sexta-feira, 1 de junho de 2012


CÂMPUS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta de construção da cidadania

Nos últimos cinquenta anos, as políticas educacionais implantadas no Brasil foram frutos de abordagens de diversas correntes teóricas tomadas como suporte de um discurso ideológico, dirigido para os interesses de frações de classe privilegiada. Algumas parcelas menos favorecidas da sociedade emprestaram seu apoio, fortalecendo aquelas em troca de uma promessa de também ascenderem aos status de classe daqueles.
A esperança gerada pelo discurso ideologizado da educação não se realizou. Em função disso, as lutas de organizações da sociedade civil fomentaram reflexões absorvida pelas novas gerações em função da consciência da realidade social de transformações econômicas, tecnológicas e, principalmente, de germinação de uma nova consciência de cidadania e a motivação de reivindicação de seus direitos civis, políticos (os chamados direitos-liberdade)  e sociais (chamados direitos-crédito).
A educação apesar de estar na pauta das discussões de todas as culturas, ainda não foi capaz de realizar seu papel de transformar indivíduos em cidadãos, reduzir as desigualdades.
Nos últimos anos, os resultados apontados pelas propostas de avaliação nacional (Ideb) ou internacional (Pisa) mostram o quanto estamos longe de alcançar as metas de igualdade social e o quanto se deixou de investir  na preparação das futuras gerações.
A proposta do Câmpus de Educação Básica vai além de estrutura física ou de confinar crianças e jovens em uma variedade de atividades frenéticas nem sempre com objetivos de formação de cidadãos e muito mais para ocupar a energia jovem como forma de controle de atitudes e ideias que possam comprometer as crenças das tradições que ignoram as mudanças.
O Câmpus de Educação Básica supera a ótima proposta da educação em tempo integral e avança para uma educação em tempo integral onde a escola interage com o mundo e o mundo com ela. Nesse sentido, a escola não é o único lugar de construção do saber e o professor não é mais o único mediador da construção da significação e ressignificação do saber.
O conceito geral de educação integral apesar de importante esbarra no isolamento de crianças e jovens em espaço de confinamento com o mundo como se fosse um laboratório de cidadania, ignorando, portanto, o mundo novo que se transforma continuamente  além das paredes da redoma escolar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial