terça-feira, 9 de setembro de 2025

SABERES PEDAGÓGICOS DOCENTE PARA PRÁTICA METODOLÓGICA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TEACHING PEDAGOGICAL KNOWLEDGE FOR METHODOLOGICAL PRACTICE OF KNOWLEDGE CONSTRUCTION José Ribamar Tôrres Rodrigues Doutor em Educação pela USP Mestre em Educação pela PUC/SP Estágio em Formação de Professores no IUFM de DOUAI/ França Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação/PI Ex-Coordenador do Fórum Estadual de Educação Ex-Membro do Banco de Avaliadores do MEC/INEP José Ribamar Tôrres Rodrigues PhD in Education from USP Master in Education from PUC / SP Internship in Teacher Training in the IUFM of DOUAI / France Former member of the State Board of Education / PI Former Coordinator of the State Education Forum Member of Appraisers Bank MEC / INEP RESUMO Trata-se de discutir ideias de uma metodologia da prática docente numa abordagem de construção do conhecimento como uma alternativa de aprendizagem de aprender a aprender com base em algumas referências científicas das ciências da educação, introduzidas a partir das etapas de descoberta de um novo saber. Dão-se ênfase em dimensões como atitudinal, conceitual e procedimental não apenas do professor, mas do grupo de profissionais diretamente envolvido neste processo. Elegem-se, dentre outras estratégias metodológicas: a contextualização, a problematização, a fundamentação e a aplicação prática e tecnológica não na lógica linear, mas na abordagem circular, caracterizada por atividades que, concomitantemente, se desenvolvem sem separação do todo da parte e nem da parte do todo para uma abordagem totalizante com significado social. Palavras-chave: Saberes Pedagógicos. Prática Docente. Construção do conhecimento. Abstract It is about discussing ideas of a teaching practice methodology in an approach of knowledge construction as an alternative of learning to learn to learn based on some scientific references of the education sciences, introduced from the stages of discovery of a new knowledge. Emphasis is placed on dimensions such as attitudinal, conceptual and procedural not only of the teacher, but of the group of professionals directly involved in this process. Among other methodological strategies, the following are chosen: contextualization, problematization, reasoning and practical and technological application not in linear logic, but in a circular approach, characterized by activities that, concomitantly, are developed without separating the whole from the part or from the part of the whole to a totalizing approach with social meaning. Keywords: pedagogical knowledge. Teaching practice. Construction of knowledge. Resumè Il s'agit de discuter des idées d'une méthodologie de pratique pédagogique dans une approche de construction des savoirs comme alternative d'apprendre à apprendre à apprendre à partir de quelques références scientifiques des sciences de l'éducation, introduites dès les étapes de découverte d'un nouveau savoir. L'accent est mis sur des dimensions telles que l'attitude, le concept et la procédure non seulement de l'enseignant, mais du groupe de professionnels directement impliqués dans ce processus. Parmi les autres stratégies méthodologiques, sont retenues : la contextualisation, la problématisation, le raisonnement et l'application pratique et technologique non pas en logique linéaire, mais dans une démarche circulaire, caractérisée par des activités qui, concomitamment, se développent sans séparer le tout de la partie ni du partie du tout à une approche totalisante à sens social. Mots clés : connaissances pédagogiques. Pratique de l'enseignement. Construire des savoirs. Resumen Se trata de discutir ideas de una metodología de práctica docente en un enfoque de construcción del conocimiento como alternativa de aprender a aprender a aprender a partir de algunos referentes científicos de las ciencias de la educación, introducidos a partir de las etapas de descubrimiento de un nuevo conocimiento. Se enfatizan dimensiones como la actitudinal, conceptual y procedimental no solo del docente, sino del grupo de profesionales directamente involucrados en este proceso. Entre otras estrategias metodológicas, se opta por la