Ribamar Tôrres
A proposta de criação deste blog objetiva a abertura de um novo espaço de discussão das políticas públicas de educação e suas relações econômicas, políticas, sociais e culturais. The proposal to create this blog aims to open a new space for discussion of public education policies and their economic, political, social and cultural relations.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
CÂMPUS DE
EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta de construção da cidadania
Nos últimos cinquenta anos, as políticas educacionais
implantadas no Brasil foram frutos de abordagens de diversas correntes teóricas
tomadas como suporte de um discurso ideológico, dirigido para os interesses de
frações de classe privilegiada. Algumas parcelas menos favorecidas da sociedade
emprestaram seu apoio, fortalecendo aquelas em troca de uma promessa de também
ascenderem aos status de classe daqueles.
A esperança gerada pelo discurso
ideologizado da educação não se realizou. Em função disso, as lutas de
organizações da sociedade civil fomentaram reflexões absorvida pelas novas
gerações em função da consciência da realidade social de transformações
econômicas, tecnológicas e, principalmente, de germinação de uma nova consciência de cidadania
e a motivação de reivindicação de seus direitos civis, políticos (os chamados
direitos-liberdade) e sociais (chamados
direitos-crédito).
A
educação apesar de estar na pauta das discussões de todas as culturas, ainda
não foi capaz de realizar seu papel de transformar indivíduos em cidadãos,
reduzir as desigualdades.
Nos
últimos anos, os resultados apontados pelas propostas de avaliação nacional
(Ideb) ou internacional (Pisa) mostram o quanto estamos longe de alcançar as
metas de igualdade social e o quanto se deixou de investir na preparação das futuras gerações.
A
proposta do Câmpus de Educação Básica
vai além de estrutura física ou de confinar crianças e jovens em uma variedade
de atividades frenéticas nem sempre com objetivos de formação de cidadãos e
muito mais para ocupar a energia jovem como forma de controle de atitudes e ideias
que possam comprometer as crenças das tradições que ignoram as mudanças.
O Câmpus de Educação Básica supera
a ótima proposta da educação em tempo integral e avança para uma educação em
tempo integral onde a escola interage com o mundo e o mundo com ela. Nesse
sentido, a escola não é o único lugar de construção do saber e o professor não
é mais o único mediador da construção da significação e ressignificação do
saber.
O
conceito geral de educação integral apesar de importante esbarra no isolamento
de crianças e jovens em espaço de confinamento com o mundo como se fosse um
laboratório de cidadania, ignorando, portanto, o mundo novo que se transforma
continuamente além das paredes da redoma
escolar.


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