PESQUISA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA
EDUCATIONAL RESEARCH : AN APPROACH
EXPERIENCE ETNOGRÁFICA
José Ribamar
Tôrres Rodrigues
Doutor em
Educação pela USP
Mestre em
Educação pela PUC/SP
Estágio em
Formação de Professores no IUFM de DOUAI/ França
Estágio em
formação de Professores em CUBA
Ex-Membro do
Conselho Estadual de Educação/PI
Ex-Coordenador
do Fórum Estadual de Educação
Membro do Banco
de Avaliadores do MEC/INEP.
José
Ribamar Tôrres Rodrigues
PhD in
Education from USP
Master
in Education from PUC / SP
Internship
in Teacher Training in IUFM of DOUAI / France
Internship
in Teacher Training in Cuba
Former
member of the State Board of Education / PI
Former
Coordinator of the State Education Forum
Member
of Appraisers Bank MEC / INEP .
Tel (86)
99415-9958
Este texto trata de uma experiência
de pesquisa etnográfica realizada para tese de doutorado sobre o tema A
Construção de Saberes Pedagógicos na Prática docente, defendida na Universidade
de São Paulo – Brasil. O campo de pesquisa foi constituído pela área geográfica
da Grande Teresina, capita do Estado do Piauí, área onde se concentram 14
municípios, a mais populosa e de maior nível econômico. O Piauí situa-se na
Região Nordeste do Brasil, caracterizada por ser uma das mais pobres do país onde
se destacam os baixos níveis de educação escolar e as condições de vida e de
trabalho são precárias com grande parte do território dominado pela vegetação
de caatinga, de chapadas, de sertão e litoral nem sempre próprios para a
agricultura, dependente do ciclo irregular de chuvas que comprometem o
desenvolvimento humano e econômico com grandes períodos de seca. O acesso à
educação pública e de qualidade, especialmente rural e nas periferias urbanas,
ainda é um desafio para ser superado, apesar do discurso político que garante
séculos de manutenção no poder e de dominação econômica e social de grupos de
interesse familiar. Em contradição, o Estado do Piauí é onde se concentram os maiores
índices de analfabetismo brasileiro.
This text is an ethnographic research
experiment conducted for a doctoral thesis on the topic Construction of
Knowledge Pedagogic in teaching practice, defended at the University of São
Paulo - Brazil. The research field was constituted by the geographical area of
Greater Teresina, head of Piaui state, area where focus 14 municipalities,
the most populous and most economic level. Piauí is located in the Northeast of
Brazil, characterized by being one of the poorest in the country which
highlights the low levels of education and living conditions and working
conditions are precarious with much of the territory dominated by vegetation of
caatinga, of plateaus, the hinterland and the coast not always suitable for
agriculture, dependent on the irregular cycle of rains that compromise human
and economic development with long periods of drought. Access to public
education and quality, especially rural and urban peripheries, it is still a
challenge to be overcome, despite the political discourse that ensures
maintenance centuries in power and economic and social domination of family
interest groups. In contradiction, the state of Piaui is where they concentrate
the largest Brazilian illiteracy rates.
Ce texte est une expérience de recherche
ethnographique menée pour une thèse de doctorat sur le thème Construction des
connaissances dans la pratique pédagogique de l'enseignement, a défendu à
l'Université de São Paulo - Brésil. Le champ de recherche a été constitué par
la zone géographique du Grand Teresina, chef de l'Etat de Piaui, zone où se
concentrent 14 municipalités, le niveau le plus peuplé et le plus économique.
Piauí est situé dans le nord-est du Brésil, caractérisé en étant l'un des plus
pauvres du pays qui met en évidence les faibles niveaux d'éducation et les
conditions de vie et les conditions de travail sont précaires avec une grande
partie du territoire dominé par la végétation de caatinga, des plateaux,
l'arrière-pays et la côte ne conviennent pas toujours à l'agriculture, en
fonction du cycle irrégulier des pluies qui compromettent le développement
humain et économique avec de longues périodes de sécheresse. Accès à
l'éducation publique et la qualité, en particulier les périphéries rurales et
urbaines, il est encore un défi à surmonter, malgré le discours politique qui
assure des siècles d'entretien au pouvoir et la domination économique et
sociale des groupes d'intérêt de la famille. En contradiction, l'état de Piaui
est l'endroit où ils se concentrent les plus forts taux d'analphabétisme du
Brésil.
Este texto es un experimento de
investigación etnográfica realizada para una tesis doctoral sobre el tema
Construcción de saber pedagógico en la práctica docente, defendida en la
Universidad de San Pablo - Brasil. El campo de estudio estuvo constituida por
el área geográfica de mayor Teresina, jefe del estado de Piauí, zona en la que
se centran los 14 municipios, el nivel más poblada y más económica. Piauí se
encuentra en el noreste de Brasil, caracterizada por ser uno de los más pobres
en el país que se destacan los bajos niveles de educación y las condiciones de
vida y las condiciones de trabajo son precarias con gran parte del territorio
dominado por la vegetación de la caatinga, de mesetas, el interior y la costa
no siempre aptas para la agricultura, dependiente del ciclo irregular de las
lluvias que comprometen el desarrollo humano y económico, con largos períodos
de sequía. El acceso a la educación pública y la calidad, especialmente
periferias rurales y urbanos, todavía es un reto que hay que superar, a pesar
del discurso político que asegura siglos de mantenimiento en el poder y la dominación
económica y social de los grupos de interés de la familia. En contradicción, el
estado de Piauí es donde se concentran los mayores índices de analfabetismo en
Brasil.