contextualización, problematización, razonamiento y aplicación práctica y tecnológica no en lógica lineal, sino en un enfoque circular, caracterizado por actividades que, concomitantemente, se desarrollan sin separar el todo de la parte o del parte del todo a un enfoque totalizador con sentido social. Palabras clave: conocimiento pedagógico. Práctica docente. Construcción del conocimiento. Sommario Si tratta di discutere le idee di una metodologia di pratica didattica in un approccio di costruzione della conoscenza come alternativa all'imparare ad imparare ad apprendere sulla base di alcuni riferimenti scientifici delle scienze dell'educazione, introdotti dalle fasi di scoperta di una nuova conoscenza. L'accento è posto su dimensioni quali attitudinali, concettuali e procedurali non solo dell'insegnante, ma del gruppo di professionisti direttamente coinvolti in questo processo. Tra le altre strategie metodologiche si scelgono: contestualizzazione, problematizzazione, ragionamento e applicazione pratica e tecnologica non in logica lineare, ma in un approccio circolare, caratterizzato da attività che, parallelamente, si sviluppano senza separare il tutto dalla parte o dal parte del tutto ad un approccio totalizzante con significato sociale. Parole chiave: conoscenza pedagogica. Pratica di insegnamento. Costruzione della conoscenza. Zusammenfassung Es geht darum, Ideen einer Lehrpraxismethodik in einem Ansatz der Wissenskonstruktion als Alternative des Lernens zu lernen zu diskutieren, basierend auf einigen wissenschaftlichen Referenzen der Erziehungswissenschaften, eingeführt aus den Phasen der Entdeckung eines neuen Wissens. Der Schwerpunkt liegt auf Dimensionen wie Einstellung, Konzept und Verfahren nicht nur des Lehrers, sondern auch der Gruppe von Fachleuten, die direkt an diesem Prozess beteiligt sind. Unter anderen methodischen Strategien werden folgende gewählt: Kontextualisierung, Problematisierung, Argumentation und praktische und technologische Anwendung nicht in linearer Logik, sondern in einem zirkulären Ansatz, der durch Aktivitäten gekennzeichnet ist, die gleichzeitig entwickelt werden, ohne das Ganze vom Teil oder vom Teil zu trennen Teil des Ganzen zu einem totalisierenden Ansatz mit sozialer Bedeutung. Schlüsselwörter: pädagogisches Wissen. Unterrichtspraxis. Konstruktion von Wissen. РЕЗЮМЕ Речь идет об обсуждении идей методологии педагогической практики в подходе построения знаний как альтернативы обучению учиться учиться на основе некоторых научных ориентиров педагогических наук, привносимых с этапов открытия нового знания. Акцент делается на таких измерениях, как мировоззренческий, концептуальный и процессуальный не только педагога, но и группы специалистов, непосредственно вовлеченных в этот процесс. Среди других методологических стратегий выбраны следующие: контекстуализация, проблематизация, рассуждение и практическое и технологическое применение не в линейной логике, а в круговом подходе, характеризующемся действиями, которые одновременно развиваются, не отделяя целое от части или от части целого к тотализирующему подходу с социальным смыслом. Ключевые слова: педагогическое знание. Педагогическая практика. Строительство знаний. REZYUME Rech' idet ob obsuzhdenii idey metodologii pedagogicheskoy praktiki v podkhode postroyeniya znaniy kak al'ternativy obucheniyu uchit'sya uchit'sya na osnove nekotorykh nauchnykh oriyentirov pedagogicheskikh nauk, privnosimykh s etapov otkrytiya novogo znaniya. Aktsent delayetsya na takikh izmereniyakh, kak mirovozzrencheskiy, kontseptual'nyy i protsessual'nyy ne tol'ko pedagoga, no i gruppy spetsialistov, neposredstvenno vovlechennykh v etot protsess. Sredi drugikh metodologicheskikh strategiy vybrany sleduyushchiye: kontekstualizatsiya, problematizatsiya, rassuzhdeniye i prakticheskoye i tekhnologicheskoye primeneniye ne v lineynoy logike, a v krugovom podkhode, kharakterizuyushchemsya deystviyami, kotoryye odnovremenno razvivayutsya, ne otdelyaya tseloye ot chasti ili ot chasti tselogo k totaliziruyushchemu podkhodu s sotsial'nym smyslom. Klyuchevyye slova: pedagogicheskoye znaniye. Pedagogicheskaya praktika. Stroitel'stvo znaniy. Todas as abordagens metodológicas são consequência de um ciclo de práticas, inseridos