Projetos Inovadores e Educação Cidadã
Elaboração: Prof. Dr. José Ribamar Tôrres Rodrigues|
Nº DE ORDEM
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PROGRAMAS
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PROJETOS
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OBJETIVOS
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JUSTIFICATIVA
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ALCANDE SOCIAL
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01
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GESTÃO DEMOCRÁTICA E
CIDADANIA
Continuação
Continuação
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1.1 Reforma
Administrativa
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Garantir maior eficiência
das políticas públicas de educação.
Construir resultados para a
superação dos problemas crônicos da Educação do Piauí.
Criar uma nova cultura
organizacional voltada para o compromisso com a eficiência técnica, para a
parceria interinstitucional, articulação e racionalização de políticas
públicas, com a qualidade e para o
alcance de metas propostas no PNE e no PEE.
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1.1 A SEDUC precisa,
urgentemente, criar uma estrutura técnico-administrativa e pedagógica para
responder com eficiência os desafios educacionais, com vistas ao
desenvolvimento socioeconômico do Estado do Piauí.
A primeira meta é a
profissionalização da gestão pública para superação da prática clientelista
em vez do mérito.
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1.1
Rapidez de encaminhamentos e soluções dos
problemas educacionais do Estado, alcance de melhores resultados, maior
reconhecimento social e maior visibilidade política de seus gestores
representantes.
Garantia da história
institucional através de 60% dos Cargos
de assessoramento superior a serem ocupados por funcionários de
carreira.
Além disso,
superação de processos antidemocráticos da indicação para a
profissionalização da gestão pública.
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1.2 Carreira
Plano de
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1.2. Os planos de carreira
dos profissionais da educação precisam ser reformulados para oferecer
condições de trabalho, competência técnica e salários compatíveis com a
qualificação e função desempenhada por estes profissionais.
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1.2 Melhoria do desempenho profissional.
Alcance de melhores resultados educacionais em nível Regional e Nacional.
Superação de uma política
salarial e de financiamento da
educação, baseada numa perspectiva de exploração do trabalho para uma
política de valorização do profissional da educação com base no mérito e no
reconhecimento e respeito social do seu trabalho.
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1.3 Programa de qualidade Avaliação Institucional.
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1.3. A qualidade dos
serviços educacionais prestados a população prescinde da implantação de um
programa de qualidade que capacite a gestão para o desempenho profissional.
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1.3 Visibilidade política e
reconhecimento público de seus gestores e representantes.
Eficiência da gestão
pública.
Planejamento, monitoramento
e avaliação da execução de políticas públicas.
Superação do personalismo
de gestão pública para um trabalho comprometido com todos os cidadãos.
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02
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PROGRAMA ESCOLA SUSTENTÁVEL
Continuação
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2.1 Projeto de Climatização
das escolas
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2.1Climatizar as
escolas artificialmente (ar
condicionado) e de forma natural (arborização) para melhoria das condições
climáticas que favoreçam o trabalho pedagógico, a aprendizagem e as condições
de saúde dos profissionais escolares.
2.2 Implantar escolas
ecológicas em parques botânicos e sítios arqueológicos do Estado para o
desenvolvimento de informações e conhecimentos científicos para apoio as
atividades educativas, turísticas e de capacitação de professores e guias
turísticos do Estado do Piauí.
2.3 contribuir com a sustentabilidade
do Planeta através de matriz energética limpa com ações concretas e
educativas para o desenvolvimento da consciência ecológica do uso racional de
recursos naturais e redução dos gastos com água e energia elétrica.
2.4 Implantação de projetos
piloto de uso de fonte de energia alternativa para redução de gastos de
energia elétrica nas escolas estaduais.
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2.1 Há comprovação
científica de que a insalubridade do clima interfere no desempenho e na saúde
de profissionais e aprendizes.
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2.1 Redução de até cinco
graus na temperatura ambiente das escolas.
Melhoria das condições de
saúde e desempenho profissional.
2.2 Desenvolvimento da
consciência cidadã para uma atuação ativa.
Contribuição para a
formação de cidadãos comprometidos com a
solução dos problemas coletivos da sociedade.
2.3 Contribuição para a
sustentabilidade do Planeta.
Racionalização de
recursos públicos através do uso
racional de recursos naturais.
2.4 Contribuição para a sustentabilidade do
Planeta.
Racionalização de
recursos públicos através do uso
racional de recursos naturais.
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2.2 Projeto de Escola da
Natureza
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2.2 A escola deve
participar ativamente na formação do cidadão e da cidadã.
Desse modo, deve incorporar
como eixo prioritário curricular informações e conhecimentos a respeito da
sustentabilidade do Planeta para uma cidadania ativa responsável e solidária.