Questo testo è un esperimento di ricerca
etnografica condotta per una tesi di dottorato sul tema costruzione della
conoscenza pedagogica in pratica di insegnamento, ha difeso presso l'Università
di San Paolo - Brasile. Il campo di ricerca è stata costituita per l'area
geografica di Greater Teresina, capo di Stato di Piaui, area in cui si
concentrano 14 comuni, il livello più popoloso e più economica. Piauí è situato
nel nord-est del Brasile, caratterizza per essere uno dei più poveri del paese,
che mette in evidenza i bassi livelli di istruzione e condizioni di vita e le
condizioni di lavoro sono precarie, con gran parte del territorio dominato
dalla vegetazione della caatinga, di altopiani, l'entroterra e la costa non è
sempre adatto per l'agricoltura, a seconda del ciclo irregolare delle piogge
che compromettono lo sviluppo umano ed economico, con lunghi periodi di
siccità. L'accesso all'istruzione pubblica e la qualità, in particolare
periferie rurali e urbane, è ancora una sfida da superare, nonostante il
discorso politico che garantisce secoli di manutenzione in potere e di dominio
economico e sociale della famiglia gruppi di interesse. In contrasto, lo stato
di Piaui è dove si concentrano i maggiori tassi di analfabetismo brasiliani.
Dieser Text ist ein ethnographisches
Forschungsexperiment für eine Doktorarbeit zum Thema Konstruktion von Wissen
Pedagogic in der Unterrichtspraxis durchgeführt, an der Universität von São
Paulo verteidigt - Brasilien. Das Forschungsfeld wurde von dem geografischen
Gebiet von Greater Tere, Leiter der Piaui Zustand, Bereich gebildet, wo 14
Gemeinden konzentrieren, die bevölkerungsreichste und wirtschaftlichste Niveau.
Piauí im Nordosten Brasiliens, gekennzeichnet durch eine der ärmsten des Landes
zu sein, die die niedrigen Bildungsniveau und Lebensbedingungen hervorhebt und
die Arbeitsbedingungen sind prekär mit viel von dem Gebiet dominiert von
Vegetation von Caatinga, von Plateaus, das Hinterland und an der Küste nicht
immer geeignet für die Landwirtschaft, abhängig von der unregelmäßigen Zyklus
von Regen, die mit langen Dürreperioden menschliche und wirtschaftliche
Entwicklung gefährden.
Der Zugang zu öffentlichen Bildung und
Qualität, vor allem ländlichen und städtischen Peripherien, es ist immer noch
eine Herausforderung zu überwinden, trotz des politischen Diskurses, der
Wartung Jahrhunderte an der Macht und die wirtschaftliche und soziale
Herrschaft der Familie Interessengruppen gewährleistet. Im Widerspruch, ist der
Zustand der Piaui, wo sie die größten brasilianischen Analphabetenrate
konzentrieren.
Этот текст
является этнографическое исследование эксперимент, проведенный для докторской
диссертации по теме Строительство знаний Педагогики в педагогической практике,
защитил в Университете Сан-Паулу - Бразилия. Область исследования составляют
географический район Большого Терезина, глава Пиауи государства, области, где
фокус 14 муниципалитетов, самый густонаселенный и самый экономический уровень.
Piauí расположен на северо-востоке Бразилии, характеризуется тем, что одним из
самых бедных в стране, в которой подчеркивается низкий уровень образования и условий
жизни и условий труда сомнительны с большей частью территории преобладает
растительность каатинга, плато, внутренних районах и на побережье не всегда
пригодны для сельского хозяйства, в зависимости от нерегулярном цикле дождей,
что поставить под угрозу человеческое и экономическое развитие с длительными
периодами засухи. Доступ к общественному образованию и качества, особенно в
сельских и городских окраин, это все еще проблема, которую необходимо
преодолеть, несмотря на политический дискурс, который гарантирует поддержание
веков в силе и экономического и социального доминирования групп семейных
интересов. В противоположность, состояние Пиауи, где они концентрируются
крупнейшие бразильские уровень неграмотности.
Etot tekst yavlyayetsya etnograficheskoye issledovaniye
eksperiment, provedennyy dlya doktorskoy dissertatsii po teme Stroitel'stvo znaniy
Pedagogiki v pedagogicheskoy praktike, zashchitil v Universitete San-Paulu - Braziliya.