em um contexto cultural de época. Essas abordagens são cunhadas de muitos apelidos conforme as características culturais (teórica, histórica e metodológica) de cada época. Apesar de tantos nomes que servem de marketing para profissionais, empresas e instituições de ensino, as metodologias ativas se fundamentam em uma série de abordagens teórico-práticas. No entanto, todas defendem o princípio da aprendizagem centrada no aluno como protagonista do processo, sendo o professor apenas a diretriz, a fonte de orientação, mas também aprendiz em cujo processo de aprendizagem estabelece campos de interação e construção de representações, onde cada um coloca suas ideias, trocam opiniões, sistematizam com base em um referencial cientifico, legitimam suas argumentações discutidas coletivamente, constroem e sistematizam um novo conhecimento para provocar novas questões. Nesse sentido, Edgard Morin, Paulo Freire, John Dewey e Antonio Gramsci nos oferecem categorias teóricas que de alguma maneira se articulam nos diferentes campos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Edgard Morin (2003) estabelece três dimensões que implicam nas características da produção do conhecimento: a racionalidade técnica que dá ênfase ao caráter instrumental da ação pedagógica docente; a racionalidade hermenêutica cuja abordagem dar relevo ao crítico-reflexivo e a racionalidade emancipatória que implica na atuação consciente e na participação do cidadão para a transformação da realidade. Estas categorias teóricas enfatizam os processos cognitivos e políticos da construção do conhecimento. Paulo Freire (1996) coloca o processo de ensino e aprendizagem como uma construção consciente onde o sujeito passa de um processo de senso comum para uma consciência histórica onde o conhecimento mobiliza sua participação para transformação das condições de vida do pensar, do sentir e do agir como superação da atividade passiva que ele chama de educação bancária e uma atuação do sujeito para um protagonismo do processo de construção de significados históricos, sociais e culturais. Dewey (2007) dar ênfase a ação do sujeito como construtor do conhecimento, caracterizado por uma mentalidade aberta para a mudança onde todos os fatores sociais, cognitivos e psicológicos definem um novo conhecimento. Assim, a aplicação de metodologias ativas transforma a concepção tradicional de ensino e aprendizagem, ainda hoje, muito em voga, apesar das mudanças socioeconômicas e tecnológicas dos últimos cinquenta ano, em Práticas Docentes inovadoras como vetor de mudança e superação do ensino tradicional anacrônico às transformações científicas, econômicas e sociais consentâneas as exigências da sociedade do conhecimento. 1. PROTOCOLO METODOLÓGICO 3.1 Dos procedimentos antes, durante e depois da aula Como forma de registro do início e fim das aulas, segue algumas diretrizes para esclarecimentos de procedimentos que devem ser executados pelos professores durante o período de suas aulas A PARTIR de agora. Isso vai simplificar o trabalho do professor e estabelecer um PADRÃO BÁSICO de execução da proposta pedagógica-metodológica que a Faculdade precisa para ser bem avaliada de acordo com o Programa de Qualidade que adota desde 2009. A proposta metodológica adotada pela Faculdade CET constitui um processo de ensino e aprendizagem, através das METODOLOGIAS ATIVAS com ênfase na sala de aula invertida, fundada na construção do conhecimento, na interdisciplinaridade, no domínio teórico-prático e no protagonismo tridimensional: professor – aluno – contexto social. Compõem as dimensões dessa proposta metodológica: a) A contextualização b) A problematização c) A Interdisciplinaridade d) A fundamentação e) A aplicação prática f) A ressignificação / recontextualização. g) A ênfase na aplicação de recursos tecnológicos de ponta como base a aprendizagem e do domínio das exigências do mundo do trabalho. É um grande equívoco pensar, como manifesta o discurso educacional circulante de época, de que só o aluno é protagonista, passando a ser crença que a função dos docentes é, apenas, de motivador, orientador e repetidor de processos, transformado não num produtor de conhecimento, mas aplicador de modelos pedagógicos o que caracteriza o positivismo pedagógico-metodológico. No entanto, o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve numa relação de protagonismo de alternância onde professor, aluno, recursos, e contexto cultural (conteúdos, habilidades e valores) se evidenciam de acordo com o momento e a etapa do processo de construção do conhecimento. 