. Ainda não chegou o livro à escola. Ela escreve no quadro: 2a série - continuação de estudos sociais - O Bairro. Em Escolas multisseriadas há, geralmente, dois quadros de giz para facilitar o atendimento das várias séries. Enquanto a 1a série copia o texto de estudos sociais no caderno, em um quadro de giz a professora copia sempre do livro o assunto da 2a série e no outro quadro de giz a tarefa da 4a série, alternando num e noutro quadro à proporção que os alunos vão terminando de copiar. No segundo quadro, ela escreve o título do assunto da 4a série: Os Rios. E retorna ao assunto da 2a série: O Bairro.”

            "Nas cidades grandes além do centro há também muitos bairros. O bairro é uma parte da cidade. Nos bairros há residências, ruas praças, padarias, farmácias, escolas, casas comerciais hospitais, clubes e muitas outras coisas".

As Tarefas em Sala de Aula e Representações do Processo de Aprender

Observa-se que a ênfase dada a tarefas copiadas no quadro de giz pelo professor parece significar o mecanismo mais aceito e de maior crença em relação à aprendizagem dos alunos. A ausência de tarefas pode representar desde falta de interesse do professor e até sua incompetência, uma vez  que o  caderno dos alunos  e o diário  de  classe  tornam-se instrumentos de avaliação do trabalho docente pelos coordenadores pedagógicos ao visitarem as escolas onde se pode observar que a prática pedagógica em sala de aula recebe influências das representações dos dirigentes educacionais, captadas pelos professores através das práticas de orientação emanadas das Secretarias Municipais de Educação. O que parece ser  possível concluir é que as representações de professores, alunos e pais sobre o processo pedagógico são construídas com base nas representações perpassadas nas práticas orientadas e controladas pelas coordenações pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação.

A professora vai ao segundo quadro e inicia a tarefa da 4a série sobre "Os Rios", enquanto a 2a série copia o texto sobre "O Bairro".
            "1)Complete:
            a)a ciência que estuda os rios chama-se______________
            b)o lugar onde o rio nasce chama-se_________________
            c)o rio é _______________________________________
            d)o lugar onde ele lança suas águas recebe o nome de __________ou ___________.”

A professora circula pela sala e orienta alguns alunos [..........], aguardando os alunos terminarem de copiar.
“Profa. - Terminaram?
Aluno - Pode apagar.”

A professora apaga o quadro de 2a série e continua o texto. Enquanto isso, alunos de outras séries conversam [...........].

            "Alguns bairros ficam perto do centro da cidade e outros ficam afastados na periferia onde se localizam os subúrbios. Os subúrbios formam a zona suburbana. As pessoas que moram no subúrbio ou periferia enfrentam, muitas vezes, sérios problemas de transporte, abastecimento d'água, esgoto, energia elétrica, educação e saúde.”

A professora volta ao quadro da 4a série enquanto os de 2a estão copiando.
            “e) o lugar onde o rio corre chama-se ________________________
            2) que são afluentes?
            3) Responda:
            a) onde correm os rios planaltos? (sic)
a)      onde correm os rios planícies? (sic)”

A professora, circula por entre as carteiras dos alunos de 1a série enquanto os outros alunos copiam as tarefas do quadro de giz e volta à tarefa de 4a série.

            "c) quais as principais bacias hidrográficas do Brasil?”

A professora volta a orientar  os alunos de 1a série .
“Profa. - Eu fiz teu nome pra tu cobrir e tu apaga, né?
Enquanto isso alguns alunos andam pela sala.
Uma aluna - Quem é aquele homem que vai passando lá fora?”

Alguns alunos olham pela janela. A professora indiferente  ao que está acontecendo, atende  alunos que ainda não sabem ler[............]. Ela copia a tarefa no caderno do próprio aluno. Trata-se de uma lista de nomes para o aluno cobrir. Volta-se para alunos que estão saindo. O controle curricular e disciplinar de quatro séries ao mesmo tempo excede a capacidade do professor leigo de trabalhar ao mesmo tempo todos os eventos que ocorrem em sala de aula, considerando-se as condições materiais, de trabalho e a prevalência de relações informais entre professor e alunos (fora de qualquer hierarquia), acima de relações burocráticas ou seja determinadas por regras formais.