Oblast' issledovaniya sostavlyayut geograficheskiy rayon Bol'shogo Terezina, glava Piaui gosudarstva, oblasti, gde fokus 14 munitsipalitetov, samyy gustonaselennyy i samyy ekonomicheskiy uroven'. Piauí raspolozhen na severo-vostoke Brazilii, kharakterizuyetsya tem,
chto odnim iz samykh bednykh v strane, v kotoroy podcherkivayetsya nizkiy uroven' obrazovaniya i usloviy zhizni i usloviy truda somnitel'ny s bol'shey chast'yu territorii preobladayet rastitel'nost' kaatinga, plato, vnutrennikh rayonakh i na poberezh'ye ne vsegda prigodny dlya sel'skogo khozyaystva, v zavisimosti ot neregulyarnom tsikle dozhdey, chto postavit' pod ugrozu chelovecheskoye i ekonomicheskoye razvitiye s dlitel'nymi periodami zasukhi. Dostup k obshchestvennomu obrazovaniyu i kachestva, osobenno v sel'skikh i gorodskikh okrain, eto vse yeshche problema, kotoruyu neobkhodimo preodolet', nesmotrya na politicheskiy diskurs, kotoryy garantiruyet podderzhaniye vekov v sile i ekonomicheskogo i sotsial'nogo dominirovaniya grupp semeynykh interesov. V protivopolozhnost', sostoyaniye Piaui, gde oni kontsentriruyutsya krupneyshiye brazil'skiye uroven' negramotnosti.
Atualmente, o Estado do
Piauí contém 15 microrregiões, cada uma agrupando vários municípios semelhantes
sócio–economicamente num total de 221 municípios.
A área pesquisada
compõe-se de doze municípios que fazem parte da região metropolitana da
capital, a Grande Teresina, constituindo-se numa das microrregiões do Estado do
Piauí conforme critérios técnicos do IBGE .
A escolha de apenas uma
das 15 microrregiões do Estado do Piauí para este estudo justifica-se pelo fato
de a pesquisa da dissertação de mestrado, que versou sobre as concepções e
práticas do professor leigo, ter contemplado uma amostra de todas as
microrregiões. Agora, pretendeu-se aprofundar o conhecimento de uma dessas
regiões que também se justifica pelas seguintes razões:
a) ser o polo socioeconômico
mais importante do estado, embora persista a presença da figura do professor
leigo no ensino fundamental rural ;
b)ser uma área
privilegiada pela concentração da atividade produtiva, da prestação de serviços
e de acesso a melhores condições de vida;
c)atrair grande massa
migratória tanto do Piauí quanto de estados vizinhos, constituindo-se, de certa
forma, na síntese da problemática educacional do estado;
d) por 12 municípios que
estão localizados na região da capital (Grande Teresina), beneficiando-se da
boa infraestrutura existente, não terem desenvolvido um sistema educacional
capaz de responder às demandas sociais e às demandas de mão de obra da região.
Por outro lado, um estudo
do problema em todo o estado, inviabilizaria qualquer pretensão de se adotar
uma pesquisa etnográfica julgada pertinente
ao problema central formulado neste trabalho.
Para iniciar a pesquisa
de campo houve a necessidade de elaboração de um instrumento de coleta de dados
sobre os professores leigos e escolas
da área a ser investigada. O instrumento
de coleta de dados ( vide anexo 1)
contém nome dos professores, sexo, idade, endereço, estado civil, grau de
instrução, curso que faz, séries em que lecionam, tipo de classe
(multisseriada, unisseriada), tempo de serviço, nome e endereço da escola,
dependência administrativa e localização. Estes dados foram obtidos através de
encaminhamento deste instrumento para os prefeitos dos municípios da área
escolhida para a pesquisa . Após recebimento dos dados, manteve-se contato,
pessoalmente, com as secretarias de educação municipais, in loco, para escolha das
escolas e professores. Em seguida, juntamente com coordenadores pedagógicos,
visitou-se a escola escolhida.
Os dados gerais e dos
municípios da microrregião de Teresina, alvo deste estudo, encontram-se
registrados, a seguir, na tabela 1.
Manteve-se contato com o
professor e obteve-se dele a aceitação
para realização do trabalho em sua sala de aula, através de
formulário-carta-resposta (vide anexos
8.2, 8.3 e 8.4 ). Este procedimento foi necessário, uma
vez que nem todos os setores estatísticos do estado ou município dispunham desses dados específicos,
mas apenas os quantitativos gerais.
Outro aspecto que
determinou esse levantamento inicial refere-se à necessidade de elaboração do
plano de trabalho de campo e definição dos critérios de seleção das escolas e
dos professores. Este levantamento preliminar desenvolveu-se durante três
meses: de fevereiro a abril de 1998. Além das correspondências enviadas pelo
correio, manteve-se permanente contato semanal,
por telefone, com as secretárias municipais de educação e coordenadoras
pedagógicas.
As observações realizadas durante pesquisa a de
campo enfatizaram os momentos do planejamento pedagógico de ensino e o trabalho
em sala de aula. Acredita-se que
observar somente a sala de aula é isolar um momento do processo de
ensino e aprendizagem, comprometendo a sua
compreensão, cujo ciclo envolve o
pensamento e a ação, a teoria e a realidade, a norma e prática.