1.2. Procedimentos preliminares da aula 1.2.1. Dos planos de curso 3.2.2. O professor deve receber do Coordenador de Curso a (s) ementa (s) da(s) disciplina(s) que vai ou vão ministrar, os objetivos do curso e o perfil formativo do egresso. 3.2.3. Elabora o Plano de Curso (da disciplina), no formulário e disponibiliza no sistema acadêmico dentro dos prazos previsto no Art. 2º da Portaria nº 13/2020 de até 07 (sete) dias antes do primeiro dia de aula; 3.2.4 Gera um arquivo de PDF e insere na Plataforma para conhecimento dos alunos antes; 3.2.5. Elabora o Cronograma de aulas, conforme modelo do sistema acadêmico, contendo: Dia e Mês da aula / Hora de início e termino da Aula / conteúdo a ser trabalhado em cada aula (presencial e 20%) / Objetivos / Atividades de sala de aula e da Plataforma (práticas de sala de aula / de laboratório / exercícios de revisão / Avaliação (O quê? Como? Quando?), As referências impressas ou virtuais do conteúdo trabalhado em cada aula. 3.2.6. Após até três (03) dias de terminado o encontro do Modulado, os professores devem postar na Plataforma o material de estudo, atividades de Sala de Aula Invertida e dos 20% semipresencial, quando houver, que serão trabalhadas no próximo encontro.(Parágrafo 3º da Portaria nº 13/2020. 3.2.7 Os professores de cursos do calendário Semestral que não tenham carga horária dos 20% semipresencial, utilizarão a Plataforma como recurso de aprendizagem postando materiais de estudo, vídeos, exercícios, atividades práticas e/ou teóricas para os alunos e os recursos de Fórum, Chat e outros disponíveis. 3.2.8. Os professores de cursos do calendário presencial semestral, ao final de cada semana de aulas, postarão na Plataforma–AVA os materiais de estudos da SEMANA SEGUINTE para os alunos. 3.2.9. Os professores de quaisquer cursos da Faculdade CET utilizarão as METODOLOGIAS ATIVAS como procedimento PADRÃO, dentre elas: Sala de aula invertida, Estudo de Caso, Pedagogia de Projetos, Pesquisa (iniciação científica), aprendizagem com base em Problemas e outras das metodologias ativas 3.2.10. Os professores podem encontrar materiais de orientação pedagógica, em uma Plataforma AVA, onde serão ofertadas sugestões de técnicas que o professor poderá utilizar se adequadas aos conteúdos ministrados no Link Laboratório Didático-Pedagógico 3.2.11. os professores, antes de iniciar os conteúdos do Plano de Curso em suas aulas, deverão realizar um rápido diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos no início e término de cada UNIDADE DE ENSINO prevista no Plano de Curso, através da aplicação de um rápido exercício escrito, individual, questão subjetiva, um caso ou um problema, sobre os conteúdos a serem trabalhados (questões, problema, um caso, uma explicação teórica ou prática e outros). Com base nos resultados desse exercício, o professor poderá ajustar seu plano de curso e utilizar a Plataforma AVA para postar atividades de nivelamento em paralelo a execução da disciplina, para sanar as deficiências dos alunos apontadas pelo diagnóstico. 3.2.12 O recurso utilizado para um rápido diagnóstico de conhecimentos do aluno sobre o conteúdo a ser estudado poderá ser coerente com as habilidades e competências que serão exigidas pelo conteúdo a ser ministrado. (vídeo, gráfico, imagem, tabelas, quadros, texto do problema ou apenas uma questão numa frase interrogativa para um período de tempo individual e em seguida de debate em grupo para equalização das possíveis respostas dos aluno, sendo concluído com uma sistematização do professor a partir das respostas dos alunos, fundamentando cientificamente. 3.2.13. Orienta-se o docente a evitar o recurso do Data Show com textos contendo assuntos da aula, resumos teóricos de livros ou outras formas que fazem o aluno assumir uma posição passiva de copiar o assunto no seu caderno. O DATA SHOW é de grande utilidade para apresentar gráficos, tabelas, quadros, pequenos textos de caso ou problema, imagens, jogos e outros que vão servir de ilustração para o assunto que será ministrado. 