“Profa. - Pra onde vocês vão?
Dois alunos - Vamos lá fora!...
Profa. - Terminaram?”

E volta ao quadro de giz e continua o texto da 2a série.

            "Os bairros podem ser: residenciais, comerciais, ou industriais.”

A professora vai até à porta e a tranca para evitar o entra-e-sai dos alunos e continua o assunto da 2a série e enquanto copia no quadro vai ditando em voz alta.

"Bairros residenciais são bairros onde se concentra (sic) um grande número de residências. Nesses bairros em geral, as pessoas se conhecem mais e chegam até a formar associações de moradores para defender (sic) e lutar por melhorias, pelos direitos e deveres de toda comunidade do bairro.”

A professora enquanto aguarda os alunos de 2a série copiarem, apaga o outro quadro e continua a tarefa da 4a  série.

            "d) qual a maior bacia hidrográfica do mondo?
             4) Onde está instalada a Usina Hidroelétrica de Tucuruí?
             5) De que é formada a bacia do São Francisco?
             6) Onde nasce o Rio São Francisco?”

A professora dirige-se aos alunos de 2a série.

“Profa. - Terminaram?
Aluno - Terminei!...
Profa. - Agora, vamos ver os bairros comerciais e industriais.”

E continua o assunto da 2a série.

            "Bairros comerciais são onde há muito (sic) estabelecimentos comerciais.”

Ela sai andando pela sala, verificando a tarefa dos alunos de 1a série e volta ao quadro de giz.

"Esses bairros são bastante movimentados durante o dia por causa das atividades comerciais e venda (sic) que são realizadas em suas ruas.
Bairro industrial são aqueles que concentram muitas fabricas onde são feitos produtos para alimentação, construção, vestuário, farmácia e higiene.
Aluno - Professora, terminou?!
Outro aluno - Daqui pra onze...
Profa. - Tá terminando...”

A professora senta-se enquanto os alunos copiam...e folheia seu caderno de atividades.

“Profa. - Terminaram? Eu vou terminar de copiar e vou passar atividades para vocês de acordo com o assunto.”

A professora levanta-se, vai ao quadro e o apaga para concluir o assunto da 2a série.

            "Geralmente os bairros industriais são poluídos, devido fumaça das substâncias tóxicas, barulho das máquinas e das cirenes (sic).
Profa. - Pronto, só até aí...”
Ela sai pela sala vendo a tarefa dos outros alunos. À janela da sala de aula ficam sempre pessoas adultas, observando e crianças de casas vizinhas à escola, muitas vezes familiares de alunos e da professora e alguns deles entram e saem da classe. Enquanto os alunos copiam a tarefa, a professora conversa com sua irmã que está à janela.

“Aluno da 2a série - Professora, passa logo o exercício!...
Profa. - Aguarda um pouco... A 1a série abre o livro onde tem os tipos de moradia...Olha, presta atenção...Oh...o assunto é: A Casa e tem assim: tipos de moradia.”

 A professora vai lendo o texto do livro e fazendo perguntas aos alunos sobre o mesmo [....] e vai repetindo o que o livro diz como forma de explicação para o aluno.

“Aluno - Tá na hora do recreio...
Profa. - Já tá passando da hora...Vão...Só quinze minutos...”

O Recreio: um espaço burocrático

Observou-se que o espaço do recreio nada mais representa senão um cumprimento burocrático da organização escolar. Não tem nenhuma relação de tempo e aprendizagem como necessidade físico-psicológica dos alunos e professor. Não há hora certa. Muitas vezes, depende do apronto da merenda escolar, independente de horário. Talvez se possa dizer que isto decorre do contexto de relações de trabalho na zona rural onde as crianças, via de regra, desconhecem o lazer relacionado às necessidades de sua idade; desde cedo participam da rotina de trabalho com a família e as horas de lazer são aquelas onde acompanham seus pais nas atividades sociais dos adultos: festas, festejos, rezas, jogos, feiras, vaquejadas, aniversários, reuniões familiares, folclóricas e comunitárias, restando muito pouco tempo para as brincadeiras características da infância. Isso quer dizer que a trajetória infantil rural tem outras concepções das demais crianças de outros espaços sociais.