TABELA - 1
PIAUÍ - MUNICÍPIOS DA ÁREA DE
PESQUISA, POPULAÇÃO, DENSIDADE DEMOGRÁFICA E DISTÂNCIA PARA TERESINA
(1999)
|
MUNICÍPIOS
|
ÁREA KM2
|
POPULAÇÃO
|
DENSIDADE
DEMOGRÁFICA
|
DISTÂNCIA
PARA TERESINA
|
|
MICRORREGIÃO
TOTAL
|
9.176,9
|
807.334
|
87,97
|
de 37 a 91
KM
|
|
ALTOS
|
1.311,8
|
38.136
|
29,7
|
37
|
|
BENEDITINOS
|
805,2
|
10.831
|
12,07
|
91
|
|
COIVARAS
|
587,2
|
3.332
|
5,6
|
68
|
|
CURRALINHOS
|
357,3
|
3.068
|
8,59
|
89
|
|
D. LOBÃO
|
229,1
|
13.384
|
50,16
|
30
|
|
J. DE FREITAS
|
1.639,9
|
29.440
|
17,95
|
48
|
|
LAGOA ALEGRE
|
267,9
|
6.337
|
23,65
|
77
|
|
LAGOA DO PIAUÍ
|
456,7
|
2.927
|
6,41
|
38
|
|
MIGUEL LEÃO
|
100,4
|
1.550
|
15,44
|
88
|
|
MONS. GIL
|
559,4
|
11.571
|
17,99
|
56
|
|
TERESINA
|
1.679,8
|
655.473
|
389,49
|
0
|
|
UNIÃO
|
1.182,2
|
36.917
|
31,23
|
59
|
FONTES:
Piauí. Secretaria de Planejamento.
Piauí: um estado diferente. 1997
IBGE. Contagem da População. 1996.
Em cada um dos doze
municípios envolvidos, sorteou-se, ao acaso, uma escola e o respectivo
professor, atendendo aos seguintes aspectos: tempo de serviço (1 a 5 anos; 6 a
10 anos ; 11 a 15 anos e mais de 15 anos), grau de instrução, sexo, tipo de
classe (unisseriada e multisseriada ) e série, de modo que no conjunto de
professores e escolas pesquisados estivessem contemplados todos os aspectos e
situações caracterizados no levantamento inicial.
A presença de um
professor na cidade ou na localidade foi motivo de curiosidade de professores e comunidade. Todos se
interessavam por saber quem era e o que
estava fazendo ali. A primeira reação é de curiosidade. Depois vem a
desconfiança. Muitos interrogavam: “Este
professor não é do Ministério da Educação que veio fiscalizar?” Em outros momentos, as pessoas se aproximavam
e procuravam fazer reclamações sobre o funcionamento da educação no município
ou dar informações em tom de denúncia. Após se certificarem do trabalho de
pesquisa, os professores queriam saber como
e o porque aquela escola ser
escolhida. “Por que a de fulano e não a minha?” Dadas as explicações, todos se prontificavam
a ajudar e criavam-se até vínculos de amizade com famílias, a ponto de fazerem
convites para festas, aniversários, cultos religiosos, reuniões com a
comunidade, reuniões de cooperativas ou sindicatos e festividades escolares, dentre outras.
Na sala de aula,
professores e alunos não se intimidaram com a presença de um estranho. Isto se
atribui aos contatos anteriores realizados nos planejamentos pedagógicos
mensais de ensino, a visitas preliminares à comunidade e à escola, funcionando
como uma espécie de apresentação que favoreceu as relações pessoais e
profissionais. Em muitas comunidades, o transporte em que o pesquisador se
deslocava atendeu a várias solicitações de professores, comunidades, alunos e
da própria secretaria de educação dos municípios. As solicitações iam desde
“carona”, transporte de material didático e de coordenadores pedagógicos que,
por falta de veículos, aproveitavam a presença deste pesquisador na escola para
fazerem visitas que eles chamam de supervisão.
As observações nas
escolas de cada um dos doze municípios tiveram dois momentos: no primeiro, em cada
escola sorteada, fez-se observação em sala de aula de cada professor pelo
período mínimo de uma semana; no segundo, após observar as salas de aula dos
doze professores dos doze municípios pesquisados, escolheram-se dois
professores: Conceição e Maria José respectivamente, a Escola Felipão no
município de Altos e a Escola Mariano A.. de Carvalho no município de Teresina,
nas quais se aprofundaram as observações durante um mês letivo.
Além de observações,
fez-se entrevista com a secretária municipal de educação, coordenadora
pedagógica e o professor das escolas pesquisadas. As entrevistas não tiveram um
momento característico onde alguém pergunta e outro responde. Os aspectos foram
introduzidos em conversas informais, gravadas, individuais e coletivas no
período que se esteve presente na escola, de forma que os sujeitos não se
sentiam avaliados com perguntas diretas. Isto permitiu informações mais
precisas uma vez que as entrevistas se deram no contexto da pesquisa de campo.
As entrevistas não estruturadas tiveram questões elaboradas a partir das
lacunas deixadas pelas observações, geralmente sobre os seguintes
aspectos: razões da escolha do
magistério, influência dos familiares, trajetória escolar, atividades aplicadas
em sala de aula aprendidas com o professor da época de estudante, dificuldades
para dar aulas, outra profissão que exerce além de professor, como e com quem
soluciona as dúvidas da atividade docente, quais programas de rádio e TV
assiste, tipos de leitura, participação no processo decisório da escola e da
secretaria de educação, dificuldades de elaboração e execução do planejamento,
sugestões para melhorar a escola rural.
Nas entrevistas, também
não estruturadas, dos secretários de educação e coordenadores pedagógicos, as
questões surgiram das observações do trabalho da Secretaria e de informações
dos professores sobre o trabalho que eles realizavam. Dentre outras, as
questões se referiam a temas como: opinião sobre o planejamento mensal de que os professores participam, dificuldades
dos professores para elaborar e aplicar o planejamento, atividades de apoio aos
professores realizadas pela Secretaria de Educação, acompanhamento e
avaliação do trabalho pedagógico do
professor e sugestões para os problemas apontados.
