Ribamar Tôrres
A proposta de criação deste blog objetiva a abertura de um novo espaço de discussão das políticas públicas de educação e suas relações econômicas, políticas, sociais e culturais. The proposal to create this blog aims to open a new space for discussion of public education policies and their economic, political, social and cultural relations.
quarta-feira, 1 de julho de 2015
DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO FORUM
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMISSÕES MUNICIPAIS
Autor: Prof. Ribamar Tôrres
1.
Como
Iniciar?
Cada município constituirá a Comissão do Forum Municipal de
Educação. Esta a Comissão geral fará o planejamento, a mobilização, o
acompanhamento, a avaliação e a sistematização dos resultados.
2.
Como legalizar?
A Comissão do Forum Municipal de Educação deverá ser criada ou
por Decreto do Prefeito Municipal ou por uma Portaria do Secretário Municipal
de Educação. O documento que instituir a
Comissão do Forum deverá dizer dentre os participantes quem é o presidente da
Comissão.
3.
Quem
Participar?
O
Forum de Educação deverá ser aberto à
participação de todos aqueles que estiverem vinculados direta ou indiretamente
a atividades educativas, culturais, artísticas, produtivas, políticas e outras.
Assim,
o primeiro passo para efetivar esta proposta é a realização de Diagnóstico do
município, registrando suas características específicas sócio-econômicas e
políticas. O diagnóstico deverá conter localização geográfica no estado do
Piauí, resumo histórico, dados demográficos (população por faixa etária,
características da população, dados de infraestrutura (
),
dados da área social (educação (IDH, FUNDEB matrícula em todos os níveis de
ensino, IDEB) saúde, trabalho, habitação, cultura e lazer) , dados econômicos
(produção, arrecadação de impostos, FPM, renda per capta) e outros dados que
achar importantes.
A Comissão do Forum Municipal de Educação deverá ser composta
pelos representantes, sendo um titular e
um suplente, de todas as instituições representativas do município como:
a)
representantes: secretaria municipal de Educação
( Educação Infantil, Fundamental e médio
– Ensino superior; conselhos existentes; sindicatos e associações (COMERCIAL,
INDUSTRIAL, CIVIS, de moradores), movi
mentos sociais, movimentos estudantis ou
da juventude, escolas privadas, poderes judiciário, legislativo e executivo
municipais, entidades religiosas, Gres (se houver). Sistema S (SENAC,
SENAI, SESC). Gestores escolares,
técnicos, associação de pais,, pedagogos, associações de classe ONGs, OAB,
representantes de partidos políticos, de
categorias profissionais.
b) Os
representantes serão indicados pelas respectivas entidades ;
c) A
comissão de mobilização e divulgação deverá enviar ofício a todas as entidades
e estas deverão responder por ofício;
d) Todos
os municípios deverão enviar à GRE respectiva o documento de criação da
Comissão do Forum Municipal de Educação e os relatórios do resultado das
discussões realizadas;
e)
Todas as reuniões, discussões, etc, deverão ter
lista de frequência e uma ata que será
assinada por todos os presentes. Estes documentos serão parte de anexos dos relatórios.
f)
Após receber todos os relatórios dos municípios,
a Comissão de sistematização elaborará o relatório final dos resultados, por
município e o enviará à Comissão do
Forum Estadual sediada na Secretaria Estadual de Educação – Centro
Administrativo – Teresina.
4.
Como
Executar?
Para que a GRE possa orientar a realização das atividades nas
Sedes das Gerências Regionais, nas Secretarias Municipais de Educação e nas
Escolas, deve dividir a Comissão do Forum Municipal de Educação em subcomissões:
a)
Subcomissão
de Mobilização e Divulgação;
Esta comissão é
responsável pela divulgação escrita, falada pelos meios de comunicação
(jornais, rádios comunitárias, correspondências, murais, cartazes, faixas), virtual pela internet , e-mails, sites,
portais, bem como caminhada (passeata e outras formas a critério da comissão
local), contato com todas as entidades representativas da região que pertencem
a cada GRE, orientação e acompanhamento
das atividades a serem realizadas pelos técnicos e pelas escolas.
b) Subcomissão de Monitoramento e Sistematização
Esta comissão é
responsável pelo acompanhamento de todas as fases: planejamento, execução,
avaliação e sistematização (elaboração de relatório-geral da GRE dos resultados
das discussões em cada município, escola e em outros espaços sociais.
c)
Comissão
de Trabalhos Temáticos
Esta comissão será
responsável pelo acompanhamento das discussões, redação da ata, lista de
frequência e elaboração de relatório dos
grupos de discussão que acompanhar.
Os debates deverão ser realizados, também, com o pessoal
técnico das secretarias de educação e das gerências Regionais de Educação.
5.
Materiais
a serem distribuídos aos participantes
As GRES e as Secretarias Municipais de Educação deverão
distribuir aos participantes os seguintes materiais:
a) folder,
regimento, cópia portaria DOE, orientações e cronograma de fóruns municipais:
b)
Se houver possibilidade, os materiais acima
citados poderão ser enviados por via eletrônica, para o e-mail dos participantes.
6.
TEMÁTICAS
PARA DISCUSSÃO NO FÓRUM DE EDUCAÇÃO
As
temáticas para discussão em cada GRE com a participação de todas as categorias
e entidades representativas dos municípios deverão contemplar todas as
abordagens direta ou indiretamente relacionadas à educação.
Desse
modo, listamos abaixo alguns dos temas gerais, ficando livre para a inclusão de
outros temas locais , considerados importantes:
Democratização
do acesso à educação básica - Educação infantil, fundamental, média, jovens e
adultos, educação especial, educação profissional, educação tecnológica, educação religiosa, Educação e arte, educação
e cidadania, Formação profissional (inicial e continuada), qualidade do
ensino, valorização dos profissionais da
educação, gestão escolar, gestão democrática,
inclusão social e diversidade, financiamento da educação, educação e
saúde, Educação e empreendedorismo, Educação
e sustentabilidade, educação
política, educação sindical, Educação no campo, Educação superior (graduação
pós-graduação), Educação e movimentos sociais, Educação e planejamento,
Educação e alfabetização, Educação e avaliação, Educação para o futuro (propostas
inovadoras)


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