Durante o recreio os alunos correm pelo pátio aberto ao redor da escola, outros sentam-se na calçada e conversam e outros tanto meninos como meninas jogam futebol com uma bola de plástico dada pela professora, o único brinquedo existente na escola. Enquanto os alunos vão para o recreio, a professora prepara as tarefas.
Após o recreio, os alunos retornam suados e fazem uma fila em frente a um pote d'água que se encontra no canto da sala e com, apenas dois copos de plástico vão se revezando.  A professora vai ao quadro de giz, apaga-o e escreve o exercício da 2a série sobre o assunto que fora copiado na primeira parte da aula.

            "Atividade
            1) Responda:
            a) o que é bairro?
            b) como podem ser os bairros?
            2) Marque com X a alternativa certa.
            a) (  )o bairro residencial é muito agitado;
            b) (  )todos os bairros são iguais;
            c) (  )os bairros industriais geralmente são poluídos;
            d) (  )todos os bairros possuem o mesmo nome.”

Enquanto os alunos da 2a série copiam, a professora vai ao outro quadro e copia a tarefa da 1a série.

            "1) Quais os materiais que podem ser usados na construção de  uma casa. Pinte o quadrinho:  cimento, algodão, tijolo, pedra, papel, cal, madeira.”

A professora, no outro quadro, continua a tarefa da 2a série.

            "e) (  ) o bairro é uma rua.
            3) O que encontramos num bairro residencial?
            4) O que encontramos num bairro comercial ?
            5) O que encontramos num bairro industrial?
1)      Você conhece algum bairro? E como é ele?”
2)       
A professora senta-se enquanto os alunos respondem. Anda pela sala e tira dúvidas [...]. Chama um aluno da 1a série ao quadro e pede para ele responder e depois continua a tarefa da 1a série.

            "2) Você mora em casa ou em um apartamento?
            3) Quantos e quais são os cômodos de sua casa?”

A professora relê os quesitos  e os explica [.....] e continua a tarefa da 1a série.

            “4) Qual o cômodo de sua casa que você mais gosta?”

            Os alunos têm muitas dificuldades de responder estes exercícios, mesmo porque o vocabulário utilizado pelo livro não tem um correspondente no imaginário cultural do aluno e por outro, porque as questões que o professor copia do livro desfavorece totalmente a construção de uma ideia sobre o assunto e exige, apenas, uma resposta mecânica, decorada do "ponto" que o professor copiou no quadro de giz. Muitos, jamais vão ter ideia clara do que seja, por exemplo, apartamento ou cômodo.

Faltam 15 minutos para o término da aula e a professora lembrou que ainda tem a 3a série.
“Profa. - Agora a tarefa da 3a série!..
            Atividades de Estudos Sociais
            1) Responda:
            a) o que é zona rural?
            b) onde costuma (sic) trabalhar as pessoas que vive (sic) na zona rural?
            c) como são chamadas das pessoas que moram na zona rural?
            d) o que encontramos na zona rural?”

A professora senta-se enquanto os alunos da 3a série copiam o exercício.

“Profa. - Olha, a 3a série, amanhã a gente continua o exercício de estudos sociais. Até amanhã.”

            Final de Aula: a saída dos alunos.

São onze horas. Os alunos arrumam livros e cadernos, saem às pressas , tomam as veredas de volta para casa e observando-se pela janela da sala aos poucos vão sendo encobertos pela folhagem.  Certamente, estão com fome porque, neste período, não está havendo merenda na escola. Eu e a professora saímos por último e percorremos o mesmo caminho de volta em direção ao rio onde ela mora e eu tenho que atravessá-lo a pé e tomar o carro que está do outro lado para me dirigir à sede do município e retornar, novamente, amanhã.

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1 Cf. No hay una norma metodológica que se indique qué se puede o se debe hacer “tecnicamente”. Lo que de hecho se hace en el  campo depende del objeto que se construye; depende de la interacción que se busca com la realidad; La interacción etnográfica en el campo , por ser social, en cierta medida está fuera de nuestro control. Intervienen en ella además nuestros proprios processos inconscientes.

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