Esse conjunto de dados permitiu
o cruzamento de "olhares" na busca de significados dos eventos
"óbvios", mas complexos enquanto elementos de uma rede semântica que ajudam a explicar uma
história local como ingrediente importante para a compreensão da história
social, especialmente as relações entre o
processo de ensino e aprendizagem e a cultura social. Como diz Bueno,
(1996)
"(...) o 'olhar
etnográfico' é mais do que um simples olhar, pois ele supõe sempre um
'diálogo'. E não apenas porque envolve diálogos e conversas com os informantes
da pesquisa mas, essencialmente, porque pede um contínuo interrogar-se sobre os
dados e sobre suas relações com os referenciais teóricos e destes com o
referencial empírico(p.48)".
Para a mesma autora (p.
48) a busca de sentido a partir do ponto
de vista dos sujeitos não deve restringir-se ao saber local, mas superá-los no
sentido de apreender por quais caminhos essas relações e significados são
construídos, remetendo-os "no espaço e no tempo", enfatizando sua história
como subsídio para a construção de uma nova teoria.
Clifford Geertz (1987),
para explicar a tarefa da etnografia, a ilustra com um conto da Índia relatado
da seguinte maneira: alguém conta que
"O mundo descansava
sobre uma plataforma, a qual se apoiava sobre o
lombo de um elefante o qual, por sua vez, se sustentava sobre o lombo de
uma tartaruga”. Alguém perguntou, diz
Geertz, (quiçá fosse um etnógrafo, pois essa é a maneira como se
comportam), em que se apoia a tartaruga? Responderam-lhe que em outra
tartaruga. E essa outra tartaruga? Ah! Sahib, depois dessa são todas
tartarugas. (p.39/40)
Continuando, diz Geertz:
"Sempre há o perigo
de que a análise cultural, em busca das tartarugas que se encontram mais profundamente
situadas, perca contato com as duras
superfícies da vida, com as realidades políticas e econômicas dentro das
quais os homens estão sempre inseridos e perca contato com as necessidades
biológicas e físicas em que se apoiam essas duras superfícies".
Para compreender esta
dinâmica torna-se necessário, pois, descrever analiticamente os micro-processos
que sustentam a construção de um quadro explicativo para os eventos práticos e
teóricos observados. A descrição
analítica da rede de relações do processo de construção de saberes pedagógicos
em sala de aula exige a opção por uma metodologia qualitativa cuja orientação
fundamenta o tema desta investigação e na qual esta se inscreve.
As observações dos
planejamentos pedagógicos mensais de ensino e das salas de aula foram
registradas em manuscrito. Após cada observação, elaborou-se um texto,
recuperado a partir das anotações, das
conversas informais e das lembranças dos fatos presenciados. Os registros
continham, na medida do possível, os fatos e as fala ocorridas, tentando
evitar quaisquer juízos de valor do
pesquisador. Para Elsie Rockwell (1987),
"não há uma norma
metodológica que indique o que se pode fazer ‘tecnicamente’. O que de fato se
faz no campo depende do objeto que se constrói; depende da interação que se
busca com a realidade. A interação etnográfica, no campo, por ser social, em
certa medida, está fora do nosso controle. Intervém, nela, além disso, nossos
próprios processos inconscientes". (p.7),
As entrevistas foram
gravadas em fitas k-7 e transcritas.
Fizeram-se, também, registros em vídeo de aspectos de momentos
observados. Durante a pesquisa, teve-se oportunidade de conviver e conversar
com professores, alunos, pais, dirigentes, lideranças comunitárias e políticas
locais e de participar, a convite, de vários eventos educacionais, políticos,
religiosos e familiares nas comunidades pesquisadas. Isso permitiu captar
aspectos subjacentes e compreender um conjunto de práticas decorrentes de
relações sociais com implicações no trabalho do professor e na produtividade
escolar. Após a elaboração do texto ampliado das observações, construiu-se
um Roteiro para análise descritiva da
prática pedagógica de sala de aula de um (a ) professor ( a) leigo ( a) de uma
escola primária rural, tal como descrito a seguir.
ANÁLISE DESCRITIVA DA
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR LEIGO
Unidade
Escolar : Eusébio Francisco de Sousa
Turno:
Manhã
Turma:
Multisseriada.
Séries: de
1a à 4a
Município: Demerval Lobão
Localidade:
Bode
Profa.
Suzana
Data:
03/06/1998.
Assuntos da
aula: 1a série: Estudos
Sociais - A Casa.