3.2.14 O professor deve sempre explorar, na sala de aula, os resultados de estudo do material enviado aos alunos, no mês anterior, via plataforma, para desenvolver o processo de construção de conhecimentos do aluno, numa abordagem interdisciplinar naquilo que for pertinente ao assunto, com ênfase no uso de tecnologias e aplicação prática e, no percurso da atividade prática, explorar a fundamentação teórica concomitante. Evitar a separação entre prática e teoria, ministrando a teoria e depois a prática. Isso representa o ensino tradicional e não caracteriza a metodologia ativa. 3.2.15 Ao final das aulas de cada UNIDADE DE ENSINO aplica-se outro exercício para que os resultados ao serem comparados com o diagnóstico do exercício feito no início da aulas de cada UNIDADE DE ENSINO nos mostre o nível de aprendizagem dos alunos, isto é, se as deficiências de conhecimento básicos dos alunos, apontadas pelo diagnóstico inicial, foram sanadas. 3.2.16. Caso ainda persista aspectos de deficiência de aprendizagem, o professor poderá usar a Plataforma AVA para atividades paralelas ao desenvolvimento da UNIDADE DE ENSINO seguinte ou aprofundar estes aspectos nas atividades da UNIDADE DE ENSINO posterior. 3.2.17. Assim, cada professor terá um diagnóstico da aprendizagem dos alunos ANTES E DEPOIS DE CADA UNIDADE DE ENSINO e contempla a concepção de Nivelamento da Faculdade CET de que o nivelamento começa na sala de aula e perpassa a trajetória acadêmica do aluno, sanando tais deficiências de aprendizagem na raiz do problema e com isso ter reflexo positivo no ENADE. 2. Na Plataforma 1.1. Postar na Plataforma AVA o conteúdo de estudo das aulas do mês seguinte até 03 (três) dias depois da data da última aula ministrada no mês anterior, conforme Portaria nº 13/2020; 1.2. Juntamente com o conteúdo, postar na PLATAFORMA orientações ou ROTEIROS de estudo que serão seguidos pelo aluno; 1.3. Além da postagem dos conteúdos e orientações ou roteiros de estudo, o professor deverá postar na plataforma AVA as atividades teórico-práticas de aplicação e fixação dos conteúdos estudados pelos alunos; 1.4. A exploração dos conteúdos estudados no mês anterior nas aulas, deverão ser através de metodologias ativas dentre outras: 1.4.1. Pedagogia de miniprojetos de temáticas contidas nas unidades do Plano de curso (Plano da disciplina) 1.4.2. Problemas 1.4.3. Uso, de vídeos sobre assunto estudado tanto em sala de aula quanto no aprofundamento do assunto em atividades na plataforma. 1.4.4. Estudo de casos 1.4.5. Oficinas 1.4.6. Aplicação prática 1.4.7. Demonstração prática 1.4.8. Estudo de grupo 1.4.9. Debate 1.4.10. Ênfase na aplicação de recursos tecnológicos, não se refere a hardware e sim software. 1.4.11. Usar o processo de gamificação como recurso tecnológico motivador da atividade de aprender a aprender; 1.4.12. Atividade interdisciplinar com outros professores do mesmo curso e bloco ou período ou de cursos, blocos ou períodos de diferentes áreas do conhecimento e outros. 3. Durante a ministração da aula 5.1. Registrar a frequência dos alunos no Diário de Classe; 5.2. Cumprir rigorosamente o horário de aula 5.3. Registrar conteúdos ministrados e atividades realizadas (ensino, pesquisa e ou extensão ou atividades teórico-práticas) no Diário de Classe 5.4. Exercer o controle e o domínio da classe; 5.5. Reduzir o uso de data show para projetar texto do conteúdo a ser estudado. 5.6. As atividades preparadas para a aula deverão versar sobre o material da sala de aula invertida, postada, anteriormente, na Plataforma AVA, através de atividades como: 5.6.1. Questão ou questões para diferentes grupos 5.6.2. Propor a solução de um problema 5.6.3. Realizar simulação de jogos sobre o conteúdo da aula; 5.6.4. Propor estudo de caso sobre o conteúdo postado na Plataforma AVA; 5.6.5. Aplicar exercícios sobre os conteúdos estudados; 5.6.6. Projeção de vídeo sobre o assunto estudado. 