Na
abertura deste espaço de discussão da cidadania nas questões educacionais, das
políticas públicas, da reflexão, análise e avaliação dos discursos circulantes
na sociedade, pretende-se introduzir uma
síntese das ideias que serão discutidas no dia-a-dia deste blog.
A
importância destes e outros temas se aferem pelo uso do discurso
educacional nem sempre voltado para o
desenvolvimento da população em resposta às suas necessidades seculares. É
preciso desvelar este discurso em suas entrelinhas onde se escondem táticas de
formação de auto-imagem, de uso para o marketing político-partidário
confundindo-se ora com um assistencialismo caridoso e ora com um populismo
farsante.
Por
outro lado, este espaço de debate não só desenvolverá idéias inovadoras como se
constituirá num espaço de autoformação de profissionais, estudantes de
diversas áreas do conhecimento e da população, especialmente às famílias desses
alunos e organizações da sociedade civil que lutam por direitos de acesso e de
qualidade dos benefícios sociais garantidos
constitucionalmente, mas suprimidos ao longo dos anos.
Espera-se
que as ideias e debates expostos neste blog possa viabilizar o máximo de
interatividade na troca de informações com especialistas e público em geral.
Postaremos
neste espaço as novas ideias de educação debatidas no mundo e no Brasil,
através de livros, artigos, resenhas, notícias, concentrando um conjunto de
informações no mesmo blog.
UMA
PROPOSTA INOVADORA
Assim,
a ideia inovadora de implantação de CAMPUS DE EDUCAÇÃO BÁSICA representará um avanço das concepções de
educação integral que não enfatizam, apenas, o tempo que o aluno passa na
escola, mas a sua preparação para o mundo da ciência, do trabalho, das
manifestações culturais: artísticas, esportivas e populares e tudo aquilo que
compõe a nossa identidade cultural como cidadão do mundo e brasileiro.
Além
disso, o Centro de Educação Básica supera a escola formal e se torna um Centro
Cultural da Comunidade onde ela própria poderá utilizar este espaço em fins de
semana para oferecer oficinas culturais e profissionalizantes das atividades
ali desenvolvidas sejam atividades tradicionais, sejam resgatando
atividades e manifestações históricas em
extinção devido a substituição provocada pelo recurso tecnológico. A ideia é
fazer da escola, também, como espaço de geração de renda e de melhoria de
qualidade de vida.
Aqui,
a criança entraria na Creche e percorreria todo processo de Educação Básica até
o final do Ensino Médio.
Em
breve, vamos detalhar a ideia do CAMPUS DE EDUCAÇÃO BÁSICA como uma nova visão
da educação básica no país onde neste espaço poder-se-ia experimentar novos
projetos de educação. Um dos projetos que temos em mente é da implantação, nos
campi de Educação Básica, da Escola de Estudos Livres onde qualquer cidadão
independente de idade, sexo e nível escolar ou cultural poderia manifestar seu
interesse por algum tipo de aprendizagem a ser oferecido pela escola ou o
próprio indivíduo da comunidade oferecer na escola proposta de espaço para desenvolver suas
habilidades específicas na ciência, no trabalho, nas manifestações culturais:
artísticas, esportivas e populares para demais interessados em aprende-las.
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