2a série: Estudos Sociais - Comunidade Urbana
3a
série: Estudos Sociais - Comunidade
Rural
4a
série: Estudos Sociais - Os Rios
Acesso e Contexto Escolar: a escola
e a sala de aula
Chego à escola às 7:30 depois de
deixar o carro do outro lado do Rio Poty e após atravessar o Rio Poty a pé,
(nesta época do ano não há mais chuvas e o rio já dá passagem no seu leito com
uma lâmina d'àgua de aproximadamente um metro), e seguir por uma trilha na mata
distante da escola cerca de 3 Km. No primeiro dia, tive a companhia de um guia
para chegar até a escola, um prédio de alvenaria com uma sala de aula ampla,
uma pequena sala onde a professora guarda todo o material pedagógico e a
merenda escolar, uma pequena cantina. Não há sanitário. Em caso de necessidade,
usa-se a sentina (fossa séptica - latrina) no quintal da casa da mãe da
professora ao lado da escola. A escola situa-se no interior de uma fazenda onde
moram os familiares da professora. A maioria dos alunos já estão em classe. Os
últimos alunos encontram-se comigo um pouco antes da chegada à escola, vindos
das mais diferentes direções da mata. A mãe da professora é também zeladora da
escola. Ela sempre gosta de ficar debruçada em uma das janelas ou sentada em um
banco no canto da sala para assistir às aulas. A irmã de Suzana, que também é professora
lá na cidade, de vez em quando aparece na escola e auxilia no trabalho
pedagógico. Alunos e professora trazem para a sala de aula crianças pequenas
porque não tem quem cuide delas. É comum, também, os alunos trazerem consigo
animais de estimação como carneiro, cachorro, etc. Após todos sentarem-se, a
professora inicia a aula.
A Dinâmica
das Interações entre Professor e Aluno
As relações
professor-aluno embora influenciadas por regras institucionais são fortemente
determinadas por fatores informais ou subjetivos quais sejam: familiares, de
amizade, grau de acesso aos espaços de poder local, representado pelo grau de
liderança e aceitação pela comunidade. Atrás dessa aparente interação formal
onde professor e aluno projetam uma imagem legitimada por normas
institucionais, ocorrem relações só reveladas através do conhecimento de regras
tácitas aceitas pelo grupo, absorvidas do contexto social fora da escola. Essas
regras tácitas são percebidas principalmente através do processo comunicativo,
as forma de desenvolvimento das atividades pedagógicas, sejam através da
metodologia da participação ou do questionamento, sejam através do silêncio de
gestos que ocultam senhas de conflito, acomodação, resistência, autodefesa e
constituem mecanismos do pacto de não-ameaça mútua para não comprometer o
acordo tácito que permeia e sustenta essas interações.
Temáticas
curriculares e Temáticas das Relações Informais entre Alunos
A
temática curricular oficial representa um rompimento com a temática do
cotidiano cultural da população rural do qual fazem parte professores leigos e
alunos. Isso ocorre não só pelo pouco preparo intelectual e pedagógico do
professor leigo para articular estes saberes, mas também porque os conteúdos
curriculares oficiais apresentam pouca ou quase nenhuma influência na mudança
das condições de sobrevivência social e produtiva dessa população. Na sala de
aula, isso se traduz pela atividade pedagógica isolada da realidade do aluno,
caracterizada geralmente pela exigência de respostas pré-determinadas, anulando
as múltiplas respostas construídas pela reflexão dos alunos.
O Trabalho Pedagógico: o processo de
ensino e aprendizagem
“Profa. - Hoje, nós vamos dar continuação ao assunto
de estudos sociais. Nós vimos comunidade urbana e rural...foi feito atividade.
Todos Fizeram? Depois...eu fiz assim...uma tarefa sobre zona urbana e rural.
Quem não fez este exercício?
Alunos
- Eu fiz!... Eu fiz!...
Profa. - A 2a
série vai copiar a tarefa do livro e vocês da 1a série...é estudos
sociais: “A Casa”. Vão copiar o texto no caderno.”
A
professora vai ao quadro e copia no quadro de giz o assunto da 2a
série porque os alunos não têm livro. Ainda não chegou o livro à escola. Ela
escreve no quadro: 2a série - continuação de estudos sociais - O
Bairro. Em Escolas multisseriadas há, geralmente, dois quadros de giz para
facilitar o atendimento das várias séries. Enquanto a 1a série copia
o texto de estudos sociais no caderno, em um quadro de giz a professora copia
sempre do livro o assunto da 2a série e no outro quadro de giz a
tarefa da 4a série, alternando num e noutro quadro à proporção que
os alunos vão terminando de copiar. No segundo quadro, ela escreve o título do
assunto da 4a série: Os Rios. E retorna ao assunto da 2a
série: O Bairro.”
"Nas cidades grandes além do
centro há também muitos bairros. O bairro é uma parte da cidade. Nos bairros há
residências, ruas praças, padarias, farmácias, escolas, casas comerciais
hospitais, clubes e muitas outras coisas".
As
Tarefas em Sala de Aula e Representações do Processo de Aprender
Observa-se
que a ênfase dada a tarefas copiadas no quadro de giz pelo professor parece
significar o mecanismo mais aceito e de maior crença em relação à aprendizagem
dos alunos. A ausência de tarefas pode representar desde falta de interesse do
professor e até sua incompetência, uma vez
que o caderno dos alunos e o diário
de classe tornam-se instrumentos de avaliação do
trabalho docente pelos coordenadores pedagógicos ao visitarem as escolas onde
se pode observar que a prática pedagógica em sala de aula recebe influências
das representações dos dirigentes educacionais, captadas pelos professores
através das práticas de orientação emanadas das Secretarias Municipais de
Educação. O que parece ser possível
concluir é que as representações de professores, alunos e pais sobre o processo
pedagógico são construídas com base nas representações perpassadas nas práticas
orientadas e controladas pelas coordenações pedagógicas das Secretarias
Municipais de Educação.