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2.3 Projeto Cisternas
Escolares
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2.3 As escolar devem ser o
espaço de construção de uma consciência cidadã em relação aos principais
problemas sociais econômicas e de sobrevivência humana,
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2.4 Projeto de Energia
Solar
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2.4 A gestão pública deve desenvolver ações de responsabilidade
social na articulação e execução de políticas
públicas afirmativas para contribuição com as ações mundiais de
sustentabilidade do Planeta.
Além disso, tais ações
atendem as diretrizes e metas do PNE e dos Planos de desenvolvimento do país.
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03
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PROGRAMA ESCOLA
EMPREENDEDORA
Continuação
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Projeto Escola de negócios
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Implantação de escolas
shopping da cidade e no shoppings
populares para apoio às necessidades educacionais destes pequenos
empreendedores.
Cursos de informática,
educação básica e alfabetização profissionalizante.
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Inclusão social e econômica
de pequenos e médios comerciantes, feirantes e vendedores ambulantes da área
comercial do Mercado Velho na praça da bandeira.
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04
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PROGRAMA EDUCAÇÃO E
TRABALHO
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Projeto Escola e Geração de
Renda
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Pais de alunos para
realização de pequenos reparos escola.
Compra de 30% alimentação escolar de pequenos produtores
e produtores familiares.
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Geração de renda
alternativa.
Permanência do aluno na
escola.
Maior compromisso da
comunidade para com a escola.
Conservação da estrutura
física, elétrica e sanitária da escola.
Aproximação da comunidade
da escola.
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05
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PROGRAMA ESCOLA E
COMUNIDADE
Continuação
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5.1Projeto Escola e
melhoria de vida.
5.2 Projeto aprendendo na
praça.
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5.1 Implantar um programa
de ação em conjunto com outros órgãos da administração estadual para fazer
chegar a comunidade um conjunto de serviços públicos essenciais.
5.2 incentivar a população
à leitura como lazer através da implantação de pequenos boxes com acervo de
leitura como jornais, revistas, livros, cordéis e acervo produzidos pela
comunidade ou por ela doado.
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A efetividade de políticas
públicas que chegue nas periferias urbanas depende de uma ação articulada
entre os vários órgãos da administração estadual.
Através de Decreto o
governo do estado poderá fazer chegar benefícios sociais nas comunidades
periféricas nas áreas de segurança, saúde, educação, combate às drogas,
sinalização de vias públicas,
pavimentação, Esporte, teatro, música, festas populares, artesanato, setor
econômico com apoio aos pequenos
comerciantes, através do Banco Popular.
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Desenvolvimento da cidade
através de ações comunitárias.
Chegada de benefícios de
políticas públicas à maioria da população.
Inclusão social e
econômica.
Visibilidade e
reconhecimento da gestão pública e de seus representantes.
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PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E
TRABALHO
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Projeto Inclusão pelo
Conhecimento
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Implantar nas turmas de
alfabetização o eixo profissionalizante, incluindo noções de lnglês
informática e cursos profissionalizantes.
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Não há mais como
fazer alfabetização sem informações
que lhe possibilite ter acesso ou melhorar sua posição no mundo do trabalho.
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Melhoria de renda.
Inclusão social e
econômica.
Visibilidade e
reconhecimento da gestão pública e de seus representantes.
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Nº DE ORDEM
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PROGRAMAS
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PROJETOS
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OBJETIVOS
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JUSTIFICATIVA
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ALCANDE SOCIAL
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07
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PROGRAMA ESCOLA
CONSORCIADA.
Continuação
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Projeto Câmpus de Educação
Básica
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Implantar experiência
piloto de câmpus de Educação Básica como projeto inédito e inovador com
oferta de ensino de educação infantil ao ensino médio.
Racionalizar recursos
públicos com oferta de escolas em rede única com financiamento
consorciada com os municípios.
Garantir melhor qualidade
do ensino básico.
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A pulverização de recursos
públicos pelos entes federados em redes de ensino isoladas determina baixos resultados de aprendizagem na
educação básica.
Apesar da Constituição
Federal de 1988 definir competências quanto a
responsabilidade de oferta de educação básica para Estados e
Municípios, há, ainda, superposição de oferta de níveis de ensino,
principalmente no ensino fundamental.
Há, urgente, necessidade de
experimentar projetos inovadores em forma de consórcio entre Estado e Municípios como forma de
otimizar os resultados da Educação Básica.
O Câmpus de
Educação Básica supera a ótima proposta da educação em tempo integral
e avança para uma educação integral onde a escola interage com o mundo e o
mundo com ela.
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Melhoria da qualidade de
ensino.
Alcance de melhores
resultados
Racionalização de recursos
públicos
Experiência inédita.
Visibilidade política.
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Teresina, 30/01/2015

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