5.6.7. Aplicar nas atividades as habilidades exigidas na formação profissional da área do curso e previstas no PPC 5.7. Desenvolver nos alunos, através das atividades realizadas, habilidades de raciocínio lógico, comparação, análise, sistematização e fundamentação científica de soluções ou respostas dadas, habilidade de exemplificar, habilidade de fazer perguntas com base nos resultados da atividade, habilidade de ilustrar com exemplos, gerar novas questões de aspectos que não foram tratados na atemática da aula, mas que ampliam e dão continuidade de estudo do tema. 4. DEZ PASSOS PARA ENSINAR A APRENDER A APRENDER 6.1. Exposição dos alunos a um desafio (problema) construído com base no material inserido na Plataforma AVA (sala de aula invertida); 6.2. Fornecimento do material de pesquisa e orientações para estudo e solução do problema 6.3. Motivação os alunos para refletir e construir uma alternativa de solução do problema 6.4. Discussão e sistematização coletiva com fundamentação científica as várias alternativas apresentadas pelos alunos como solução do problema] 6.5. Introdução de parâmetros científicos de compreensão, análise e aplicação do problema numa visão interdisciplinar. 6.6. Reestruturação coletiva das possíveis soluções 6.7. Elaboração de uma possível solução do problema a partir das alternativas apresentadas pelos alunos 6.8. Validação de solução apresentada, através da aplicabilidade e avaliação dos resultados alcançados 6.9. Construção, a partir da aplicação prática da solução do problema, propostas e questionamentos do modelo de solução aceito e dotado 6.10. Desenvolvimento e ampliação de análises da relação entre o desafio inicial proposto e os questionamentos resultantes da aplicação prática com finalidade de propor uma possível generalização para encaminhamento de novos problemas. 5. Procedimentos após a aula O professor deve inserir em meio virtual materiais de aplicação dos assuntos estudados e os materiais para a próxima aula. Além disso, nos meios virtuais disponíveis recomendam-se disponibilizar para os alunos atividades, vídeos, fórum de discussão, orientações de estudo, avisos, fazer chat para tirar dúvidas, indicar leituras complementares, roteiros de atividades de práticas alternativas sobre o assunto, formação de grupos de estudo real e virtual, dentre outros. 6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Mensalmente, COORDENADORES DE CURSO devem executar os seguintes: procedimentos: 6.1. Os resultados do acompanhamento do trabalho dos professores pelos Coordenadores de curso serão adicionados para a avaliação do trabalho docente no Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação). 6.2. O Acompanhamento dos professores pelos coordenadores de curso incluirá, dentre todas as atividades acadêmicas e pedagógicas, inerentes a Função: 6.3 Após a aplicação de avaliação da aprendizagem, a Coordenação de Curso deverá levantar o rendimento dos alunos, por disciplina e programar, juntamente com o professor da disciplina, atividades presenciais ou na Plataforma AVA, concomitantes com o andamento da disciplina, considerando o grau de dificuldade dos alunos como alternativas de nivelamento a partir da sala de aula para tentar sanar as dificuldades detectadas. 6.3.1. AUDITORIA MENSAL DOS DIÁRIOS DE CLASSE 6.3.2. Relatório de aulas no sistema acadêmico; 6.3.3. Análises dos Planos Unificado Mensal; 6.3.4. Análises no sistema dos resultados de aprendizagem dos alunos; 8.3.5. Verificação de frequência de alunos, desistências, ausências; 6.3.6. Análises das avaliações elaboradas pelos professores e liberação para sua aplicação; 6.3.7. Verificação da postagem de materiais de ensino, pelos professores na Plataforma e em tempo hábil; 6.3.8. Verificação da postagem dos materiais de ensino de Sala de aula invertida na Plataforma. 6.3.9. Comunicação permanente com professores e alunos, pelos coordenadores, através de telefones, avisos, e-mails, whatsApp, chat. Referências FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA - CET. Projeto de Desenvolvimento Institucional. PDI. Teresina: Faculdade CET. 2018 / 23. RODRIGUES. José R. T. Sala de aula ampliada: 10 passos para ensinar e aprender a aprender. Teresina: 2021. Blog: ribamartorres.blogspot.com.br RODRIGUES. José R. T. et SANTOS, Magno Alves. Ferramentas Pedagógicas da Faculdade CET. Teresina: CET. 2010

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