A
professora vai ao segundo quadro e inicia a tarefa da 4a série sobre
"Os Rios", enquanto a 2a série copia o texto sobre "O
Bairro".
"1)Complete:
a)a ciência que estuda os rios
chama-se______________
b)o lugar onde o rio nasce
chama-se_________________
c)o rio é _______________________________________
d)o lugar onde ele lança suas águas
recebe o nome de __________ou ___________.”
A
professora circula pela sala e orienta alguns alunos [..........], aguardando
os alunos terminarem de copiar.
“Profa.
- Terminaram?
Aluno
- Pode apagar.”
A
professora apaga o quadro de 2a série e continua o texto. Enquanto
isso, alunos de outras séries conversam [...........].
"Alguns bairros ficam perto do
centro da cidade e outros ficam afastados na periferia onde se localizam os
subúrbios. Os subúrbios formam a zona suburbana. As pessoas que moram no
subúrbio ou periferia enfrentam, muitas vezes, sérios problemas de transporte,
abastecimento d'água, esgoto, energia elétrica, educação e saúde.”
A
professora volta ao quadro da 4a série enquanto os de 2a
estão copiando.
“e) o lugar onde o rio corre
chama-se ________________________
2) que são afluentes?
3) Responda:
a) onde correm os rios planaltos?
(sic)
a)
onde correm os rios planícies? (sic)”
A
professora, circula por entre as carteiras dos alunos de 1a série
enquanto os outros alunos copiam as tarefas do quadro de giz e volta à tarefa
de 4a série.
"c) quais as principais bacias
hidrográficas do Brasil?”
A
professora volta a orientar os alunos de
1a série .
“Profa.
- Eu fiz teu nome pra tu cobrir e tu apaga, né?
Enquanto
isso alguns alunos andam pela sala.
Uma
aluna - Quem é aquele homem que vai passando lá fora?”
Alguns
alunos olham pela janela. A professora indiferente ao que está acontecendo, atende alunos que ainda não sabem ler[............].
Ela copia a tarefa no caderno do próprio aluno. Trata-se de uma lista de nomes
para o aluno cobrir. Volta-se para alunos que estão saindo. O controle
curricular e disciplinar de quatro séries ao mesmo tempo excede a capacidade do
professor leigo de trabalhar ao mesmo tempo todos os eventos que ocorrem em
sala de aula, considerando-se as condições materiais, de trabalho e a
prevalência de relações informais entre professor e alunos (fora de qualquer
hierarquia), acima de relações burocráticas ou seja determinadas por regras
formais.
“Profa.
- Pra onde vocês vão?
Dois
alunos - Vamos lá fora!...
Profa.
- Terminaram?”
E
volta ao quadro de giz e continua o texto da 2a série.
"Os bairros podem ser:
residenciais, comerciais, ou industriais.”
A
professora vai até à porta e a tranca para evitar o entra-e-sai dos alunos e
continua o assunto da 2a série e enquanto copia no quadro vai
ditando em voz alta.
"Bairros
residenciais são bairros onde se concentra (sic) um grande número de
residências. Nesses bairros em geral, as pessoas se conhecem mais e chegam até
a formar associações de moradores para defender (sic) e lutar por melhorias,
pelos direitos e deveres de toda comunidade do bairro.”
A
professora enquanto aguarda os alunos de 2a série copiarem, apaga o
outro quadro e continua a tarefa da 4a série.
"d) qual a maior bacia
hidrográfica do mondo?
4) Onde está instalada a Usina Hidroelétrica
de Tucuruí?
5) De que é formada a bacia do São Francisco?
6) Onde nasce o Rio São Francisco?”
A
professora dirige-se aos alunos de 2a série.
“Profa.
- Terminaram?
Aluno
- Terminei!...
Profa.
- Agora, vamos ver os bairros comerciais e industriais.”
E
continua o assunto da 2a série.
"Bairros comerciais são onde há
muito (sic) estabelecimentos comerciais.”
Ela
sai andando pela sala, verificando a tarefa dos alunos de 1a série e
volta ao quadro de giz.
"Esses
bairros são bastante movimentados durante o dia por causa das atividades
comerciais e venda (sic) que são realizadas em suas ruas.
Bairro
industrial são aqueles que concentram muitas fabricas onde são feitos produtos
para alimentação, construção, vestuário, farmácia e higiene.
Aluno
- Professora, terminou?!
Outro
aluno - Daqui pra onze...
Profa.
- Tá terminando...”
A
professora senta-se enquanto os alunos copiam...e folheia seu caderno de
atividades.
“Profa. - Terminaram? Eu vou terminar de copiar e vou
passar atividades para vocês de acordo com o assunto.”
A
professora levanta-se, vai ao quadro e o apaga para concluir o assunto da 2a
série.
"Geralmente
os bairros industriais são poluídos, devido fumaça das substâncias tóxicas,
barulho das máquinas e das cirenes (sic).
Profa.
- Pronto, só até aí...”
Ela
sai pela sala vendo a tarefa dos outros alunos. À janela da sala de aula ficam
sempre pessoas adultas, observando e crianças de casas vizinhas à escola,
muitas vezes familiares de alunos e da professora e alguns deles entram e saem
da classe. Enquanto os alunos copiam a tarefa, a professora conversa com sua
irmã que está à janela.
“Aluno
da 2a série - Professora, passa logo o exercício!...
Profa. - Aguarda um pouco... A 1a série
abre o livro onde tem os tipos de moradia...Olha, presta atenção...Oh...o
assunto é: A Casa e tem assim: tipos de moradia.”
A professora vai lendo o texto do livro e fazendo
perguntas aos alunos sobre o mesmo [....] e vai repetindo o que o livro diz
como forma de explicação para o aluno.
“Aluno
- Tá na hora do recreio...
Profa.
- Já tá passando da hora...Vão...Só quinze minutos...”
O
Recreio: um espaço burocrático
Observou-se
que o espaço do recreio nada mais representa senão um cumprimento burocrático
da organização escolar. Não tem nenhuma relação de tempo e aprendizagem como necessidade
físico-psicológica dos alunos e professor. Não há hora certa. Muitas vezes,
depende do apronto da merenda escolar, independente de horário. Talvez se possa
dizer que isto decorre do contexto de relações de trabalho na zona rural onde
as crianças, via de regra, desconhecem o lazer relacionado às necessidades de
sua idade; desde cedo participam da rotina de trabalho com a família e as horas
de lazer são aquelas onde acompanham seus pais nas atividades sociais dos
adultos: festas, festejos, rezas, jogos, feiras, vaquejadas, aniversários,
reuniões familiares, folclóricas e comunitárias, restando muito pouco tempo
para as brincadeiras características da infância. Isso quer dizer que a
trajetória infantil rural tem outras concepções das demais crianças de outros
espaços sociais.
Durante
o recreio os alunos correm pelo pátio aberto ao redor da escola, outros
sentam-se na calçada e conversam e outros tanto meninos como meninas jogam
futebol com uma bola de plástico dada pela professora, o único brinquedo
existente na escola. Enquanto os alunos vão para o recreio, a professora
prepara as tarefas.
Após
o recreio, os alunos retornam suados e fazem uma fila em frente a um pote
d'água que se encontra no canto da sala e com, apenas dois copos de plástico
vão se revezando. A professora vai ao
quadro de giz, apaga-o e escreve o exercício da 2a série sobre o
assunto que fora copiado na primeira parte da aula.
"Atividade
1) Responda:
a) o que é bairro?
b) como podem ser os bairros?
2) Marque com X a alternativa certa.
a) (
)o bairro residencial é muito agitado;
b) (
)todos os bairros são iguais;
c) (
)os bairros industriais geralmente são poluídos;
d) (
)todos os bairros possuem o mesmo nome.”
Enquanto
os alunos da 2a série copiam, a professora vai ao outro quadro e
copia a tarefa da 1a série.
"1)
Quais os materiais que podem ser usados na construção de uma casa. Pinte o quadrinho: cimento, algodão, tijolo, pedra, papel, cal,
madeira.”
A
professora, no outro quadro, continua a tarefa da 2a série.
"e) ( ) o bairro é uma rua.
3) O que encontramos num bairro
residencial?
4) O que encontramos num bairro
comercial ?
5) O que encontramos num bairro
industrial?
1)
Você conhece algum bairro? E como é ele?”
2)
A
professora senta-se enquanto os alunos respondem. Anda pela sala e tira dúvidas
[...]. Chama um aluno da 1a série ao quadro e pede para ele
responder e depois continua a tarefa da 1a série.
"2) Você mora em casa ou em um
apartamento?
3) Quantos e quais são os cômodos de
sua casa?”
A
professora relê os quesitos e os explica
[.....] e continua a tarefa da 1a série.
“4) Qual o cômodo de sua casa que
você mais gosta?”
Os alunos têm muitas dificuldades de
responder estes exercícios, mesmo porque o vocabulário utilizado pelo livro não
tem um correspondente no imaginário cultural do aluno e por outro, porque as
questões que o professor copia do livro desfavorece totalmente a construção de
uma ideia sobre o assunto e exige, apenas, uma resposta mecânica, decorada do
"ponto" que o professor copiou no quadro de giz. Muitos, jamais vão
ter ideia clara do que seja, por exemplo, apartamento ou cômodo.
Faltam
15 minutos para o término da aula e a professora lembrou que ainda tem a 3a
série.
“Profa.
- Agora a tarefa da 3a série!..
Atividades de Estudos Sociais
1) Responda:
a) o que é zona rural?
b) onde costuma (sic) trabalhar as
pessoas que vive (sic) na zona rural?
c) como são chamadas das pessoas que
moram na zona rural?
d) o que encontramos na zona rural?”
A
professora senta-se enquanto os alunos da 3a série copiam o
exercício.
“Profa.
- Olha, a 3a série, amanhã a gente continua o exercício de estudos
sociais. Até amanhã.”
Final de Aula: a saída dos alunos.
São
onze horas. Os alunos arrumam livros e cadernos, saem às pressas , tomam as
veredas de volta para casa e observando-se pela janela da sala aos poucos vão
sendo encobertos pela folhagem.
Certamente, estão com fome porque, neste período, não está havendo
merenda na escola. Eu e a professora saímos por último e percorremos o mesmo
caminho de volta em direção ao rio onde ela mora e eu tenho que atravessá-lo a
pé e tomar o carro que está do outro lado para me dirigir à sede do município e
retornar, novamente, amanhã.
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